ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/11/2020 08:17 ESPECIAL
No mês em que se comemoram noventa anos de fundação da Soka Gakkai, Brasil Seikyo traz uma reflexão sobre a atuação do educador Tsunesaburo Makiguchi e seu sistema pedagógico da criação de valor, base para o estabelecimento da organização
DA REDAÇÃO
Tsunesaburo Makiguchi nasceu no Japão em 6 de julho de 1871. Naquele período, o país vivia uma série de disputas com a China, e o povo sofria as consequências desse embate. Makiguchi se tornou educador e, aos poucos, desenvolveu um pensamento inovador que revolucionaria o ensino no Japão e no mundo.
Reprodução/Foto-RN176 Palestra Mestre Tsunessaburo Makiguti Educador Pedagogista e Criador da Teoria Pedagógica em “Teoria da Criação de Valor”, e o Pioneiro e Fundador da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Por volta de 1920, conheceu Josei Toda, também professor, que mais tarde se tornaria seu discípulo. Em 1928, quando já trabalhava como diretor de uma escola de educação infantil, converteu-se ao Budismo de Nichiren Daishonin por intermédio de outro diretor escolar.
Em 1929, entre tantas atividades, Tsunesaburo Makiguchi começou a participar de um grupo de educadores, cuja maioria era formada por jovens. Numa tarde daquele mesmo ano, foi ao encontro de Josei Toda e expôs o objetivo de sua teoria educacional.
No ano seguinte, em 18 de novembro de 1930, publicou a obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], na qual explora a teoria de que a felicidade é alcançada quando se vê o aluno como personagem central da educação. Ele tinha como editora a Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor), e dessa forma era apresentada ao mundo a predecessora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor].
A obra lançada, que visava sistematizar a teoria de Makiguchi, era composta por quatro volumes, dos quais o segundo, Teoria do Valor (Kachi Ron), é considerado o pilar sobre o qual o educador desenvolveu seu sistema pedagógico.
O próprio Makiguchi sensei se mostrava surpreso com a façanha de materializar algo de tamanha importância, conforme registrou em sua última carta escrita na prisão:
Estou lendo avidamente a obra de Kant. Quando reflito sobre o fato de eu ter conseguido escrever Kachi Ron (Teoria do Valor), uma teoria que os eruditos de séculos passados [desde a época de Immanuel Kant] buscaram em vão, e que a associei ao Sutra do Lótus (a Lei Mística) e pude fazer com que milhares de pessoas concretizassem a prova real, surpreendo-me com minha própria conquista. É natural, portanto, que os três obstáculos e quatro maldades me ataquem; é isso o que o sutra declara.1
Certa ocasião, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, relembrou as primeiras impressões públicas de Suketoshi Tanabe2 (1894–1962), ex-palestrante da Universidade do Japão, sobre esse importante estudo de Makiguchi:
Quando o diretor de uma escola primária chamado Jean Henry Fabre (1823–1915) escreveu uma obra intitulada Souvenirs Entomologiques (Memórias Entomológicas),3 o ministro da Educação francês visitou-o em nome da França, um país conhecido por sua cultura, e externou pessoalmente a sua estima. Hoje, no Japão, um diretor de escola primária chamado Tsunesaburo Makiguchi apresentou seu sistema pedagógico da criação de valor — uma grandiosa teoria de importância mundial. E como o Japão lhe retribuirá?4
O próprio Ikeda sensei certa vez respondeu a essa pergunta: “A prisão”. Junto com seu discípulo, Josei Toda, Tsunesaburo Makiguchi foi preso por não aceitar as ordens do governo militarista japonês da época, que tentava impor à Soka Gakkai que aceitasse o talismã xintoísta. A mesma ordem foi imposta a outras religiões e ao próprio clero budista, que prontamente o adotaram, não sofrendo nenhum tipo de represália.
Josei Toda foi libertado em julho de 1945, porém Tsunesaburo Makiguchi faleceu um ano antes, na prisão, em defesa de sua crença. Por outro lado, considerando as dimensões que a Soka Gakkai conquistou, é fato que, anos mais tarde, o mundo retribuiria todos os esforços desse grandioso educador, com reconhecimento, respeito e consideração.
Mas o que é essa teoria exposta por Makiguchi?
Em sua raiz educacional, o objetivo do sistema pedagógico da criação de valor era possibilitar que todas as crianças conquistassem a felicidade por meio de seus próprios esforços. E se desenvolvessem a ponto de, quando adultos, se tornarem pessoas independentes. Makiguchi sentia a necessidade de basear esse pensamento em uma filosofia que dignificasse o ser humano. Ao conhecer o Budismo de Nichiren Daishonin (1928), percebeu que havia encontrado a base para aprimorar sua teoria.
Observando de forma ampla, baseia-se profundamente na observação da realidade da sociedade e no empenho em potencializar os aspectos positivos, assim como trabalhar para desenvolver outros não tão positivos. O foco é o ser humano produzir causas positivas — não somente para si, mas para toda a sociedade.
Belo, benefício e bem
Um importante conceito elucidado na teoria de Makiguchi sensei se refere aos valores do belo, do benefício e do bem — três importantes fatores que contribuem para o fortalecimento do indivíduo e da sociedade. A ideia é que, por meio dessa orientação formulada por Makiguchi, cada ser humano possa se tornar feliz e ajudar no desenvolvimento de pessoas valorosas. O presidente Ikeda afirma:
Não existe outra forma de trazer felicidade à humanidade. O conceito de “criação de valor” (Soka) formulado por Makiguchi focaliza o valor do belo, do benefício e do bem. Esses são apenas nomes alternativos para felicidade. Portanto, a SGI é uma organização dedicada a criar felicidade, um grupo para aprender o “caminho” de criar felicidade.5
O objetivo da vida de Tsunesaburo Makiguchi foi a busca de um sistema para que todas as pessoas se tornassem felizes. Com seu conceito de valor, conseguiu apresentar ao mundo uma organização que age para que as pessoas descubram seu elevado potencial e sejam grandes agentes sociais. O ideal do professor Makiguchi extrapolou a educação e culminou num grandioso movimento global pela paz.
De mestre para mestre
Vamos relembrar três momentos em que o presidente Ikeda se referiu a Makiguchi sensei.
“Em 1928, Makiguchi encontrou o budismo. O budismo pode ser considerado uma filosofia de educação popular, uma vez que reconhece e busca desenvolver a sabedoria inerente em todos os seres humanos. Makiguchi sentiu que tinha encontrado no budismo os meios pelos quais poderia concretizar os ideais que havia buscado durante toda a sua vida — um movimento pela reforma social por meio da educação.” (NRH, v. 3, p. 225)
“O critério fundamental do valor, na visão de Makiguchi, é se algo acrescenta ou deprecia, ou se desenvolve ou se retarda a condição humana. O objetivo máximo da educação Soka é criar pessoas de caráter que se empenhem continuamente pelo ‘grande bem’ da paz, que se comprometam a proteger a dignidade da vida e que sejam capazes de criar valor até mesmo sob as mais difíceis circunstâncias.” (Brasil Seikyo, ed. 1.384, 28 set. 1996)
“O presidente Makiguchi adotou o Gosho como seu mestre, enfrentando enormes perseguições e revitalizando o budismo num período em que a prova da existência da Lei corria o risco de ser extinta. Seus esforços revelam que ele era um visionário e pioneiro realmente extraordinário. Makiguchi foi, sem dúvida, um legítimo mestre do budismo na época atual.” (NRH, v. 2, p. 216)
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.629, 24 nov. 2011.
- Suketoshi Tanabe foi um importante sociólogo japonês. Nasceu em Kushiro, Hokkaido, em 15 de março de 1894, e faleceu em 25 de janeiro de 1962.
- Obra pioneira do renomado entomologista francês Jean Henri Fabre, que detalha o comportamento e a anatomia dos insetos — edição escrita em linguagem simples. Uma tradução desse livro obteve grande popularidade no Japão.
- Brasil Seikyo, ed. 1.297, 19 nov. 1994.
- Brasil Seikyo, ed. 2.415, 14 abr. 2018.