ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 06/06/2020 07:00
INCENTIVO DO LIDER
Neste momento inusitado que estamos vivendo, podemos relatar fatos de como o ser humano é capaz de se reinventar, de criar algo numa situação tão crítica. Percebi que as pessoas têm a facilidade de adaptação e a capacidade de inovar, mesmo neste período de isolamento social. O comportamento das pessoas que conheço é bastante positivo. Elas estão valorizando umas às outras, cuidando dos relacionamentos com solidariedade e muita empatia.
Aqui, no Rio de Janeiro, participando de reuniões e visitas virtuais, os membros compartilham suas aflições e decisões, e como é impressionante ver a dedicação de todos nesta época de pandemia. Membros se matricularam em cursos on-line para aprender a utilizar o computador; e até uma mulher começou a plantar temperos para colocar na comida, além de dispor de um tempo maior com os familiares.
Com a nossa sincera atuação em prol da felicidade das pessoas, acendemos também a esperança em nosso coração e aplicamos em nossa vida o objetivo principal desta prática: a revolução humana. Agora é a hora da comprovação.
Lendo os periódicos, encontrei um incentivo de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, em que ele aborda a postura de cada discípulo perante a sincera prática da fé. Ele enfatiza:
O ponto crucial (…) é se estamos mudando para melhor ou para pior. Quando não conseguimos ter consciência disso, cedemos à inércia. (…) Além disso, se nos tornarmos apáticos na fé, praticando somente pela força do hábito, será como se tivéssemos parado de praticar completamente. A fé no Budismo de Nichiren Daishonin consiste numa prática ativa para mudar rapidamente a si mesmo para melhor. (BS, ed. 2.442, 3 nov. 2018, p. E3)
Temos a grande boa sorte de pertencer à BSGI e de atuar junto com o Mestre. Ao acordar, abro os olhos e digo: “Muito obrigada, Gohonzon”. Esse agradecimento faz com que eu me sinta mais feliz por praticar o budismo e recitar daimoku, a maior das alegrias.
Ikeda sensei ressaltou certa vez a importância do daimoku com forte fé:
O ato de recitar Nam-myoho-renge-kyo é o “daimoku de prática”, mas o resultado dos esforços varia grandemente dependendo se você tem realmente confiança de que obterá benefícios pela sua oração ao Gohonzon. Recitar “daimoku de fé” faz toda a diferença. (BS, ed. 1.541, 29 jan. 2000, p. 3)
Pequenos pensamentos contribuem para a nossa revolução pessoal. Além disso, já visualizo os próximos dez anos. Como discípula de Ikeda sensei, quais serão minhas vitórias? O que estou realizando agora é para vencer, antes de tudo, a mim mesma em primeiro lugar.
Finalizo com outro trecho do sensei que reflete todo o nosso sentimento, como seres humanos e discípulos dele, para um futuro melhor. Ele clama:
Não há nenhuma necessidade de se aborrecerem nem de se preocuparem. Mantenham a calma e a dignidade e aguardem pelo momento certo. Criem esse momento. Nunca se esqueçam de ter paciência, coragem e sabedoria. Gostaria de ver todos, sem exceção, vencerem no final. (A Grande Correnteza para a Paz, v. VI, p. 160)
Vamos, juntos, avançar com coragem e sabedoria.
Erika Mitchi Yasukawa Filgueira
Coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria