Antirracistas e ativistas de direita se enfrentam em Londres

ROTANEWS176 E POR REUTERS 13/06/2020 13h52                                                                                                  Por Michael Holden e Guy Faulconbridge

Na Trafalgar Square, a polícia separou dois grupos de aproximadamente 100 pessoas cada

 Manifestantes antirracismo reuniram-se novamente em diversas cidades do Reino Unido para protestar nesta sábado, e houve registros de brigas em Londres quando ativistas de direita apareceram para proteger monumentos que viraram alvos dos protestos raciais pelos laços com a história colonial do país.

SAIBA MAIS

Uso de máscara na Itália evitou 78 mil casos de coronavírus

Itália fecha acordo para garantir doses de vacina de Oxford

Como a ideologia nazista usou e abusou de animais

Itália propõe auxílio universal até os 18 anos de cada filho

Reprodução/Foto-RN176 Protesto ‘Black Lives Matter’ em Londres Foto: Simon Dawson / Reuters

Estátuas de figuras históricas, incluindo Winston Churchill –líder britânico na Segunda Guerra Mundial que os manifestantes chamam de xenófobo– foram protegidas para tentar minimizar os tumultos.

Na Trafalgar Square, a polícia separou dois grupos de aproximadamente 100 pessoas cada, um cantando “Black Lives Matter” e o outro ofensas racistas. Alguns grupos empurraram, jogaram garrafas e latas e dispararam fogos de artifício, enquanto a polícia, com cachorro e cavalos, alinhava-se.

Manifestações têm ocorrido ao redor do mundo depois da morte de George Floyd em Mineápolis, um homem negro de 46 anos, após um policial branco ajoelhar-se em seu pescoço durante quase nove minutos.

Reprodução/Foto-RN176 Protesto ‘Black Lives Matter’ em Londres Foto: Dylan Martinez / Reuters

No Reino Unido, o debate está forte em relação a monumentos de pessoas envolvidas no passado imperialista do país, especialmente depois que a estátua do comerciante de escravos Edward Colston foi derrubada e atirada do porto de Bristol, no fim de semana passado.

A polícia afirmou, neste sábado, que algumas pessoas estavam levando armas aos protestos de Londres. Eles impuseram restrições de rotas aos dois grupos e disseram que as manifestações precisavam terminar até as 17h (horário local).

Reuters – Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.