Campeão indomável

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 04/07/2020 20:01

EDITORIAL

Neste mês, comemoramos a fundação tanto da Divisão Masculina de Jovens como da Divisão Feminina de Jovens. Este período também marca o nascimento do famoso escritor francês Alexandre Dumas.

Daisaku Ikeda conta que leu avidamente as obras dele quando era jovem e, junto com seu mestre, Josei Toda, estudou O Conde de Monte Cristo — obra publicada em japonês com o título Campeão Indomável.

O protagonista dessa conhecida história é um rapaz de 19 anos chamado Edmundo Dantès, muito honesto e de confiança. De repente, ele é preso sob falsas acusações. Seu vizinho de cela era um senhor com quem Dantès estabelece uma estreita relação de pai e filho, de mestre e discípulo. O idoso compartilha seu conhecimento com o jovem e, pouco antes de morrer, revela-lhe um segredo sobre um tesouro escondido na Ilha de Monte Cristo. Seu mestre morre, e agora sozinho, o jovem brada “Quero viver, quero lutar até o fim”. A faísca que mantinha acesa a chama da sua decisão era o desejo de se vingar dos vilões que o colocaram na prisão e a vontade de retribuir a gratidão aos seus amigos.

Ikeda sensei compara a história desse jovem com a de Toda sensei. Há 75 anos, em 3 de julho, o segundo presidente da Soka Gakkai foi libertado da prisão em que tinha sido enclausurado junto com o primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi. Ainda no cárcere, quando soube da morte do seu mestre, tremendo de indignação e de ódio, Josei Toda jurou: “Esperem e verão! Mostrarei ao mundo que meu mestre estava certo. Retribuirei minha profunda gratidão a ele realizando algo grandioso. Se for adotar um pseudônimo, este será ‘Campeão Indomável’” (Terceira Civilização, ed. 412, dez. 2002, p. 7).

Nosso mestre explica esse sentimento: “O ódio de Toda sensei não provinha de um ressentimento pessoal; ao contrário, era uma força dirigida à natureza malévola do poder que perseguiu e tirou a vida do seu mestre, que havia se levantado pela liberdade de crença e pela felicidade das pessoas” (Ibidem).

Que as próximas páginas acendam seu espírito jovem de “campeão indomável” que brada e atua, guiado pelo Mestre, para garantir a felicidade de si e do próximo.

Ótima leitura!