ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 02/05/2020 10:05
ENCONTRO COM O MESTRE
Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI. Presidente Ikeda (à dir.) cumprimenta o escritor Chinghiz Aitmatov (à esq.) em um de seus encontros (Luxemburgo, jun. 1991) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, frequentemente incentiva sobre a força inerente à vida de cada indivíduo e ensina como desenvolvê-la. Nesta edição, BS traz no Encontro com o Mestre orientações de Ikeda sensei sobre a importância de desenvolver jovens valorosos e de sobrepujar todas as dificuldades.
-
DAISAKU IKEDA
“Por meio do trabalho criativo, a pessoa confere uma nova vida ao seu próprio ser”1 — são palavras do célebre pianista e primeiro-ministro polonês Ignacy Jan Paderewski (1860–1941), que lutou para libertar sua terra natal da tirania do domínio nazista.
A Soka Gakkai é uma organização dedicada ao desenvolvimento de seres humanos de grande valor. Unidos como mestre e discípulo, surgem juntos nesta era corrupta e repleta de conflitos com a missão de, haja o que houver, criar ilimitadamente valor em forma de paz e de felicidade.
* * *
A Reunião Nacional de Líderes, ocorrida em 18 de novembro [de 2019], Dia da Fundação da Soka Gakkai, foi realizada em conjunto com a Convenção da SGI, e nesse sentido representou uma verdadeira conferência de paz dos cidadãos mundiais.
Duzentos e oitenta líderes, bodisatvas da terra de 65 países e territórios, reuniram-se em Tóquio movidos pelo ardente espírito de procura que lhes estimulou o coração a transpor tão longas distâncias para estar presentes aqui.
“As grandes distâncias que essas pessoas transpuseram são um indício de sua devoção” (WND, v. II, p. 1030), enaltece o buda Nichiren Daishonin. Não há a menor dúvida de que todos os líderes visitantes da Soka Gakkai Internacional (SGI) desfrutarão benefícios visíveis decorrentes da virtude invisível de sua nobre devoção.
No dia 17 de novembro, eles participaram de um intercâmbio em 32 locais em cinco províncias da região de Kanto, onde os membros estão se recuperando dos danos causados por tufões destrutivos e fortes chuvas, ocorridos há pouco tempo. Também havia muitos convidados presentes naquelas reuniões de palestra da família Soka global. Eles se emocionaram ao verificar com os próprios olhos que os companheiros do mundo todo estão recitando Nam-myoho-renge-kyo e se sentiram inspirados pela disposição positiva e pelos relatos de experiência compartilhados na ocasião.
Reprodução/Foto-RN176 Líderes da SGI de 65 países e territórios reúnem-se manifestando forte espírito de procura (Tóquio, 18 nov. 2019)
A energia e a vivacidade da fé permearam as reuniões, provocando uma maravilhosa reação em cadeia de alegria, de acordo com o princípio de “alegrar-se em ouvir a voz de alguém que se alegra em ouvi-lo” (CEND, v. I, p. 70). Esses vibrantes vínculos de coração a coração e de inspiração mútua são a força vital propulsora do kosen-rufu. Esse é o poder imutável dos laços de mestre e discípulo e da união dos membros.
Em 18 de novembro de 1957, na celebração do Dia da Fundação da Soka Gakkai que passei com meu mestre, escrevi em meu diário:2
Graças à força de sensei, crescemos tanto.
Graças à força de sensei, revelamos o estado de vida da Lei Mística.
Graças à força de sensei, podemos manifestar nossa própria força.
A dívida de gratidão que tenho para com meu mestre é mais alta que uma montanha e mais profunda que o oceano. Jamais devo me esquecer disso. Deixarei registrada a obra de meu grandioso mestre, em benefício do mundo inteiro. Este é meu firme juramento.
O nobre caminho do kosen-rufu mundial continuará a se expandir vastamente por meio dos esforços de sucessores unidos por esse laço compartilhado entre mestre e discípulo.
Nutrir o coração
Com uma série de desastres naturais assolando o Japão este ano [2019], não consigo deixar de pensar nas várias adversidades enfrentadas principalmente pelos nossos membros das comunidades pesqueiras e agrícolas. Recito daimoku por eles todos os dias, orando para que sejam capazes de transformar “veneno em remédio”.
Por trás de cada colheita existe o empenho laborioso daqueles que araram a terra e plantaram as sementes. Um dos meus queridos amigos, o escritor quirguiz Chinghiz Aitmatov (1928–2008), apreciava muito uma antiga canção popular regional chamada Plantadores de Sementes. Na verdade, certa vez ele compartilhou alguns versos ao incentivar calorosamente um grupo de estudantes da escola Soka: “Eu lhe darei as sementes que reguei com água abundante (…) / Orando para que cada semente produza por mil”. Com essa canção que exalta a nobreza da labuta no campo sem se deixar intimidar pelo sol quente do verão, ele destacou as orações daqueles que semeiam o solo.
Aitmatov também ofereceu este importante conselho para uma vida livre de arrependimentos: “Nunca se esqueçam de quem vocês são ou de onde vieram. Nunca se esqueçam de ser gratos àqueles que os criaram e os amaram incondicionalmente, sem cálculo ou motivo”.
Os membros do Grupo Muitos Tesouros sempre recitaram daimoku fervorosamente antes de se encontrar e encorajar os companheiros. Profundamente incentivados pelo sincero carinho e preocupação deles, muitos se levantaram na fé e se tornaram valores do kosen-rufu.
Não existem atalhos para desenvolver pessoas capazes. Embora possa levar algum tempo, se continuarmos acreditando no potencial dos outros e compartilhando nossa grande convicção na fé, eles com certeza responderão a isso e exibirão um esplêndido crescimento.
O Concurso de Peças Teatrais em Inglês, da Divisão dos Estudantes, uma maravilhosa tradição anual no Japão, também é propiciado pelas orações e pelo sincero apoio de muitas pessoas de nossa organização. Os integrantes da equipe vencedora deste ano (2019) expressaram sua gratidão a todos que os ajudaram e oraram por eles ao longo do processo.
Este ano, muitos membros da Divisão dos Estudantes, além de outras pessoas não pertencentes ao grupo, participaram do concurso. Como é animador vê-los todos crescendo e se tornando tão excelentes, magnânimos e sábios cidadãos globais!
Prossigamos nutrindo a terra do precioso coração juvenil com incentivos repletos de esperança.
Sobrepujar os muros
Para minha alegria, os jovens Soka ao redor do mundo estão estudando a Nova Revolução Humana, mantendo um diálogo espiritual de mestre e discípulo.
Reprodução/Foto-RN176 Líderes da SGI de 65 países e territórios reúnem-se manifestando forte espírito de procura (Tóquio, 18 nov. 2019)
Os membros da Divisão dos Jovens da Europa também estão ampliando sua rede adotando como tema “Geração Nova Revolução Humana, Seja a Luz!”.
A propósito, novembro deste ano [2019] assinalou o 30o aniversário da queda do Muro de Berlim (em 1989). Há dez anos, em dezembro de 2009, encontrei-me com o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, que desempenhou papel fundamental para o fim da Guerra Fria. Em nosso diálogo, ambos expressamos o desejo de transmitir, mais uma vez, aos jovens do mundo a coragem de demolir quaisquer muros com que possam se defrontar. Sobrepujar os muros e superar os obstáculos constituem a luta perene da vida e da sociedade. Ultrapassar cada muro que bloqueie o caminho à frente é o verdadeiro desafio e propósito dos jovens. Espero que transponham com tranquilidade os muros que dividem o nosso mundo, mantendo firmemente a visão da humanidade como uma única família global.
A revolução humana de uma única pessoa ajudará a mudar o destino de toda a humanidade. Meus queridos amigos — cidadãos mundiais Soka e sucessores que compartilham do grande juramento pelo kosen-rufu! Defendendo com orgulho esse magnífico emblema do nosso movimento, avancemos resolutamente mantendo a ardente chama da missão, como bodisatvas da terra, acesa em nosso coração!
Notas:
- PADEREWSKI, Ignacy Jan; LAWTON, Mary. The Paderewski Memoirs. Londres: Collins, 1939. p. 326.
- IKEDA, Daisaku. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2015. p. 417.
Fonte:
Este conteúdo é composto por trechos da série “Irradie a Luz da Revolução Humana”, publicada no jornal Seikyo Shimbun, de 2 dez. 2019.