Resposta a Yasaburo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 26/09/2020 13:15

CADERNO REUNIÃO DE PALESTRA

MATÉRIA DA REUNIÃO DE PALESTRA DE OUTRUBRO

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrativo  da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Com base na explanação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda — “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.

Resposta a Yasaburo (CEND, v. II, p. 89)

 

No livro Dedico aos Jovens de Juramento, encontramos o seguinte incentivo do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda:

Se houver uma única pessoa de seriedade e ímpeto, sem falta, os caminhos se abrirão. O aspecto de “transformação de veneno em remédio”, de “revolução humana”, de “transformação do destino” de uma única pessoa transmite esperança e coragem a todos os demais. Qualquer que seja a situação, orar, desafiar, tomar a iniciativa de quebrar barreiras a partir de um ponto e provocar o impulso do “romper o nó do bambu” rumo a um novo avanço dinâmico — eis o espírito da Soka Gakkai. (p. 16)

Para a reunião de palestra de outubro, vamos estudar esse escrito no qual Nichiren Daishonin fornece orientações para seu discípulo Yasaburo que, por algum motivo, foi encarregado de realizar um debate com um sacerdote do Nembutsu.

Nessa carta, Daishonin incentiva seu discípulo a manter a postura correta para a ocasião. De acordo com o incentivo do presidente Ikeda citado anteriormente, vamos manifestar a sabedoria e a coragem e pôr em prática os ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin, conforme ele orienta com base nesse trecho do escrito: “Simplesmente decida-se” (CEND, v. II, p. 89).

Trecho do Gosho

E não dependa dos demais. Simplesmente decida-se. Observe o que tem acontecido no mundo este ano, como se fosse um espelho. O senhor sobreviveu até hoje, quando muitos perderam a vida, para poder enfrentar esta situação. É aqui que cruzará o Rio Uji;1 é aqui que atravessará o Seta. Isso é o que irá determinar se conquistará a honra ou desonrará seu nome. É a isto que se refere a afirmação de que é raro nascer como ser humano e difícil crer no Sutra do Lótus. (CEND, v. II, p. 89)

Sobre o escrito

Foi redigido no quarto dia do oitavo mês do terceiro ano de Kenji [1277], quando Nichiren Daishonin se encontrava em Minobu. O recebedor foi Saito Yasaburo,2 morador de Numazu, província de Suruga. O trecho final do escrito sugere que Yasaburo deva ter sido samurai.

Apesar de não ficar explícito o motivo, o teor do documento deixa evidente que Yasaburo havia pedido orientações a Daishonin para participar de debate contra um sacerdote da escola Terra Pura. O escrito, contendo resposta e orientações de Nichiren Daishonin, divide-se em duas partes. Em primeiro lugar, ele apresenta a Yasaburo o argumento geral que deve usar no debate. Em seguida, instrui seu discípulo a como questionar seu adversário em pontos específicos, incentivando-o a demonstrar um espírito resoluto.

Essa carta afirma que só o buda Shakyamuni possui as três virtudes de soberano, mestre e pais de todas as pessoas deste mundo saha. Devido à forte influência da escola Terra Pura, muitas pessoas acreditavam no buda Amida do Paraíso do Oeste e que renasceriam na Terra Pura após a morte. Daishonin se contrapõe a essa crença, afirmando que as pessoas deveriam reverenciar Shakyamuni, fundador histórico do budismo que existiu e viveu neste mundo. Venerar Amida, desprezando Shakyamuni, seria um ato de deslealdade, considerado grave ofensa, muito pior que os atos de homens impiedosos sem nenhum tipo de consciência religiosa. E que esse grave erro pode ocasionar desastres à nação, como fome, epidemias e invasões estrangeiras.

Explanação

A importância do momento crucial

No local em que se encontram os rios Uji e Seta, historicamente, ocorreram muitas batalhas. Era considerado um ponto estratégico, pois obter o êxito em cruzar o rio Uji determinava a vitória ou derrota. Do mesmo modo, tanto na luta para promover as atividades em prol do kosen-rufu quanto para superar os desafios na nossa vida pessoal, há momentos críticos que determinam a vitória ou a derrota.

Ainda em sua explanação, ao compartilhar com os companheiros de Kansai o trecho “O senhor sobreviveu até hoje (…) para poder enfrentar esta situação” (CEND, v. II, p. 89), sensei diz que o coração dos membros se encheu de coragem, fazendo com que eles “percebessem que todos os esforços até então foram feitos para a conquista da vitória decisiva no desafio que enfrentavam” (Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019, p. 64).

Seja qual for nosso palco de atuação, devemos nos levantar decididos a enfrentar as circunstâncias, empreendendo esforços para realizar nossa revolução humana e para demonstrar a comprovação real de nossas orações. Assim, naturalmente, estaremos desbravando os caminhos para a promoção do kosen-rufu. O fato de vencermos nos momentos cruciais nos permite desenvolver uma condição de vida de felicidade inabalável para nós e para todos ao redor.

Como praticantes do Budismo Nichiren e dignos discípulos de Ikeda sensei, vamos evidenciar uma vida de contínuas vitórias, com o espírito de “jamais ser derrotado” diante das adversidades, sem deixar nenhum companheiro para trás, trilhando assim eternamente o caminho da unicidade de mestre e discípulo.

Qual é a sua disposição para enfrentar essa situação?

Relatando momentos críticos e desafiadores enfrentados junto com os companheiros na Campanha de Osaka, em Kansai, em 1956, Ikeda sensei cita o escrito Resposta a Yasaburo como uma diretriz gravada profundamente no coração de cada um.

Em sua explanação, ele enfatiza: “Nichiren Daishonin recomenda a Yasaburo: ‘Simplesmente decida-se’” (CEND, v. II, p. 89).

Nosso mestre lista quatro pontos utilizados por ele no movimento de propagação do budismo que realizou quando jovem:

  1. Fortaleça a fé no Gohonzon convicto de que você é o herói do shakubuku.
  2. Esforce-se no estudo do budismo.
  3. Seja forte e sereno.
  4. Viva por completo o espírito Soka e assuma seu papel de autêntico ser humano de grande valor para o kosen-rufu (Brasil Seikyo, ed. 2.211, 18 jan. 2014, p. B2).

Inspirados nesses pontos, vamos avançar em nossa determinação levando à ampla transformação da nossa vida sob os mais variados aspectos.

Notas:

  1. Uji é o nome do trecho médio do rio Seta, que se origina no sul do Lago Biwa e atravessa a província de Quioto, desaguando, no fim, na Baía de Osaka. Em épocas anteriores, constituía a linha de defesa do sudeste de Quioto, capital do país, e foi palco de várias batalhas famosas. Por sua importância estratégica, ter ou não sucesso em cruzar o Rio Uji determinava a vitória ou a derrota de uma tropa. Seta, a área em frente ao local em que surge esse rio do lago, era outro ponto estratégico de defesa. Portanto, “atravessar o Rio Uji” e “transpor o Seta” possuem o mesmo significado: vencer definitivamente.
  2. Uma versão identifica Yasaburo como Saito Yasaburo (CEND, v. II, p. 89).

Material de apoio

Leia mais:

Terceira Civilização, ed. 608, abr. 2019, p. 63.

CEND, v. II, p. 89.

Aplicativo BS+.

Vídeo da reunião de palestra na Extranet.