Sou capaz

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 22/08/2020 06:55

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial Brasil Seikyo – BSGI

Neste mês, completam-se 75 anos do bombardeamento atômico nas cidades japonesas de Hiroshima e de Nagasaki. Também vítima da crueldade da guerra, Ikeda sensei solicita constantemente que a humanidade crie a história de um planeta sem armas nucleares.

Diante dessa e de outras atrocidades causadas por pessoas e impostas às demais, o sentimento que predomina no mundo é de impotência. Elas acreditam que as decisões de impacto global estão nas mãos daqueles que dirigem as questões políticas, econômicas e ambientais. Após 75 anos do lançamento da bomba atômica que resumiu uma sociedade a cinzas, é como se as pessoas vivessem num estado de espírito como se “nosso coração tivesse sido bombardeado”.1 Sobre isso, nosso mestre afirma:

Esse sentimento de incapacidade alimenta um círculo vicioso que apenas piora a situação e o senso de futilidade das pessoas. No extremo oposto desse sentimento de incapacidade encontra-se a filosofia do Sutra do Lótus, segundo a qual apresenta o princípio de que um único momento da vida abarca três mil mundos (ichinen-sanzen) e sua aplicação desse ensinamento em nossa vida diária. Esse princípio diz que a forte determinação (ichinen) de um indivíduo pode transformar tudo, e dá expressão máxima ao infinito potencial e à dignidade inerente na vida do ser humano. (A Sabedoria do Sutra do Lótus, p. 15)

Veja, neste BS, foto registrada por Ikeda sensei da apresentação de dança feita por jovens no local em que foi a base para lançamento de mísseis nucleares e que hoje se ergue o Monumento da Paz Mundial. Na coluna Direito, especialista explica por que a internet não é “terra de ninguém” e sobre o respeito que deve ser estabelecido entre as pessoas também no ambiente virtual.

Esperamos que a leitura deste BS o encoraje a manifestar mais e mais o “sentimento de capacidade” — infinito potencial para contribuir efetivamente para um mundo de paz.

Nota:

  1. FRANKL, Victor E. Soredemo Jinsei ni Iesu to Iu. Tradução: Kunio Yamada e Mika Matsuda. Tóquio: Shunjusha, 1993. p. 7. Cf. FRANKL, Victor E., …Trotzdem Ja zum Leben sagen […Ainda Diga Sim à Vida].Viena, Franz Deuticke, 1947.