ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 22/08/2020 07:17
ENCONTRO COM O MESTRE
Reporodução/Foto-RN176 Foto Editora Brasil Seikyo – BSGI
Para fazer a diferença, atuando positivamente na família, nas atividades da Soka Gakkai Internacional (SGI) ou na sociedade, é necessário manifestar forte energia vital. No Encontro com o Mestre desta edição, aprenderemos com o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sobre a importância de agir na construção de um futuro de felicidade, tendo o diálogo e a dedicação como ferramentas imprescindíveis.
- DAISAKU IKEDA
Em meio à pandemia sem precedentes do coronavírus, nossos integrantes da Divisão dos Jovens (DJ), do “azul mais intenso que o índigo”, com coragem, bravura, sabedoria e coração indomável, registram um dia a dia capaz de transformar “crise em oportunidade” no Japão e no mundo.
As iniciativas em utilizar sistemas virtuais, com base nas avançadas tecnologias de comunicação, também caminham ativamente. Estamos numa época em que podemos dialogar vendo o rosto das pessoas, mesmo sem se encontrar fisicamente. Eu soube, inclusive, que há localidades em que a participação está maior que antes.
Os líderes atuam com magnífica energia para cada encontro ser mais proveitoso para todos. É por isso que as reuniões da Gakkai são alegres, nas quais se ouvem conversas positivas e construtivas. Nelas, os veteranos e os mais novos se desenvolvem juntos.
No Brasil, também, onde a luta contra a pandemia continua, 100 mil jovens estão criando uma rede de solidariedade e de incentivos, expandindo uma incessante onda de contribuição social.
Meu mestre, Josei Toda,1 que era um gênio da matemática, dizia sempre que o avanço da civilização em meios de transporte e de tecnologias da comunicação simbolizava a aproximação do tempo do kosen-rufu. Estou certo de que ele se alegraria muito com a originalidade e a criatividade dos componentes da DJ da nova era.
Dessa maneira, a correnteza do kosen-rufu mundial segue avançando com certeza, e de forma acelerada!
Portanto, sem relutarmos às mudanças, vamos fincar, em meio às transformações da época atual, a natureza espiritual chamada “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” (rissho ankoku) pelo bem da paz e da felicidade do ser humano, com os jovens na vanguarda.
É a melhor oportunidade para aumentar o brilho do humanismo do Budismo de Nichiren Daishonin. Não há limites em nossa criação de valor. E, para os jovens que se levantam encarregando-se disso, a força é infindável.
Supere a segregação
Há trinta anos, em julho de 1990, visitei o Kremlin, em Moscou, e tive meu primeiro encontro com o presidente da União Soviética [atual Rússia], Mikhail Gorbachev, o protagonista do fim da Guerra Fria.
Abri a conversa dizendo: “Hoje, vim discutir com o presidente! Pelo bem da humanidade, vamos conversar francamente sobre qualquer assunto, espalhando faíscas!”. Ele correspondeu com seu sorriso característico, afirmando: “Eu também gosto do diálogo franco. Sinto-me como se fôssemos amigos de longa data”.
Desde essa ocasião, nos dez encontros que tivemos, o tema discutido foi sobre “a maior crise aguardada para o século 21” — a segregação. Como controlar a segregação que avança com fúria sem escolher lugar, espalhando-se tal como uma praga invisível? Gorbachev enfatizou que devemos encontrar o poder da união.
Uma das conclusões dos nossos diálogos foi o poder do “otimismo”. A crença em superar infalivelmente quaisquer provações, a incondicional confiança na força espiritual do ser humano e a convicção no futuro da humanidade. Essas são as chaves, concordamos, para superar todas as divisões e aproximar as pessoas em todo o mundo.
Como discípulo dos dois mestres, Tsunesaburo Makiguchi2 e Josei Toda, vim persistindo no diálogo com base em “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”. Como uma das comprovações, as diversas obras sobre encontros com intelectuais do mundo, num esforço para unir culturas e civilizações, foram traduzidas e publicadas em cinquenta idiomas. Em gratidão a ambos os mestres, essas obras estão expostas no Memorial dos Mestres da Soka Gakkai.
Quem sucederá esse otimismo da indomável confiança no ser humano, capaz de romper a escuridão da época de crise repleta de descrença e de insegurança, no século 21, são os jovens da Soka Gakkai, “monarcas do diálogo” e “campeões da batalha das palavras”.
Sentimento contido em um único ideograma
Há 35 anos, em julho de 1985, comemorando o dia da fundação da Divisão Feminina de Jovens (DFJ), inscrevi uma enorme caligrafia em chinês com um único ideograma “rei” (Ôo), com o sentimento de “registrar aquele momento”.
Nichiren Daishonin escreveu:
O ideograma correspondente à palavra “rei” é formado por três linhas horizontais e uma vertical. As horizontais representam o céu, a terra e a humanidade; o traço vertical representa o soberano. (…) Um “rei” é aquele cuja presença se impõe nos domínios do céu, da terra e da humanidade, e jamais dá mostras de perturbação.3
Independentemente do que aconteça, “rei” é a figura de um pilar inabalável que se sustenta ao centro.
O coração dos jovens é facilmente influenciado por suas emoções. No entanto, mesmo em meio a um fluxo contínuo de desastres naturais, os jovens da Soka Gakkai buscam o estudo da suprema filosofia de vida do Budismo Nichiren, enquanto continuam a lutar para vencer as próprias dificuldades, desafiando-se corajosamente para cumprir seu juramento seigan pelo kosen-rufu. Eles constituem uma força sólida e unida, exemplo de resiliência para superar todas as dificuldades. Além disso, são grandiosos pilares da paz, da cultura e da educação na sociedade global. Tornem-se reis e rainhas de contínuas vitórias, abraçando no íntimo o “rei dos sutras” e o “rei leão” chamado Sutra do Lótus!
Oh, meus amados jovens
em que tanto confio!
Sejam campeões da juventude de vida reluzente!
Sejam campeões radiantes da esperança!
Sejam campeões da tenacidade que possuem o espírito de jamais ser derrotado!
Sejam campeões da justiça que rompe o mal!
Todos os jovens Soka, considerando as dificuldades com honra, são o “rei do coração” e a “rainha do coração”. Orgulhosos do fato de serem “os campeões do espírito humano”, avancem juntos comigo!
Notas:
- Josei Toda: Educador, segundo presidente da Soka Gakkai, mestre do presidente Ikeda.
- Tsunesaburo Makiguchi: Educador, primeiro presidente da Soka Gakkai, mestre do presidente Josei Toda.
- CEND, v. II, p. 331.
Fonte:
Este conteúdo é composto por partes do ensaio “Irradie a Luz da Revolução Humana”, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, publicado no jornal japonês Seikyo Shimbun, 7 jul. 2020.