Sem exceção felizes

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 11/07/2020 16:00

INCENTIVO DO LIDER

Era uma noite quente de verão quando 74 jovens se reuniram em torno do presidente Josei Toda na antiga sede da Soka Gakkai em Tóquio. A Segunda Guerra Mundial terminara havia apenas seis anos e muitas daquelas jovens viviam os desafios da época, enfrentando a falta de moradia, a fome e a perda de familiares.

Naquele célebre 19 de julho de 1951, o presidente Josei Toda disse: “Que cada uma de vocês, da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da Soka Gakkai, se torne feliz sem falta”.
Ikeda sensei narra esse significativo momento:

Ele [presidente Josei Toda] observou rigorosamente que até então a história da mulher havia sido de “chorar pelo destino”. E expressou a esperança de que aquelas que estavam presentes, tendo abraçado a Lei Mística na juventude, deveriam assumir a missão de mudar fundamentalmente essa situação infeliz. (Brasil Seikyo, ed. 1.869, 25 nov. 2006, p. A3)

Sessenta e nove anos após esse auspicioso encontro, estamos enfrentando uma das crises mais desafiadoras desde a Segunda Guerra Mundial, com a pandemia do Covid-19.1 Pesquisa realizada recentemente com mais de 33 mil jovens no Brasil sobre o cenário que estamos vivendo2 trouxe importantes alertas: quase 30% dos jovens pensam em deixar a escola; e, entre os que planejam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 49% já pensaram em desistir; sobre sua condição de saúde mental, sete em cada dez participantes disseram que seu estado emocional piorou por causa da pandemia; e, ainda, 34% dos jovens ouvidos estão pessimistas em relação ao futuro; e 72% acham que a pandemia vai piorar a economia do Brasil.

Anualmente, celebramos o Dia da Fundação da Divisão Feminina de Jovens renovando a decisão de protagonizar a transformação da sociedade com base no humanismo Soka.

A missão das jovens mulheres da Soka Gakkai é expressa nas seguintes palavras de Ikeda sensei na mensagem de fundação do Ikeda Kayo Kai do Brasil3:

Já recebemos a era do “século das mulheres”. É hora de as mulheres resplandecerem – eis a convicção, a esperança e também o desejo de todos nós da SGI. Afirmo categoricamente que, se as mulheres que anseiam pela paz formarem uma rede de solidariedade, o mundo poderá ser transformado sem falta. Em meio à desconfiança e ao ódio que envolvem o nosso mundo, não existe nada mais sublime que a solidariedade de mulheres unidas pela coragem, benevolência e correta filosofia humanística.

Somos jovens afortunadas por praticar uma religião que nos permite extrair o máximo do nosso potencial humano, por sermos treinadas diretamente por Ikeda sensei como componentes do Ikeda Kayo Kai e, ainda, por selarmos um juramento que nos mantém firmes diante das mais terríveis tempestades. A Soka Gakkai é o solo onde cultivamos nosso verdadeiro eu e fazemos florescer a essência do nosso coração enquanto iluminamos a vida das pessoas ao redor.

Nichiren Daishonin escreveu: “Uma mosca azul pode viajar muitas milhas se estiver presa à cauda de um puro-sangue”.4 “Da mesma forma, se compartilharmos do juramento de nosso mestre do kosen-rufu, poderemos alcançar uma condição de vida maravilhosa, muito além do que seríamos capazes de imaginar”,5assim nos incentiva Ikeda sensei.

Unidas ao coração do Mestre, chegou o momento do levantar das jovens de juramento, capazes de mudar o curso da história mais uma vez, transformando o destino trágico na revolução mais genuína que existe: a revolução humana. Portanto, convido você e suas amigas para participar desse encontro de jovens revolucionárias que reafirmam, uma vez mais, seu direito à felicidade.

 

Monique Tiezzi

Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI

 

Notas:

  1. Cf. The Economic Times. Disponível em: https://economictimes.indiatimes.com/news/international/world-news/covid-19-pandemic-most-challenging-crisis-since-second-world-war-un-chief/articleshow/74923642.cms?from=mdr. Acesso em: 26 jun. 2020.
  2. Cf. Pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”. Disponível em: https://porvir.org/pesquisa-destaca-pedido-de-alunos-por-apoio-emocional-e-risco-de-evasao/. Acesso em: 26 jun. 2020.
  3. O Juramento Kayo, p. 25.
  4. CEND, v. I, p.17.
  5. Pode haver uma História mais Maravilhosa do que a Sua?, p. 19.