ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/10/2020 18:19
ESPECIAL
Aprender com a Nova Revolução Humana | volume 16
HIROMASA IKEDA
VICE-PRESIDENTE DA SGI
No dia 11 de fevereiro de 2020, celebramos o 120º aniversário de nascimento do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Num ensaio publicado na edição do Seikyo Shimbun de 7 de fevereiro deste ano, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, escreveu que, ao se encontrar e realizar diálogos com importantes pensadores da mesma geração que Toda sensei nos últimos anos da vida deles, todos expressavam a grande expectativa de que a SGI edificasse um futuro repleto de esperança.
Vários diálogos do presidente Ikeda com acadêmicos e intelectuais contemporâneos do seu mestre foram publicados em livro; entre os quais, Direitos Humanos no Século 21, com o presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde; A Noite Clama pela Alvorada, com o historiador de arte francês, René Huyghe; e A Lifelong Quest for Peace [Busca Vitalícia pela Paz], com o Dr. Linus Pauling, laureado duas vezes com o Prêmio Nobel, um de Química e outro da Paz.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Logo no início de sua vasta jornada de diálogos, deram-se suas interlocuções com um dos maiores historiadores do século 20, o professor Arnold J. Toynbee [que ocorreram ao longo de dez dias em Londres, em maio de 1972 e em maio de 1973]. Em março de 2020, assinalam-se 45 anos desde que esse diálogo, intitulado Choose Life (Escolha a Vida), foi publicado em japonês.
O capítulo “Diálogo”, do volume 16, do romance Nova Revolução Humana, descreve de modo minucioso as conversas entre o Prof. Toynbee e Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda na obra]. A diferença etária entre Shin’ichi e Toynbee, que era quase dez anos mais velho que o presidente Josei Toda, significava que tinham idade para ser pai e filho. Shin’ichi aceita o convite para realizar um diálogo com ele por sentir que “talvez Toynbee o tivesse escolhido especificamente para transmitir-lhe seu legado espiritual para o século 21” (p. 102).
Shin’ichi reconhece a necessidade urgente de “esforços combinados das mentes mais brilhantes do mundo” (Ibidem) para oferecer à humanidade um caminho claro para a paz no período das três últimas décadas do século 20.
Os diálogos abrangem ampla gama de temas, incluindo debates sobre o papel da religião. Toynbee expressa sua opinião de que as ameaças à existência humana só podem ser superadas por meio de “uma revolução espiritual no âmbito do indivíduo” (p. 138), transmitindo a grande esperança que ele deposita no movimento de revolução humana promovido pela Soka Gakkai.
Em sua obra An Historian’s Approach to Religion [A Perspectiva de um Historiador sobre a Religião], Toynbee discute as razões que propiciaram a crescente disseminação do cristianismo no mundo todo. Ele observa que a dedicação às necessidades das massas ajudou a estabelecer uma base sólida nos anos iniciais da religião, o que, por sua vez, acarretou sua rápida expansão.
Da mesma maneira, a base para a propagação mundial da Soka Gakkai se assentava na infinidade de experiências dramáticas de pessoas comuns, membros dos primórdios da organização que transformaram radicalmente sua vida apesar de serem ridicularizados, tachados de “bando de doentes e pobres”. Eles consideravam isso motivo de máximo orgulho.
A devoção à felicidade das pessoas simples do povo é o compromisso imutável da Soka Gakkai. Não importando quanto a época mude, jamais devemos nos esquecer desse ponto fundamental.
Sempre pensando nos membros
Convicto de que 1972 seria “um ano de extrema importância, determinante para definir o rumo do fluxo magnificente do kosen-rufu no futuro” (p. 10), Shin’ichi dedica todo o seu ser a encorajar os membros. O capítulo “Coração e Alma” narra seus esforços.
No dia 2 de janeiro de 1972, ocorre a primeira convenção de vários grupos universitários [abarcando estudantes e ex-alunos de universidades específicas]. Constatando que a maioria dos participantes estaria na faixa dos 50 anos no início do século 21, Shin’ichi solicita-lhes que assumam a responsabilidade pelo desenvolvimento futuro do kosen-rufu: “Confio o século 21 a vocês. Essa época será decisiva” (p. 27).
Em 15 de janeiro, ele participa de uma sessão de fotos comemorativa no bairro de Shinjuku, Tóquio, a qual foi dividida em treze tomadas. Entre cada uma delas, incentivava continuamente os membros da Divisão Sênior, da Divisão Feminina e da Divisão dos Jovens. Ao se dirigir aos jovens que festejavam o Dia da Maioridade,1 ele declara: “Não obstante o que aconteça, é importante que nunca abandonem sua fé no Gohonzon nem deixem a Soka Gakkai. Eles são o caminho da verdadeira felicidade” (p. 39).
Shin’ichi pensa o tempo todo no que poderia fazer para inspirar os membros, ajudá-los a se tornar líderes capazes e dignos de confiança e assegurar que, haja o que houver, eles continuem a trilhar o caminho da felicidade absoluta sem jamais abandonar a fé. O espírito fundamental no âmago de suas ações é a unicidade de mestre e discípulo, pois a voz do presidente Josei Toda ecoa constantemente dentro do seu coração. Como Ikeda sensei escreve: “Contanto que consigamos manter o exemplo de nosso mestre vivo em nossos corações, poderemos triunfar sobre nossas fraquezas pessoais” (p. 13).
Ao visitar Okinawa em janeiro de 1972, ele incentiva um dos líderes: “Aqueles que trilham o caminho de mestre e discípulo do kosen-rufu jamais se verão num impasse. Por experiência própria, concluí que, quando seu espírito se une completamente com o seu mestre, uma força ilimitada irrompe” (p. 45).
Shin’ichi dá tudo de si para gravar o espírito de mestre e discípulo no coração de cada pessoa que encontra. Alinhando nosso coração com o do Mestre, avancemos ao mesmo tempo em que mantemos “um diálogo diário em nosso coração” (p. 44) com ele.
Benefício ilimitado e eterno
O capítulo “Esvoejar” registra a história do Grande Templo Primordial,2 cuja construção foi finalizada em outubro de 1972. Com a conclusão dessa obra, a Soka Gakkai ingressou na segunda etapa do movimento pelo kosen-rufu.
Alguns anos antes, por ocasião da cerimônia de assentamento da pedra fundamental [realizada em 12 de outubro de 1967], Shin’ichi selou o juramento oficial, expressando sua profunda decisão em relação ao kosen-rufu:
É vital que nós, os discípulos de Nichiren Daishonin nos Últimos Dias da Lei, firmemos o sólido juramento de dedicar o máximo de nosso empenho à propagação dos ensinamentos do budismo dia após dia, mês após mês, e ano após ano com nossos olhos sempre voltados para a concretização mais breve possível desse objetivo. (p. 207)
No discurso que proferiu na cerimônia de conclusão [no dia 1º de outubro de 1972], Shin’ichi reitera que o Grande Templo Primordial [Sho-Hondo] não consistia num “símbolo de autoridade religiosa, mas um prédio cuja existência era dedicada ao bem de todas as pessoas” (p. 219). Ele acrescenta que constituiria “um palácio religioso do povo, onde seriam oferecidas orações fundamentadas no respeito à dignidade da vida” (p. 220). Em outras palavras, o Grande Templo Primordial fora construído para o povo, e seu propósito fundamental era apenas e tão somente a concretização do kosen-rufu.
Meros vinte e seis anos após a sua conclusão, o Grande Templo Primordial foi demolido por Nikken Abe,3 pisoteando explicitamente a sinceridade de 8 milhões de praticantes que haviam contribuído para a sua construção. Embora o prédio não exista mais, o benefício e a boa sorte acumulados pelos membros da Soka Gakkai que ofereceram doações sinceramente serão “infinitos e perenes”.
O desenvolvimento atual da Soka Gakkai como uma organização budista internacional representa uma prova desse fato. Em novembro de 2013, foi concluído o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, em Shinanomachi, Tóquio. A dedicatória do presidente Ikeda no monumento situado no saguão é a seguinte:
Esta sublime fortaleza, dedicada ao juramento conjunto de mestre e discípulo, é um local para o oferecimento de profundas orações pela concretização de um mundo pacífico, por meio da propagação dos ensinamentos e ideais humanísticos do Budismo Nichiren. Trata-se de um lugar para renovar a decisão de sermos vitoriosos em conquistar nossa revolução humana pessoal, intrépidos diante de todos os obstáculos e desafios, e de ajudar os outros a fazerem o mesmo.
O propósito do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu é que os membros o visitem e orem pela paz mundial, pela sua própria felicidade e segurança e dos outros, e também ratifiquem seu juramento pelo kosen-rufu. Esse é o significado das cerimônias realizadas lá.
Na mensagem enviada para a reunião comemorativa celebrando a conclusão do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu [ocorrida em 8 de novembro de 2013], o presidente Ikeda declarou: “O ‘grande desejo do kosen-rufu’ e a ‘vida do estado de buda’ formam um único corpo. Quando se vive em prol deste juramento, a pessoa se torna ainda mais respeitável, ainda mais forte e ainda mais grandiosa”.4
Independentemente da época, não há alegria ou honra maior para nós do que ter uma existência alicerçada no juramento de lutar em união ao lado do nosso mestre, da Soka Gakkai e dos nossos companheiros.
Principais trechos
Quando uma pessoa finalmente se levanta na fé, aqueles que mais se alegram e recebem os maiores benefícios são os amigos delas, as pessoas que cuidaram dela, oraram por ela e não pouparam esforços para apoiá-la. (“Coração e Alma”, p. 20)
É importante ser otimista e enxergar o lado bom das coisas, avançando constantemente. Há ocasiões em que, embora tenham orado por algo, a situação não se desenrola como desejam. Lembrem-se, entretanto, que sempre existe um motivo. No fim, sentirão realmente que tudo ocorreu da melhor forma. (“Coração e Alma”, p. 32)
Qual o nosso maior tesouro, do qual podemos nos orgulhar no mundo todo? É a Divisão Feminina. Em nenhum outro lugar se pode encontrar um grupo de mulheres dedicadas à justiça e à felicidade das pessoas que seja tão puro e tão forte. (“Coração e Alma”, p. 53)
Os ensinamentos que abraçamos se evidenciam por meio de nosso caráter e nosso comportamento. O fato de o Budismo Nichiren ter se tornado uma religião mundial e se propagado a nações de todo o globo deve-se inteiramente ao comportamento e às ações daqueles que o praticam. (“Diálogo”, p. 112)
Qualquer feito grandioso é a soma total de inúmeros passos muito bem analisados, testados e comprovados, cada um deles executados à perfeição. (“Esvoejar”, p. 211)
Resumo do conteúdo
Coração e Alma
A partir do início de 1972, Shin’ichi se dedica a oferecer orientações a universitários e membros de vários bairros de Tóquio, assim como para membros de Okinawa e de outras províncias.
Diálogo
Shin’ichi parte para uma viagem pela Europa e Estados Unidos. Em maio, encontra-se com o historiador britânico Arnold J. Toynbee na casa dele em Londres. O diálogo deles engloba diversos temas, como a natureza da civilização e da religião, abrangendo cerca de 40 horas num período de dois anos, sendo posteriormente publicado em inglês com o título Choose Life (Escolha a Vida).
Esvoejar
Em julho, Shin’ichi encoraja membros de áreas assoladas por chuvas torrenciais. Em 12 de outubro, concluem-se as obras do Grande Templo Primordial (Sho-Hondo). Vinte e seis anos mais tarde, o prédio é demolido por Nikken Abe, que reivindicava legitimidade como sumo prelado da Nichiren Shoshu.
Notas:
- Dia da Maioridade: Feriado anual japonês para comemorar a maioridade daqueles que completam 20 anos entre 2 de abril do ano anterior e 1º de abril do ano corrente. Tradicionalmente celebrado no dia 15 de janeiro, a partir do ano 2000, foi designado para a segunda segunda-feira de janeiro.
- Grande Templo Primordial (Sho-Hondo): Em outubro de 1972, ficou pronto o Grande Templo Principal, conhecido como Grande Templo Primordial (Sho-Hondo), no templo principal (Taiseki-ji) da Nichiren Shoshu, na província de Shizuoka. O projeto de construir esse prédio para servir como o supremo santuário indicado por Nichiren Daishonin foi iniciado por Shin’ichi Yamamoto e custeado por doações de um número incalculável de praticantes. Destinava-se a ser um imenso edifício onde pessoas comuns poderiam se reunir para orar pela paz e pela prosperidade de toda a humanidade. No mesmo mês de sua conclusão, membros de todas as partes do mundo viajaram até o Sho-Hondo para participar da magnífica cerimônia de inauguração.
- Nikken Abe: Reivindicava legitimidade como o 67º sumo prelado da Nichiren Shoshu.
- Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1.
Traduzido do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai, edição de 26 de fevereiro de 2020.