Recitar Nam-myoho-renge-kyo é fonte de ilimitada esperança

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/10/2020 18:04

EM DIA

  1. DAISAKU IKEDA

Atualmente, os jovens Soka do mundo estão dando uma nova partida com o coração embalado por estimulantes canções.

Reprodução/Foto-RN176 Foto da  Editora Brasil Seikyo – BSGI    

Livres de restrições ou de velhas maneiras de fazer as coisas, jovens de mente brilhante podem abrir novos caminhos, traçar novos rumos, valendo-se da engenhosidade e da criatividade que lhes são próprias, com total liberdade e de coração aberto.

Fazendo um retrospecto, lembro-me de que o curso de aprimoramento dos jovens, realizado ao ar livre em Hikawa, região ao extremo oeste de Tóquio, em setembro de 1954, também foi algo inédito, extraordinário e inovador.

Até hoje, com muita saudade, posso ouvir todos nós, participantes, cantando as canções da Soka Gakkai sentados com Toda sensei ao redor da fogueira.

Nos dias atuais, Hikawa, profundamente impregnada com as lembranças de mestre e discípulo, é o local do nosso Centro de Treinamento dos Jovens de Hikawa de Tóquio. Recordo-me de uma visita que fiz em setembro de 1995, há um quarto de século, logo após o centro passar por uma grande reforma. Mantive diálogos informais com os membros do Bairro Geral de Ome (que abrange Hikawa) e de outras partes da Área No 2 de Tóquio, louvando-os por seus dedicados esforços.

Quando perguntei se havia algum produto especial pelo qual sua região fosse famosa, fez-se uma breve pausa de hesitação até que alguém finalmente respondeu: “Nosso delicioso konnyaku!”.1 Todos caíram na gargalhada [diante da menção desse alimento tradicional, porém modesto].

— Vamos torná-lo um lugar famoso pelo daimoku! — sugeri.

— Construamos aqui o mundo ideal do kosen-rufu!

Então, pondo o daimoku em primeiro lugar, eles vêm prestando contribuições para a comunidade, promovendo a confiança em relação ao nosso movimento, cultivando pessoas capazes e trabalhando juntos em harmonia pela prosperidade de sua terra natal.

Nichiren Daishonin expressa: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?” (CEND, v. I, p. 431).

Aqueles que consistentemente recitam Nam-myoho-renge-kyo jamais são derrotados. Membros do Japão e do mundo todo estão demonstrando o colossal poder benéfico da Lei Mística. Recitar Nam-myoho-renge-kyo é fonte de ilimitada esperança.

O lema das integrantes da nossa Divisão Feminina do Brasil é “Muito Mais Daimoku!”. Elas triunfaram sobre todos os obstáculos com a oração movida pela determinação de tornar possível o impossível.

Em meio à pandemia da Covid-19, com as destemidas integrantes da Divisão Feminina na vanguarda, nossos membros ao redor do mundo vêm orando com firmeza ainda maior. A soma do daimoku conjunto deles alcança proporções realmente astronômicas. O benefício descomunal decorrente disso, com certeza, envolverá e criará um impacto positivo em toda a humanidade numa dimensão vasta e profunda.

о о о

Em setembro de 1956, logo após a Campanha de Osaka,2 na qual atingimos o que parecia ser impossível, Toda sensei solicitou-me que começasse uma nova campanha pelo kosen-rufu, preparasse o terreno para dar uma guinada no desenvolvimento da Soka Gakkai. Imediatamente, assegurei-lhe que o faria. Com a perfeita sintonia entre mestre e discípulo, iniciou-se a histórica Campanha de Yamaguchi.3

Hoje, os jovens que compartilham do meu espírito como se fosse o deles estão engajados num eletrizante esforço em prol do kosen-rufu mundial. Em O Grande Mal e o Grande Bem, Nichiren Daishonin declara: “Quando o bodisatva Práticas Superiores [o líder dos bodisatvas da terra] emergiu da terra, não o fez bailando?” (CEND, v. II, p. 387).

Nossa rede de jovens bodisatvas da terra — bailando vibrantemente no palco da sociedade global — contém a coragem para dissipar a ansiedade, o compromisso conjunto de não deixar ninguém para trás e a resiliência para superar todas as adversidades e abrir o caminho para um futuro mais radiante.

Com o rugido do leão do nosso daimoku, como integrantes da família Soka, ressoando de forma ainda mais poderosa, convertamos a vindoura Convenção Mundial dos Jovens (realizada em 27 de setembro) num auspicioso marco de grande esperança divisor de águas no século 21!

о о о

Estou orando fervorosamente pela proteção de todos, em particular pelas pessoas das ilhas de Okinawa, Amami, Kyushu e da Coreia, em virtude dos alertas cada vez mais prementes em relação ao Tufão Nº 10 (Tufão Haishen).

Notas:

  1. Konnyaku: Também conhecido como konjac. Alimento gelatinoso produzido a partir da raiz da planta homônima. Geralmente possui uma cor acinzentada salpicada e tem consistência um tanto quanto borrachenta.
  2. Campanha de Osaka: Em maio de 1956, os membros de Kansai, unindo-se em torno do jovem Daisaku Ikeda, que havia sido enviado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, para apoiá-los, obtiveram a adesão de 11.111 famílias à prática do Budismo de Nichiren Daishonin Daishonin. Nos pleitos eleitorais realizados dois meses depois, em julho, o candidato apoiado pela Soka Gakkai em Kansai conquistou uma cadeira na Câmara Alta, um feito considerado impossível na época.
  3. Campanha de Yamaguchi: Campanha de propagação que se desenrolou durante um período de três meses, de outubro a novembro de 1956 e janeiro de 1957. Sob instrução do presidente Josei Toda, o jovem Daisaku Ikeda viajou para a província de Yamaguchi e lançou um esforço sem precedentes para assentar o caminho para o desenvolvimento do movimento pelo kosen-rufu naquela localidade. No fim de setembro de 1956, pouco antes da instauração da campanha, a Soka Gakkai possuía 459 famílias afiliadas à organização em Yamaguchi. No fim de janeiro de 1957, esse número havia aumentado quase dez vezes, atingindo 4.073 famílias.

Fonte:

Extraído da série “Construindo a Nova Era Junto com o Mestre”, publicada no jornal Seikyo Shimbun em 5 de setembro de 2020.