Correnteza dourada por um mundo pacífico

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 14/11/2020 09:01

ESPECIAL

Soka Gakkai comemora noventa anos de fundação e propagação do Budismo de Nichiren Daishonin, partindo para o centenário em 2030

DA REDAÇÃO

A origem da Soka Gakkai remonta à relação de mestre e discípulo entre o primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, e o segundo presidente, Josei Toda. Ambos eram educadores.

Reprodução/Foto-RN176 No centro Dr. Daisaku Ikeda, ele  é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o terceiro mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI a direita o seu ex-mestre o educador e pacifista Josei Toda o segundo presidente da Soka Gakkai e a esquerda o seu ex-mestre Tsunessaburo Makiguti educador pedagogista e criador da teoria pedagógica em “teoria da criação de valor”, e o pioneiro e fundador da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Makiguchi nasceu em 6 de junho de 1871, na cidade de Kashiwazaki, província de Niigata. Na adolescência, mudou-se para Hokkaido, norte do Japão, para trabalhar e manter seus estudos. Após a formatura, tornou-se professor.

Após vários anos lecionando, mudou-se para Tóquio e, em 1903, publicou sua primeira obra, Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana]. Posteriormente, exerceu a função de diretor em diversas escolas de ensino fundamental da cidade.

Por sua vez, o professor Josei Toda nasceu em 11 de fevereiro de 1900, na cidade de Kaga, província de Ishikawa. Por volta de 1902, sua família migrou para a Vila de Atsuta, em Hokkaido. Após a conclusão dos estudos na escola fundamental superior (equivalente ao ensino médio), ele estudou de forma autodidata enquanto trabalhava, conseguindo obter a certificação como professor e, então, começou a trilhar o caminho de educador em Yubari, Hokkaido.

Desde essa época, Toda sensei buscava seriamente um mestre para seguir na vida. Ao mudar-se para Tóquio, conheceu Makiguchi, que já atuava como diretor de escola fundamental, e simpatizou-se com suas ideias. Makiguchi sensei estava com 48 anos e Toda sensei, 19 anos. Pouco tempo depois, passaram a trabalhar juntos como educadores. Considerando-o como seu mestre, Josei Toda apoiou-o sob todos os aspectos.

O professor Makiguchi refinou suas teorias educacionais e as aplicações práticas destas. Ele almejava a consolidação de um sistema educacional que possibilitasse todas as crianças a conquistar a felicidade com as próprias mãos e se desenvolver como adultos independentes.

Ele desenvolveu sua própria base educacional e procurou aprofundar a teoria de valor para ser seu alicerce. Nesse meio-tempo, conheceu o Budismo de Nichiren Daishonin, que revela o princípio da transformação da vida por meio da qual toda pessoa pode se tornar agente de criação de valor na sociedade, bem como a prática fundamental para essa realização. Assim, em 1928, aos 57 anos, converteu-se ao Budismo Nichiren. O professor Josei Toda, seguindo seu mestre, também se converteu.

Em 18 de novembro de 1930, publicaram em conjunto o primeiro volume do livro Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. Eles decidiram chamar a editora de Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], predecessora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor] e formaram um grupo para empreender atividades educacionais e religiosas, o embrião da Soka Gakkai.

A visão de Makiguchi passou por grande mudança nesse período após a sua conversão ao budismo. Seu interesse por essa filosofia era tão grande que passou a se dedicar totalmente às atividades da Soka Gakkai. Ele via nela a possibilidade de propagar seus ideais humanísticos em prol da educação.

Em 1935, o estatuto da Sociedade Educacional de Criação de Valor ficou pronto. O artigo 1o estabelecia seu nome e o artigo 2o estipulava que seus objetivos estavam voltados para pesquisas relacionadas à criação de valor, ao desenvolvimento de professores altamente capacitados e à reforma do sistema educacional do país.

Em 1937, Makiguchi sensei, Toda sensei e mais de cinquenta pessoas realizaram uma cerimônia no Auditório Meikei de Tóquio, marcando um novo início para a organização, instituindo oficialmente a Soka Kyoiku Gakkai. Iniciou-se também um grande movimento de propagação do Budismo Nichiren com a realização de reuniões de palestra, que logo se cristalizaram como atividade tradicional.

Em 1940, foi promovido o segundo encontro. A organização havia atingido o número de quinhentas famílias, sendo necessária uma revisão em seus regulamentos. Tsunesaburo Makiguchi foi nomea­do presidente e Josei Toda, diretor-geral.

Ao observar o desenrolar dos acontecimentos no cenário japonês e mundial, Makiguchi criticou abertamente a política do país de unificar todos os ensinamentos ao xintoís­mo, religião oficial do governo. Como consequência, em junho de 1943, os líderes da Soka Gakkai foram convocados a prestar esclarecimentos. Nessa ocasião, o clero da Nichiren Shoshu sugeriu que os membros acatassem a decisão do governo e abraçassem “provisoriamente” o talismã xintoísta. Makiguchi indignou-se com a proposta, que feria totalmente o espírito do Budismo de Nichiren Daishonin. Em vista disso, todas as atividades da Gakkai passaram a ser vigiadas pela polícia especial de segurança.

Tsunesaburo Makiguchi não se intimidou e isso resultou na prisão dele, de Josei Toda e de vários líderes da organização, acusados de violarem a Lei da Preservação da Paz e de desrespeitar os santuá­rios xintoístas. Ante à pressão, somente Makiguchi e Josei Toda mantiveram-se firmes e irredutíveis. Makiguchi foi enviado à prisão de Sugamo e submetido a interrogatórios, sendo privado de todos os direitos, até de escolher o próprio advogado, sofrendo diversos tipos de privações. Certo dia, debilitado pela desnutrição, Makiguchi pediu aos carcereiros que o transferissem para o ambulatório da prisão, onde logo entrou em coma e faleceu por volta das 6 horas da manhã do dia 18 de novembro de 1944, aos 73 anos.

Após ser libertado da prisão, em 3 de julho de 1945, Josei Toda deu continuidade aos ideais de Makiguchi, reformulando e construindo a base da organização, que passou a se chamar Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor]. Ele assumiu a liderança em 3 de maio de 1951 e se engajou em amplo movimento de expansão do Budismo Nichiren no Japão, convertendo 750 mil famílias antes de falecer, em 2 de abril de 1958.

Com o falecimento de Josei Toda, algumas pessoas duvidavam que a Soka Gakkai sobreviveria, mas a determinação e o empenho de Daisaku Ikeda, seu discípulo e sucessor, fizeram com que as dúvidas se dissipassem no coração dos companheiros, devolvendo-lhes esperança e dando novo impulso à organização.

Em 3 de maio de 1960, o jovem Ikeda assume a terceira presidência da organização, data que simboliza a unicidade de mestre e discípulo e o espírito primordial do Budismo Nichiren. Decidido a impulsionar o kosen-rufu mundial, no mesmo ano ele se lança ao objetivo de estruturar a organização e estreitar laços de amizade entre os povos — missão que vem sendo cumprida até hoje por meio da Soka Gakkai Internacional (SGI), organização que fundou em 26 de janeiro de 1975, na Ilha de Guam —, levando a filosofia budista para 192 países e territórios.

Ao mesmo tempo em que promove intensos diálogos com líderes mundiais, Daisaku Ikeda funda diversas instituições, como a Associação de Concertos Min-On, o sistema educacional Soka, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam, atual Instituto Soka Amazônia), entre outros empreendimentos, reconhecidos em todo o mundo.

Ikeda sensei declara:

Seja como for, a Soka Gakkai tornou-se a maior organização de todo o mundo formada por pes­soas comuns. Herdando a perspectiva de fundação do presidente Makiguchi, nós, da SGI, estamos formando uma sólida e ampla “rede de bondade e integridade” que abarca o mundo todo. Vamos dar continuidade a nossos empreendimentos para expandirmos essa rede.1

Supremo castelo que eterniza a relação de mestre e discípulo

Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu completa sete anos de fundação

Certa ocasião, Josei Toda, na época segundo presidente da Soka Gakkai, e o jovem Daisaku Ikeda caminhavam pela cidade, quando começou a chover. Sem guarda-chuva e com dificuldades para pegar táxi, decidiram continuar andando sob a chuva. E ao se darem conta, estavam diante de um imponente prédio. Naquele momento, o jovem Ikeda bradou ao seu mestre: “Vou trabalhar muito e providenciar um excelente carro para o senhor. Sem falta construirei muitos prédios magníficos também! Sensei, por favor, fique tranquilo” (Brasil Seikyo, ed. 2.193, 31 ago. 2013, p. B2).

No início, pelo fato de a organização não possuir muitos membros, as atividades eram realizadas em pequenos grupos. Quando Josei Toda tornou-se o segundo presidente, as reuniões eram realizadas no segundo andar da sua empresa.

Hoje, vivemos uma realidade totalmente diferente. A Soka Gakkai Internacional se expandiu para diversos países e territórios devido à decisão de uma única pessoa, que compartilhou esse ideal para mais uma, e assim sucessivamente. Em comemoração da entrega das obras da nova sede central da Soka Gakkai, em 2 de outubro de 2013, nosso mestre escreveu: “Realmente a Soka Gakkai atingiu uma condição extraordinária: criamos grandiosos e excepcionais ‘valores humanos’. Estou realmente muito, muito feliz!” (Brasil Seikyo, ed. 2.199, 12 out. 2013).

O Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido) foi inaugurado em 18 de novembro de 2013 e ergue-se como construção alicerçada na relação de mestre e discípulo Soka. Em sua mensagem para a inauguração, Ikeda sensei ressalta:

A conclusão deste palácio de forma tão magnífica e imponente é, sem dúvida, a prova do triunfo de mestre e discípulo Soka. (…) A partir de hoje, desejo iniciar um grande avanço da justiça e da esperança, alçando voo com alegria para a nova era do kosen-rufu mundial. (Brasil Seikyo, ed. 2.203, 16 nov. 2013, p. A1)

Desde a inauguração do Daiseido, a SGI tem avançado solidamente. O presidente Ikeda, a cada instante, dedica esforços para que o discípulo atue na linha de frente. Certa vez, ele manifestou sua expectativa:

Agora é realmente o momento de garantir a perenidade da Soka Gakkai. Essa será a minha batalha conclusiva. E quem realizará junto comigo esse “propósito há tanto tempo acalentado pelos bodisatvas da terra” serão vocês, meus discípulos verdadeiros de unicidade da mais profunda relação cármica. (Brasil Seikyo, ed. 2.338, 3 set. 2016, p. C4)

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.864, 21 out. 2016, p. B3.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.444, 17 nov. 2018.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 1.793, 30 abr. 2005, p. A7.

Brasil Seikyo, ed. 1.770, 6 nov. 2004, p. A6.
Terceira Civilização, ed. 393, maio 2001, p. 2.

Leia também no BS+

Mensagem do presidente Ikeda para a 47a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, comemorativa do 90o aniversário de fundação da Soka Gakkai, publicada no Brasil Seikyo, ed. 2.538, 7 nov. 2020.