Meu eterno juramento

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 03/01/2020 06:00

INCENTIVO DO LIDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

No próximo dia 19 de outubro, a BSGI completará sessenta anos de uma maravilhosa história. Uma história construída por todos os companheiros junto com o presidente Ikeda, desde a sua fundação, em 1960, quando estabeleceu aqui o primeiro distrito, chamado Brasil, em sua grande viagem pelo mundo. Na ocasião, na reunião de partida do mais novo distrito, Ikeda sensei proferiu as seguintes palavras:

O Brasil está prestes a viver a alvorada do kosen-rufu. Eu vim ao Brasil com o intuito de fundar o primeiro distrito fora do Japão… Isso significa que o Brasil tem a missão de atuar como pioneiro do kosen-rufu mundial. (Nova Revolução Humana, v. 1, cap. “Desbravador”, p. 233)

A partir de então, Ikeda sensei visitou o Brasil em mais três ocasiões: 1966, 1984 e 1993, proporcionando um desenvolvimento concreto da BSGI e estabelecendo uma sólida base do movimento pelo kosen-rufu em nosso país. Ao longo dessa trajetória, em várias ocasiões nosso mestre nos distinguiu com poemas, homenagens, além de centenas de mensagens enviadas para a organização. Compartilho alguns desses momentos em que foram consolidadas as eternas diretrizes do kosen-rufu do Brasil.

Em 1985, quando comemorávamos o jubileu de prata, recebemos a denominação de “Modelo do Kosen-rufu Mundial”. Já em 21 de fevereiro de 1987, Ikeda sensei dedicou o poema A Longa e Distante Correnteza do Amazonas. Nele, o presidente Ikeda relembra a sua terceira visita ao Brasil retratando com emoção o momento em que entrou no Ginásio do Ibirapuera, no dia 25 de fevereiro de 1984.

Em 1995, a BSGI iniciava o Ano da Glória e do Progresso Dinâmico, e numa mensagem Ikeda sensei dedicou-lhe a diretriz de “BSGI Invencível e de Contínuas Vitórias”. Em 22 de julho de 2001, ele ofereceu para todos nós o poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!, cujos versos se tornaram importantes diretrizes rumo o ano de 2010 e ao futuro da organização. O presidente Ikeda exprimiu a sua expectativa no seguinte trecho do poema:

Meus amigos! No futuro do Brasil não cabe nem pessimismo nem desilusão. No horizonte de sua jornada fulgura sem fim o azul do céu profundo de glórias e esperanças. (…) Avancemos juntos na marcha alegre e vitoriosa ao compasso de união incomparável rumo ao ano 2010 — Cinquentenário do Kosen-rufu do Brasil!

Exatamente, em novembro de 2010, a BSGI cumpriu essa diretriz alcançando um resultado inédito, consolidando o Bloco Monarca em todas as organizações do Brasil.

Na passagem do 55º aniversário de fundação da organização, recebemos as seguintes palavras:

A BSGI, que superou e venceu todos os “três obstáculos e quatro maldades” em exato acordo com os escritos sagrados e veio expandindo cada vez mais a sua “legião da esperança”, é a “capital do monarca dos seres humanos”. A BSGI, que mais do que qualquer outra organização desenvolveu com afeto e jovialidade pessoas valorosas dos mais diversos potenciais e capacidades e faz com que cada vida brilhe com o melhor de sua habilidade, é o “jardim das cerejeiras, ameixeiras, pessegueiros e damasqueiros. (Brasil Seikyo, ed. 2.295, 17
out. 2015, p. A3)

Podemos afirmar que a gloriosa história dos sessenta anos da BSGI é, sem dúvida, resultado da dedicação abnegada de Ikeda sensei e da solidariedade dos membros, que se comprometem e lutam em prol do nobre ideal do kosen-rufu juntos com o Mestre!

Vamos manifestar nossa eterna gratidão a Ikeda sensei e à sua esposa, Kaneko, com o sentimento de “conquistar a minha felicidade e de toda a família”. Também vamos assinalar com todos os companheiros do bloco um novo e vigoroso avanço rumo ao 90º aniversário de fundação da Soka Gakkai em 18 de novembro próximo, e celebrarmos a vitória com muita saúde e felicidade.

Miguel Shiratori

Presidente da BSGI