ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 14/11/2020 09:10
EM DIA
- DAISAKU IKEDA
Recordo-me de uma conversa que tive com meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, o qual estimava os jovens mais que tudo. “Todos cresceram de forma esplêndida”, disse ele. Respondi-lhe: “Sim, eles realmente cresceram!”.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Trocamos essas palavras enquanto contemplávamos felizes o vibrante encontro dos jovens no Estádio Mitsuzawa, em Yokohama, no dia 8 de setembro de 1957. Foi também a data em que ele proferiu sua Declaração pela Abolição das Armas Nucleares.
Agora, decorridos 63 anos, houve a histórica Convenção Mundial dos Jovens (realizada dia 27 de setembro). Tenho certeza de que tanto Toda sensei como o presidente fundador, Tsunesaburo Makiguchi, se sentiriam extasiados em presenciar esse acontecimento.
No dia 3 de outubro, visitei o Memorial dos Mestres da Soka Gakkai (em Shinanomachi, Tóquio) e fiz gongyo com minha esposa, Kaneko. Desejava relatar aos meus dois predecessores o desenvolvimento inspirador dos nossos jovens bodisatvas da terra do mundo inteiro.
No local, uma caligrafia que eu havia inscrito está exposta como expressão de gratidão aos dois primeiros presidentes, com os dizeres: “Orgulho do Grande Caminho da Vitória”. Enquanto permaneci no memorial, orei sinceramente para que nossos preciosos sucessores e, de fato, todos os jovens que estiveram envolvidos de algum modo na recente convenção, continuem avançando com orgulho pelo grande caminho da vitória por toda a vida.
о о о
Nichiren Daishonin escreve o seguinte em alusão aos bodisatvas da terra: “Esses grandes bodisatvas [que emergiram da terra] são particularmente adequados para beneficiar as pessoas nos Últimos Dias da Lei, tal como peixes que estão familiarizados na água ou pássaros que voam livremente pelos céus” (WND, v. II, p. 551). (Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.384, 19 ago. 2017, p. A3).
Os bodisatvas da terra surgem voluntariamente na era degenerada dos Últimos Dias da Lei, com base em seu juramento. Eles se empenham em superar qualquer obstáculo, não obstante as circunstâncias, abrir o caminho do kosen-rufu e conduzir todas as pessoas à felicidade e à paz mundial.
Demonstrando sua verdadeira força como bodisatvas da terra, mestres e discípulos Soka vêm assumindo desafios descomunais e criando valor com firmeza e perseverança.
A Campanha de Osaka,2 por exemplo, deu-se em meio a uma tempestade feroz de calúnias e de insultos, ódio e inveja.
Seguindo a minha liderança, os companheiros de Kansai partiram com coragem e bravura, determinados a abrir novos caminhos. Durante a minha estada em Kansai, visitava os membros, mesmo para vê-los brevemente. Ouvia suas angústias e os encorajava de todo o coração para que se levantassem na fé ao meu lado. Esforçava-me para falar com quantas pessoas pudesse, ainda que fosse para oferecer somente algumas palavras de incentivo, possibilitando que formassem um vínculo com o budismo.
Prezar integralmente cada pessoa — essa é a regra imutável para o kosen-rufu, no passado, presente e futuro.
Nichiren Daishonin afirma: “Quando uma pessoa realiza o único exercício da fé no Myoho-renge-kyo,3 não há um único benefício que deixe de se manifestar, e não há raízes do bem que deixem de operar em benefício dessa pessoa” (CEND, v. I, p. 138).
Lembremo-nos de que nossas atividades cotidianas da Soka Gakkai são o modo mais essencial não só para acumularmos o imensurável “tesouro do coração” (CEND, v. II, p. 112), mas também para concretizarmos o ideal de Daishonin de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”.
о о о
Se olharem para o céu amanhã à noite (no dia 6 de outubro), talvez possam ver Marte, o planeta vermelho, que, segundo ouvi dizer, se aproximará da Terra permanecendo a uma distância de 62,07 milhões de quilômetros. O astro prosseguirá brilhando intensamente até o início de novembro, como se desejasse celebrar o aniversário de fundação da nossa organização.
Dedicados à grande saga da propagação da Lei Mística, o ensinamento da unicidade do indivíduo e o universo, continuemos empreendendo esforços para construir um planeta pacífico a partir de onde nos encontramos neste exato momento, com o coração aberto e cuidando ao máximo da saúde.
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.865, 28 out. 2006, p. A2.
- Campanha de Osaka: Em maio de 1956, os membros de Kansai, unidos em torno do jovem Daisaku Ikeda, que havia sido enviado pelo segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, para apoiá-los, converteram 11.111 famílias à prática do Budismo Nichiren num único mês.
- Myoho-renge-kyo é escrito com cinco ideogramas chineses, ao passo que Nam-myoho-renge-kyo é escrito com sete (nam, ou namu, consistindo em dois ideogramas). Daishonin muitas vezes emprega Myoho-renge-kyo como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo em seus escritos.
Fonte:
Extraído da série “Construindo a Nova Era Junto com o Mestre”, publicada no jornal Seikyo Shimbun, em 5 de outubro de 2020.