ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 29/08/2020 14:45
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Origem”, volume 29
PARTE 19
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Enquanto caminhavam pelo jardim, reuniam-se alguns adolescentes que, de certa distância, observavam a comitiva com curiosidade. Gesticulando, Shin’ichi convidou-os para tirar fotos juntos. Otsuki traduziu para o hindi. Alguns adolescentes se mostravam tímidos, enquanto outros se pronunciavam em voz alta.
Após a foto, Shin’ichi entregou-lhes o distintivo da Universidade Soka: “Nós viemos do Japão. Esse é o distintivo da universidade fundada por mim. Quando crescerem, venham sem falta ao Japão”.
Shin’ichi Yamamoto conversou com cada um deles, perguntando-lhes sobre suas famílias. Os pais da maioria trabalhavam como motorista. A conversa se intensificava. Os adolescentes estavam na faixa etária dos alunos do segundo ano do ensino médio do Japão.
— Vocês são todos amigos?
Um dos adolescentes respondeu, mostrando seus dentes brancos:
— Como estamos sempre juntos, somos como irmãos.
— Ter bons amigos é a maior felicidade como ser humano. É um tesouro para a vida inteira. Com bons amigos, o dia a dia se torna prazeroso. E como podem encorajar uns aos outros, mesmo que ocorram coisas desagradáveis, conseguem viver fortes sem ser derrotados. Mas é triste se ficarem sozinhos, pois acabam enfraquecendo seu coração. Contudo, se estiverem em companhia de maus amigos, aos poucos acabam sendo influenciados e cometendo coisas erradas. Portanto, fiquem sempre como bons amigos uns dos outros.
Falando assim, Shin’ichi os presenteou com laranjas e canetas.
Um dos jovens, de corpo franzino, perguntou animadamente:
— Será que depois podemos receber a foto?
— Entendi. Vou lhes enviar sem falta.
Os líderes que acompanhavam a comitiva anotaram o nome e o endereço de cada adolescente.
Observando esses jovens, Shin’ichi pensou: “No futuro, quando ouvirem sobre os japoneses, eles se lembrarão do dia de hoje. Quando se dialoga, os corações ressoam entre si. Se o mundo for ligado pela amizade, cria-se uma sólida base para a paz mundial!”.
PARTE 20
No dia 7 de fevereiro, segundo dia de visita à Índia. Às 10h30, Shin’ichi Yamamoto e comitiva visitaram a residência oficial do primeiro-ministro Morarji Desai. Era uma construção de cor branca envolvida por área verde, localizada na Avenida Safdarjung, em Nova Délhi.
O primeiro-ministro disse que em breve completaria 83 anos. Assim como a maioria dos líderes da Índia, ele havia se engajado no movimento de desobediência civil de Mahatma Gandhi e lutou pela independência da Índia pelo partido do Congresso Nacional Indiano. E também tinha sido preso. Os olhos desse homem de convicção brilhavam com espírito jovem.
Havia uma questão que Shin’ichi queria consultar, sem falta, ao primeiro-ministro. Era o problema da fronteira entre a Índia e a China que ainda não havia sido solucionado. Dali em diante, como enfrentariam essa questão?
Usando um chapéu estilo Nehru e óculos num rosto elegante e bem delineado, o primeiro-ministro respondeu com sorriso cordial:
— Penso ser desejável uma solução por meio do diálogo. Se resolvermos esse problema, creio que possamos ter uma relação amistosa. A Índia e a China possuem uma ligação historicamente profunda, e nós confiamos nos chineses e os consideramos como irmãos. Depois da Revolução Chinesa em 1949, a Índia apoiou a China, inclusive para a inclusão do país na Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o fato de ter surgido o problema da fronteira é realmente uma pena.
Shin’ichi reforçou:
— O senhor acha que as perspectivas são positivas?
O primeiro-ministro respondeu prontamente:
— Sou sempre otimista.
Gandhi também afirmou: “Eu serei sempre otimista”.1 O otimismo é uma importante condição para um líder. Otimismo nada tem a ver com o modo de viver inconsequente de que “algo acontecerá” que negligencia o esforço e os preparativos. O otimismo nasce a partir do empenho em todos os aspectos e é sustentado pela forte crença em si próprio e pela convicção inabalável no sucesso e na vitória.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- KRIPALANI, Krishna. Teikou Suruna. Kuppuku Suruna [Não Resista. Não se Renda]. Tradução: Katsuro Koga. Editora Asahi Shimbun. Frases de Gandhi.