ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 29/08/2020 14:30
CADERNO DA REUNIÃO DE PALESTRA
MATÉRIA DA REUNIÃO DE PALESTRA DE SETEMBRO
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrativo da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Com base na explanação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.
Para o mês de setembro, estudaremos um trecho da série “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”, publicada na revista Terceira Civilização de abril de 2019, baseado na orientação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, da série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo”. O estudo do budismo da Soka Gakkai se propõe a elevar a condição de vida das pessoas comuns do povo. Ao ser lançada a primeira edição da Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin pela Soka Gakkai em 1952, o presidente Josei Toda escreveu no prefácio da obra:
Baseados numa fé firme e sincera, temos perseverado nos dois caminhos da prática e do estudo, e nos empenhamos na propagação dos ensinamentos de Nichiren Daishonin. Esse rigoroso treinamento, lembrando o incansável treinamento de um mestre espadachim, tornou-se a tradição e a marca registrada da Soka Gakkai. (Terceira Civilização, ed. 568, dez. 2015, p. 37)
Um ponto importante sobre o estudo é pôr em prática os ensinamentos do budismo. Esse processo é igual ao do aprendizado das artes marciais; não se aprende apenas lendo sua teoria.
Trecho do Gosho
“Empregue a estratégia do Sutra do Lótus antes de qualquer outra. (…) A essência da estratégia do espadachim deriva da Lei Mística. Tenha uma profunda fé. Um covarde não obtém resposta a nenhuma de suas orações.” (CEND, v. II, p. 267)
Explanação
“Fé, oração e coragem são a chave da vitória”
Empregar a estratégia do Sutra do Lótus significa adotar a fé no Gohonzon como a base para todas as questões da nossa vida. Isso não quer dizer que a única coisa que temos de fazer é orar. Não é teoria. Mas exatamente por estarmos praticando o Budismo de Nichiren Daishonin é que precisamos ser prudentes e vencer os duros desafios da sociedade. Estamos aprendendo e aprimorando a essência da “Prática da fé para alcançar a vitória absoluta” nas batalhas da vida real e nas atividades pelo kosen-rufu.
A fé é a base de tudo. Como Nichiren Daishonin nos lembra: “O que importa é o coração” (CEND, v. II, p. 214). Aqueles que simplesmente oram ao Gohonzon arrastados pela força do hábito acabarão sucumbindo à inércia ou à dúvida; aqueles que só reclamam ou tentam evitar dificuldades não receberão benefícios genuínos. Daishonin adverte: “Se a sua oração será ou não respondida, isso dependerá de sua fé; [caso não seja,] de maneira alguma deverá me culpar” (Ibidem, p. 347). Vivendo na era corrupta dos Últimos Dias da Lei e lutando em nossa sociedade caótica, todas as nossas estratégias e ações devem estar alicerçadas na fé na Lei Mística, baseadas na profunda fé no Gohonzon.
A vida de Shijo Kingo corria perigo constante em virtude da inveja de alguns samurais. Nichiren Daishonin salienta que o fato de ele ter sobrevivido se deveu a três razões. A primeira, a prudência: ele demonstrou ter prestado atenção aos mínimos detalhes. A segunda, sua coragem para enfrentar resolutamente as dificuldades no momento crucial. E, por fim, a firme fé no Sutra do Lótus a despeito de todos os problemas que enfrentou.
Na explanação do presidente Ikeda desse escrito, ele comenta sobre a união de “diferentes em corpo, unos em mente” — a chave para alcançar a vitória.
Quando nossos esforços em Osaka davam sinais de sucesso, surgiu um atrito entre alguns líderes locais de Kansai e os enviados de Tóquio. Imediatamente fiz com que lêssemos uma passagem dos escritos na qual Daishonin declara: “Se o espírito de diferentes em corpo, unos em mente prevalecer entre as pessoas, elas alcançarão todos os seus objetivos, ao passo que se o espírito de unos em corpo, diferentes em mente predominar, não conseguirão obter nada digno de nota”. (Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019.)
Prática da fé para vencer as adversidades
Na história da Soka Gakkai, os membros de Kansai, em torno do jovem Daisaku Ikeda, o qual havia sido enviado para essa região pelo segundo presidente, Josei Toda, conquistaram uma histórica vitória sem precedentes na luta de Osaka de 1956, ao alcançar o resultado inédito de 11.111 novas famílias na Soka Gakkai em um único mês. Alicerçando todos os seus esforços nos escritos de Nichiren Daishonin, o presidente Ikeda os incentivava lendo passagens como “Aquele que abraça este Sutra do Lótus deve fazê-lo consciente de que enfrentará adversidades” (OTT, p. 97) e “Os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua” (CEND, v. I, p. 666).
Salientei que o surgimento dos “três obstáculos e quatro maldades” representava um ponto decisivo, que identificaria quem era sábio e quem era tolo, acrescentando que o ensinamento do Budismo de Nichiren Daishonin, isto é, a correta fé na Lei Mística, infalivelmente triunfaria no final. (Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019, p. 60)
O presidente Ikeda nos orienta ainda que, na época da Campanha de Osaka, vários membros tinham acabado de ingressar na Soka Gakkai. Entretanto, ao despertarem para sua missão e se empenharem alegremente, conquistaram muitos benefícios. A entusiástica convicção deles no poder da fé produziu uma explosão de júbilo que originou uma onda de expansão em nosso movimento por toda a região de Kansai. Pessoas que antes viviam angustiadas pela pobreza e doença, mergulhadas nas profundezas do desespero, e sentiam que a felicidade não era para elas, ganharam um novo sopro de vida com a prática budista e levantaram-se como protagonistas da construção da sociedade.
Não há mundo mais maravilhoso que o da fé. O Gohonzon é o supremo reservatório de tesouros. Esse é o próprio mundo místico insondável; por termos fé no Gohonzon, somos possuidores do supremo tesouro. Quando praticamos com abundante alegria e convicção, recebemos incalculáveis benefícios. No entanto, se nossa convicção se limitar à possibilidade de haver um mundo mais maravilhoso em algum outro lugar, ou de existir algum método superior ao da fé na Lei Mística, isso eliminará nossa habilidade para manifestar o estado de buda. (Brasil Seikyo, ed. 1.514, 10 jul. 1999, p. 3)
Para garantir que todas as estratégias tenham um bom resultado, Nichiren Daishonin nos recomenda que as fundamentemos na “estratégia do Sutra do Lótus”. Isso significa pôr a fé e a prática em primeiro lugar. Quando nos empenhamos em prol do kosen-rufu, empreendendo ações para criar a melhor vida possível, apoiando as pessoas ao nosso redor, e propagando o budismo com toda a alegria, conseguimos evidenciar a partir do nosso interior o poder do Buda. Nossos vários planos e métodos funcionam melhor quando nos baseamos na forte fé. Dessa maneira, temos a conclusão de Daishonin: “Tenha uma profunda fé. Um covarde não obtém resposta a nenhuma de suas orações” (CEND, v. II, p. 267).
Vamos sempre nos basear nos escritos de Nichiren Daishonin como a linha vital da Soka Gakkai, que segue adiante na batalha do pensamento chamado kosen-rufu.
Sobre o escrito
A carta A Estratégia do Sutra do Lótus foi endereçada a Shijo Kingo no ano de 1279. É uma resposta a um comunicado do seu dedicado discípulo sobre uma emboscada que havia sofrido de outros samurais inimigos, mas da qual escapara ileso. Feliz por saber que Shijo Kingo estava em segurança, Daishonin salienta três pontos que permitiram que seu discípulo tivesse sobrevivido: “sua habitual prudência”, “coragem” e sua “firme fé no Sutra do Lótus”.
Nichiren Daishonin louva a prudência e a coragem do seu discípulo, e o incentiva a usar a principal estratégia para a vitória — a do Sutra do Lótus. Ele ensina a Shijo Kingo que a fé deve sempre vir em primeiro lugar, antes de qualquer outra tática ou estratégia, e que a fé na Lei Mística é o fator primordial que determina a vitória ou a derrota. E reforça que o mais importante é o coração.
Material de apoio
Leia mais:
∙ Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019.
∙ CEND, v. II, p. 267.
∙ Aplicativo BS+.
∙ Vídeo da reunião de palestra na Extranet.