“Alegria indescritível”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/11/2020 08:25

EDITORIAL

Tsunesaburo Makiguchi, professor, educador e pai da Soka Gakkai, ao se encontrar com o Budismo de Nichiren Daishonin, afirmou:

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

 Com uma alegria indescritível, mudei completamente o modo como vivi por quase sessenta anos. (…) A ansiedade decorrente de buscar no escuro respostas para a vida dissiparam completamente [assim que comecei a praticar o Budismo Nichiren], e minha reserva e timidez inatas desapareceram. Meus objetivos na vida se tornaram cada vez mais sublimes e elevados, e meus medos foram diminuindo gradualmente. (Brasil Seikyo, ed. 2.393, 28 out. 2017, p. B2)

Ao longo de sua vida, Makiguchi sensei vinha desenvolvendo ideias sobre como a educação poderia contribuir para expandir a capacidade dos alunos de criar valor, isto é, de ser feliz, a partir dos desafios e das oportunidades da própria vida. Quando encontrou o budismo, ele ampliou sua consciência e percebeu que era capaz de empreender ações para a transformação de toda a sociedade.

Aos 60 anos, o primeiro presidente da Soka Gakkai usou a expressão “uma alegria indescritível” para descrever seu sentimento com a prática budista, ao descobrir uma filosofia capaz de transformar a si e a sociedade.

Sobre esse episódio, Ikeda sensei diz que é exatamente esse o benefício da prática do Budismo Nichiren:

É por meio da fé profunda e sólida que conseguimos elevar e expandir a alegria em nosso coração. Por essa razão, Makiguchi ensinou que não devemos permitir que algo destrua nossa alegria, nem permitir que alguém destrua nossa fé e prática budistas, a fonte de nosso alegre espírito e modo de vida. (Ibidem)

A matéria especial desta edição contará como os objetivos pessoais de um educador criaram o impulso para a edificação da maior organização leiga budista do mundo — a Soka Gakkai. Com “uma alegria indescritível”, façamos também dos nossos sonhos a fonte da transformação à nossa volta.

Ótima leitura!