Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  25/07/2020 18:00

CADERNO REUNIÃO DE PALESTRA

Matéria da reunião de palestra de agosto

 

Com base na explanação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.

 

Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (OTT, p. 214)

Reprodução/Foto-RN176

 

Iniciamos, com a matéria da reunião de palestra de agosto, o estudo da série “Budismo do Sol – Iluminando o Mundo”: “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna” com incentivos do líder da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.

Na explanação, publicada na revista Terceira Civilização, o presidente Ikeda expressa o sentimento do segundo presidente, Josei Toda, de que o kosen-rufu constitui uma batalha de ideias sem precedente na história. Essa explanação é comemorativa da edição 800 [junho de 2016] da revista Daibyakurenge,1considerada por Josei Toda como o “grande canhão do kosen-rufu” (Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019, p. 53).

Daibyakurenge foi lançada em julho de 1949, e em seu editorial, Josei Toda pontuou: “A religião é um princípio para a vida diária e deve existir dentro de nosso cotidiano” (Ibidem, p. 54).

Vamos estudar o escrito Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, no qual o presidente Ikeda explana sobre a condição do bodisatva da terra e a manifestação do estado de buda por meio da fé inabalável.

 

Trecho do Gosho

“Se em um único momento de vida esgotarmos as dores e aflições de milhões de kalpa2 [em nossa prática para nós e para os outros], então instante após instante surgirão em nós os três corpos do buda3 com os quais somos eternamente dotados. Nam-myoho-renge-kyo é apenas essa prática diligente.” (OTT, p. 214)

 

Explanação

 

Prática de constante diligência

A passagem que estamos estudando é sobre os versos do capítulo “Emergindo da Terra” (15º), do Sutra do Lótus, em que consta: “Para que dia e noite, com constante diligência, possam buscar o caminho do buda” (LSOC, cap. 15, p. 260). Nesse trecho, o buda Shakyamuni louva os esforços dos incontáveis bodisatvas da terra, que são seus discípulos, citando a razão de eles surgirem em cena tão dinamicamente.

Já o trecho “As dores e aflições de milhões de kalpa” (OTT, p. 214) refere-se aos longos períodos de existências de árduos e dolorosos esforços. Podemos interpretar isso como batalhas sem fim. Entretanto, rompendo essa visão, Nichiren Daishonin nos mostra que, quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo e propagamos a Lei Mística, com essas ações “esgotamos as dores e aflições de milhões de kalpa” em cada momento da vida; ou seja, concentramos o equivalente a milhões de árduos esforços em cada momento da vida. O que isso nos ensina, em última análise, é que devemos vencer resolutamente agora, neste exato momento (cf. Brasil Seikyo, ed. 2.435, 15 set. 2018, p. B2).

Por nos empenharmos diligentemente na prática budista dia e noite, estamos cumprindo nosso juramento do remoto passado. Prática diligente é o elemento-chave. Aqueles que realizam a prática da fé desse modo, devotando-se ao kosen-rufu, manifestam, instante a instante, os três corpos do buda com os quais são eternamente dotados (Ibidem).

 

Como podemos alcançar o impossível?

Para responder a essa pergunta, Ikeda sensei orou e refletiu profundamente; e nesse processo, gravou essa passagem em sua vida. Ele cita nessa explanação que a prova de esse ensinamento ser verdadeiro é o fato de conseguirmos manifestar o poder do Buda sempre que nos empenhamos pelo kosen-rufu em unicidade com o Mestre. Ou seja, gerando esforços para nossa felicidade e a de outros, contribuindo para uma sociedade de paz.

Outro ponto que precisamos considerar é que o juramento pelo kosen-rufu está repleto da poderosa energia vital de um buda capaz de extinguir todas as influências negativas.

Na explanação desse escrito, o presidente Ikeda nos ensina que, além da prática diária [recitação do gongyoe do daimoku], ler os escritos de Nichiren Daishonin todos os dias é fonte de energia e de inspiração. Pelo próprio exemplo, ele menciona que um dos pontos para a vitória em Osaka4 foi o estudo:

A partir das 8 horas, na espaçosa sala de reuniões do terceiro andar, eu liderava a recitação do gongyo e do daimoku com todos os membros unidos num ritmo harmônico diante do Gohonzon ali consagrado (…). Em seguida, estudávamos juntos um trecho dos escritos de Nichiren Daishonin, dando a partida em nossos esforços naquele dia. (Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019, p. 57)

 

Superar o sofrimento por meio da fé

“Grave essas palavras em sua vida. Para se tornar um ‘guerreiro’ da Gakkai, não pode se esquecer desse escrito.” Esse foi o direcionamento que Daisaku Ikeda recebeu do seu mestre, Josei Toda, ao se converter ao budismo. Na época, Ikeda sensei relata que muitas pessoas traíram Toda sensei devido à crise econômica do pós-guerra. Os negócios de Josei Toda entraram em colapso e ele renunciou ao cargo de diretor-geral da Soka Gakkai. O presidente Ikeda se recorda:

Entre 1950 e início do ano seguinte, como aquele em que “num único momento da vida exauriu as dores e provações de milhões de kalpa”, enfrentei sozinho a fúria da tempestade, agi com pura sinceridade, consegui abrir portas em meio às adversidades. (Dedico aos Jovens de Juramento, p. 208)

 

Toda sensei costumava dizer: “Vocês precisam ter a determinação de que Nam-myoho-renge-kyo é sua própria vida”. (Brasil Seikyo, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. B4)

O presidente Ikeda reforça:

Revolução humana é o esforço para nos tornarmos mais sábios, mais fortes, e vivermos uma vida melhor. Pessoas que evidenciam uma fé vibrante e repleta de energia ao se empenharem nesse tipo de prática budista conseguem manifestar a condição de vida do estado de buda e construir uma felicidade sólida.

Firmamos o compromisso de concretizar o kosen-rufu. Não há vida mais nobre ou admirável que aquela consagrada ao cumprimento desse juramento. Aqueles que atuam com todo vigor em prol do kosen-rufu, de um modo singular e exclusivo, são verdadeiramente felizes. (Brasil Seikyo, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. B4)

 

O mundo está aguardando o sorriso dos bodisatvas

Em discurso do presidente Ikeda publicado no jornal Brasil Seikyo, ele discorre sobre as qualidades que caracterizam os bodisatvas da terra, cuja missão é realizar o kosen-rufu.

Os bodisatvas da terra emergem do domínio da verdade para este mundo saha real. Eles são indivíduos corajosos que surgem da Lei fundamental do universo — o Nam-myoho-renge-kyo — para assumir seus postos entre as pessoas. Esse é o motivo pelo qual eles nunca chegam a um impasse ou se veem num beco sem saída, pois extraem a energia vital básica do domínio da Lei Mística. Mesmo nesta era maléfica dos Últimos Dias da Lei, eles propagam pessoalmente a Lei Mística e suportam quaisquer obstáculos que possam encontrar ao longo do caminho. (Brasil Seikyo, ed. 2.341, 24 set. 2016, p. B4)

 

Por que sempre pulsa na Soka Gakkai esse vibrante e abundante ímpeto para o crescimento e o desenvolvimento? Porque nós, membros da organização, incorporamos esse espírito inabalável na fé, e a coragem de desafiar a própria revolução humana e trabalhar pelo kosen-rufu.

Ikeda sensei conclui com outro incentivo para acalentar nosso coração:

Contudo, ainda há muita miséria e sofrimento em nosso mundo, que está se tornando cada vez mais caótico e confuso. A infinita jornada dos bodisatvas da terra prossegue — em prol da paz e felicidade da humanidade. Portanto, peço a todos que tenham vida longa, com saúde e vigor. O mundo está aguardando o sorriso radiante do rosto de todos vocês. (Brasil Seikyo, ed. 2.341, 24 set. 2016, p. B4)

 

Sobre o escrito

Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente é uma coletânea em dois volumes de preleções que Nichiren Daishonin proferiu sobre certas passagens fundamentais do Sutra do Lótus enquanto residia no Monte Minobu. Elas foram registradas por Nikko Shonin, seu discípulo direto e sucessor.5

 

Material de apoio

Leia mais :

 Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019.

∙ Aplicativo BS+.

∙ Vídeo da reunião de palestra na Extranet.