ROTANEWS176 E POR AGÊNCIA BETA 26/11/14 08h00
Evitar alguns alimentos, mascar chiclete ou borrachas de silicone e não morder os lábios são atitudes que podem acabar com o mau hálito
Ás vezes, o segredo para melhorar aquele bafinho desagradável está em algumas mudanças simples de hábito. O jeito de se alimentar, os rituais de higiene e até o tipo de produto que é usado para fazer essa higienização podem fazer toda a diferença. Para mostrar que essa mudança pode ser mais fácil e rápida do que se pensa, a presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose), Olinda Tarzia, listou 15 hábitos simples que podem acabar com o mau hálito.
SAIBA MAIS
O que significa sonhar com dentes caindo? Listamos motivos
Dente “inflamado”: como diminuir a dor
Sem grana para o implante? Dentista ensina o que fazer
Clareamento dental: o manual definitivo em infográfico
Seu bebê baba demais? Saiba quando é normal e quando não é
6 fatos que você vai descobrir quando tirar o aparelho
1.Mande ver no gargarejo
Sempre antes de dormir e ao acordar faça o ritual nessa ordem: passe o fio dental, escove os dentes, limpe a língua com um limpador adequado e, por fim, aplique o enxaguante (a base de dióxido de cloro) na forma de gargarejo por dois minutos.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: takayuki / Shutterstock
2.Primeiro o café da manhã, depois a escova de dentes
Após esses rituais matinais e noturnos, não coma nada por 30 minutos. Ou seja, de manhã é importante tomar o café da manhã primeiro e depois fazer a higiene bucal.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: alice-photo / Shutterstock
- Nada de limpar a língua na hora do almoço
Na hora do almoço, repita a higienização sem usar o limpador de língua para aliviar as papilas linguais.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: ruslanchik / Shutterstock
- Dióxido de cloro: guarde esse nome
Enxaguantes à base de dióxido de cloro são efetivos no tratamento da halitose, pois seu princípio ativo reage com os compostos voláteis (mau cheirosos) e os transformam em sais que não são voláteis. Uma dica: eles sempre devem ser aplicados depois da limpeza da língua para começarem sua ação nas regiões mais profundas (entre as papilas linguais). Recomenda-se usá-lo três vezes ao dia.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: tab62 / Shutterstock
- Tenha sempre um chiclete na bolsa
Sempre que sentir a boca seca, recorra a mecanismos que aumentam o fluxo salivar, como mascar chicletes (sem açúcar) ou borrachas de silicones próprias para incentivar a salivação (a saliva ajuda a manter a boca limpa e livre de germes e bactérias). Essas borrachas são atóxicas e inodoras. Além disso, elas auxiliam no combate à cárie. Para quem tem problemas frequentes de boca seca, o ideal é mastigá-las três vezes ao dia.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Tootles / Shutterstock
- Alimentos detergentes para limpar a boca
Sempre que possível coma alimentos duros e fibrosos. Esses “alimentos detergentes” têm maior ação de limpeza, pois são capazes de fazer uma raspagem nos dentes evitando o acúmulo de bactérias em sua superfície. Exemplos: maçã, pepino, cenoura e aipo crus ou com casca.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Glayan / Shutterstock
7.Controle a ansiedade e pare de morder os lábios
Evite morder os lábios ou as bochechas, esse hábito descama a mucosa bucal fazendo com que células mortas se depositem na língua formando a saburra lingual, uma das principais causas do mau hálito.
Reprodução/Foto-RN176Foto: Oleg Elena Tovkach / Shutterstock
- Inspire, expire
Se policie para não respirar pela boca, esse hábito também descama a boca, além de ressecar toda a mucosa, diminuindo o fluxo salivar.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Di Studio / Shutterstock
- Água, muita água
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Manter a boca sempre úmida facilita na sua limpeza e evita seu ressecamento.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: BONNINSTUDIO / Shutterstock
- A laranja pode ser a melhor amiga do hálito puro
Consuma bastante laranja. Essa fruta é rica em ácido cítrico que estimula as glândulas salivares e refresca o hálito, impedindo a formação da saburra.
Reprodução/Foto-RN176Foto: Nattika / Shutterstock
- Fique atento a doenças mais sérias
Como algumas causas da halitose são doenças sistêmicas, é bom procurar médicos especializados para ter certeza que o mau hálito não existe por causa de amidalites, intestino preso, diabetes mal controlados, entre outras.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: iko / Shutterstock
- Xô comidas “gordas” e com cheiro forte
Evite comer em excesso alimentos com odor carregado ou muito ricos em gorduras e proteínas. Exemplo: alho, cebola, queijos amarelos e carnes.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: ifong / Shutterstock
13.Cuidado com os remédios que você toma
Caso esteja tomando algum tipo de medicação, vale conversar com seu médico e procurar saber se tal medicamento pode alterar o fluxo salivar. Caso sim, veja se é possível trocá-lo por outro ou peça ao médico que indique estimuladores de saliva.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Piotr Marcinski / Shutterstock
14.Sem essa de ficar muito tempo sem comer
Nunca fique mais de três horas sem comer. Com o estômago vazio o suco gástrico é sentido na boca. O ideal para o hálito, e para a saúde, é comer a cada três horas.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Syda Productions / Shutterstock
15.Se nada der certo, procure um especialista
Se o problema persistir por semanas, é extremamente necessário que um profissional especializado seja procurado.
Foto: Pressmaster / ShutterstockFonte: Agência BetaEste conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.