Atenção ao tesouro do corpo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/10/2020 04:50

REDAÇÃO

 Vacinas — maneiras eficazes de evitar doenças e cuidar melhor da saúde de toda a sociedade

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de desenho humano de ilustrativo Editora Brasil Seikyo – BSGI

O mundo está à espera de uma vacina. A expectativa para a chegada de imunização contra a Covid-19 é enorme e o tema é notícia em todo o mundo. No Brasil, segundo o Google, buscas pelos termos que envolvem vacina seguem em franco crescimento desde março — quando a pandemia chegou ao país. Mas você realmente sabe quais os benefícios de estar com a vacinação em dia?

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças — possibilitando o desenvolvimento da chamada “memória imunológica” —, produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses micro-organismos. Dessa forma, a resposta à infecção real será mais rápida e eficaz.

Para explicar mais sobre o tema e tirar dúvidas, Brasil Seikyo conversou com um dos maiores especialistas em vacina do mundo, Dr. Akira Homma, que faz parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Homma é doutor em ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também possui pós-graduação em virologia pela Baylor College of Medicine (Estados Unidos) e graduou-se em medicina veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com o especialista, vacinas são tão seguras que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece seus benefícios e impactos positivos para todo o mundo. “A OMS considera os benefícios da vacina e suas campanhas tão importantes para a população mundial quanto a água potável é para a sobrevivência humana”, disse.

O Brasil é referência mundial em sistema de erradicação de doenças pelas vacinas. Homma afirma que o país precisa do apoio da população brasileira para manter a imunização de todos e, consequentemente, uma saúde coletiva equilibrada. “Não há por que temer. No Brasil, erradicamos doenças que existem em países mais ricos, por exemplo. O processo de pesquisa para produzir uma vacina é extenso e muito minucioso. A qualidade e a segurança delas estão em primeiro lugar em qualquer projeto de desenvolvimento e produção”.

No entanto, apesar de toda a segurança, a cobertura vacinal na população caiu nos últimos anos. O Dr. Akira reflete: “Com o sucesso das campanhas no passado, a população não vê surtos de doença tão frequentes como costumava ser. As pessoas acabam relaxando e deixando de se vacinar. Isso é um erro grave! E precisamos de um grande esforço para reverter esse quadro”.

A vacina é um dos maiores alvos de notícias falsas, fake news. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que somente este ano, entre setembro e outubro, houve um aumento de 730% no número de vídeos publicados em redes sociais sobre o tema. Em sua maioria, criticam a vacinação e fazem falsas acusações sobre os malefícios que ela traria.

Para tentar reverter esse quadro, instituições renomadas, como a Fiocruz e o Instituto Butantã, têm feito campanhas para desmentir os boatos. O Ministério da Saúde, por exemplo, tem uma página na internet e um telefone exclusivo para informar a população sobre fake news.

Ao ser perguntado de que forma podemos apoiar na mudança dessa situação, o Dr. Akira esclarece: “Os benefícios da vacina são sempre muito maiores do que os riscos. Não acredite em tudo que você lê, busque sempre informações em fontes confiáveis. Precisamos lembrar que a vacina existe principalmente para prevenir doenças e, consequentemente, prolongar a vida. Ao se vacinar, você está cuidando daqueles que você ama”.

Combate a fake news

Ministério da Saúde:

Tel.: (61)99289-4640 (funciona como WhatsApp)

https://antigo.saude.gov.br/fakenews/