Diálogo para o bem do povo

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 18/04/2020 08:15

Capítulo “Frescor”, volume 29

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

PARTE 51

Nas diretrizes dedicadas aos jovens, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, registrou: “Nós vamos pesquisar sempre, com profundidade, o bem e o mal, e o certo e o errado da religião. Com investigação baseada na literatura ou, às vezes, na situação real, não há um único dia de negligência. (…) Analisamos essa realidade cientificamente”.1

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Como exposto claramente nessa frase, a Soka Gakkai vem sempre realizando a tarefa de análise das religiões, herdando o espírito de Nichiren Daishonin. Com o acúmulo de análises, pesquisas e investigações, a organização levantou-se com a convicção de que o Budismo Nichiren é a mais elevada religião capaz de concretizar a felicidade de toda a humanidade e a paz do mundo.

Se tiver a convicção pessoal inabalável de que conheceu o caminho da felicidade, pode-se trilhar a jornada como ser humano, compartilhando o ensinamento com outras pessoas. Por essa razão, a Soka Gakkai se empenha na propagação dos ensinamentos, ao mesmo tempo em que dá máxima importância ao diálogo nas reuniões de palestra. E assim, promove a troca de opiniões com pessoas de outras crenças, dialogando sobre seus diferentes pensamentos. A intenção da organização sempre foi a de transmitir o mais elevado ensinamento para as pessoas por meio da concordância e da empatia.

Uma religião que fecha as portas ao diálogo acaba caindo no labirinto da hipocrisia, do dogmatismo e do autoritarismo. Somente através do diálogo uma religião continuará viva em meio às pessoas, proporcionando luz à revitalização humana.

Muitas pessoas manifestam o desejo de praticar o budismo por meio do diálogo em uma reunião de palestra. Nesse diálogo, mesmo aquelas que não abraçam a fé, aprofundam o conhecimento sobre os princípios do Budismo Nichiren e desfazem eventuais mal-entendidos em relação à organização. E à medida que avançam os diálogos desejando sinceramente a felicidade do outro, nossa sinceridade toca seu coração e se desenvolvem a confiança e a amizade como ser humano.

O Budismo de Nichiren Daishonin é uma religião para edificar a felicidade das pessoas ao superarem suas dificuldades e seus sofrimentos. Assim como afirma Daishonin na passagem “…os vários sofrimentos a que os seres vivos são submetidos são todos sofrimentos do próprio Nichiren”,2 o objetivo do budismo é libertar o ser humano dos sofrimentos.

Uma vez que a religião se propôe propõe a salvar as pessoas, jamais deve fazer do ser humano uma estratégia.

PARTE 52

Em 1979, o mundo estava envolto pelas nuvens negras da Guerra Fria entre o Ocidente e o Oriente. Sob essas nuvens, havia a forte pressão das grandes nações, mas também existiam fagulhas de conflitos étnicos e religiosos. Era preciso acabar com os conflitos entre o Leste e o Oeste. Porém, os conflitos étnicos e religiosos eclodiram de uma vez, e Shin’ichi Yamamoto temia por um novo obstáculo para a paz, com capacidade de bloquear o futuro da humanidade. Para ele, a solução dessa crise deveria ser fundamentada na criação de diversos níveis de diálogo sobre etnias, religiões e civilizações que não se restringisse somente a níveis políticos e governamentais.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI do segundo presidente da Soka Gakkai , Josei Toda

Na época do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, em 1956, ocorreu o incidente da Hungria, que adotou o sistema político soviético após a invasão de seu país pelo exército da União Soviética. Era um incidente que tinha como cenário as tensões bilaterais entre o Leste e o Oeste. Nessa ocasião, manifestando o desejo de acabar com esse tipo de tragédia da face da Terra quanto antes, Toda sensei escreveu: “Quero aqui declarar que tanto o sistema democrático como o comunista não foram criados para se guerrearem. É um fato triste observar a tendência dessas duas ideologias lutarem entre si neste globo terrestre, na política e na economia”.3

Josei Toda questionava a contradição em que duas ideologias criadas visando à felicidade do homem se enfrentavam numa batalha. Ele prosseguiu: “Se analisarmos as figuras de Shakyamuni, Cristo4 e Maomé,5com certeza não provocariam batalhas entre si. Se esses sábios se reunissem em uma grande conferência na qual participassem também Karl Marx,6 David Ricardo,7 e ainda Immanuel Kant8 e Tiantai,9 de forma nenhuma eles discutiriam tamanho equívoco”.10

Ele considerava como causa principal desses conflitos o fato de “conduzirem a multidão ao erro decorrente do egoísmo, do ciúme e do ódio, sem conseguir acatar corretamente as opiniões dos veteranos”,11 isto é, dos fundadores da ideologia ou da religião.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

Notas:

  1. TODA, Josei. Toda Josei Zenshu[Obras Completas de Josei Toda]. Tóquio Seikyo Shimbusha, v.1. Tradução do japonês.
  2. WND, v. II, p. 934.
  3. TODA, Josei. Toda Josei Zenshu[Obras Completas de Josei Toda]. Tóquio Seikyo Shimbusha, v.3. Tradução do japonês.
  4. Jesus, fundador do cristianismo.
  5. Maomé, fundador do islamismo.
  6. Karl Marx (1818–1883), filósofo e economista alemão, autor de O Capital.
  7. David Ricardo (1772–1823), economista e político britânico, um dos mais influentes economistas clássicos.
  8. Immanuel Kant (1724–1804), filósofo
    alemão, operou na epistemologia.
  9. Tiantai (538–592), fundador da escola Tiantai da China. Elucidou o princípio teórico de “três mil mundos num único momento da vida”.
  10. TODA, Josei. Toda Josei Zenshu[Obras Completas de Josei Toda]. Tóquio Seikyo Shimbusha, v.3. Tradução do japonês.
  11. Ibidem.