ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/11/2020 11:03
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Origem”, volume 29
PARTE 41
Na tarde do dia 9, após o encontro com o vice-presidente Jatti, Shin’ichi realizou uma visita à Universidade Jawaharlal Nehru, localizada em Nova Délhi, com o objetivo de proceder à doação de livros como parte do intercâmbio educacional. Conforme o próprio nome, a instituição foi fundada visando criar uma nova forma de educação tendo como base a ideologia do primeiro-ministro Jawaharlal Nehru. Exceto a área de estudo de línguas, essa universidade federal é voltada exclusivamente para pós-graduação. Na época, contava com um total de cerca de 2.200 alunos e um corpo de aproximadamente quinhentos professores.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI
Nessa visita, Shin’ichi aguardava ansiosamente pelo encontro e diálogo com o vice-reitor Kocheril Raman Narayanan. Na sociedade indiana, havia pessoas consideradas de classe inferior, chamada dalit (pária), excluídas do sistema de castas, que sempre foram discriminadas. O vice-reitor era originário dessa classe, mas era grande a expectativa depositada nele como um talento a sustentar a nação.
O sistema de castas era uma enorme barreira a ser ultrapassada para promover a modernidade da Índia. Embora a discriminação pelo sistema de castas já tivesse sido proibida, os costumes e as tradições continuavam fortemente arraigados.
Shakyamuni foi quem se opôs frontalmente à ideia de classificar a pessoa pelo seu berço de nascimento, explicando que o maior ou o menor valor do ser humano só dependia de suas ações.
Mahatma Gandhi, também, junto com a independência da Índia, fez da libertação dos párias, a classe inferior de pessoas mais desprezadas até então, seu maior desejo. Ele expressou o mais alto respeito a esses indivíduos, denominando-os harijan (filhos de Deus).
Nas áreas urbanas, o sistema de castas passou a ser adotado na segmentação de profissões. Por exemplo, mesmo no trabalho de limpeza havia diferenças de castas entre quem limpava o chão e o banheiro. Mas, por meio disso, havia a garantia de emprego para as pessoas. Assim, a eliminação desse sistema não era tarefa nada fácil.
De toda forma, o mais importante era abolir o sistema de castas que se encontrava no próprio coração das pessoas que criava a visão distorcida e a discriminação. Para tanto, era preciso voltar aos ensinamentos do Sutra do Lótus, o qual prega a igualdade e a dignidade das pessoas em que todos possuem inerente a condição de buda.
PARTE 42
O vice-reitor Narayanan nasceu no estado de Querala, ao sul da Índia, em 1920. A casa era humilde e, dos sete irmãos, ele era o quarto e uma criança que gostava de estudar. Os irmãos mais velhos abandonaram a escola e possibilitaram que ele frequentasse o ensino fundamental. Ele caminhava longas distâncias para ir à escola. Lia todos os livros e jornais que surgiam à sua frente e fazia anotações. Houve ocasiões em que não podia entrar na sala de aula por falta de pagamento da mensalidade.
Mesmo com muitas dificuldades, avançou para a Universidade de Travancore (atualmente, Universidade de Querala), na qual se formou em primeiro lugar. A cidade onde ficava a instituição foi o palco de batalhas pelos direitos humanos em que Gandhi chegou a lutar contra a discriminação.
Ele se empenhou como jornalista e professor universitário. Então, conseguiu bolsa de estudos e foi para a London School of Economics (Escola de Economia de Londres). Lá, também, conseguiu ótimo aproveitamento, obtendo as melhores classificações. Antes do seu retorno à Índia, o cientista político e professor da universidade Harold Lasky escreveu uma carta de apresentação ao primeiro-ministro Nehru.
O encontro com Nehru mudou o rumo de sua vida. Foi aconselhado a ingressar no Ministério das Relações Exteriores e, como diplomata, passou a dar novos passos. Depois de prestar serviços na Birmânia (atual Mianmar), no Japão, na Inglaterra e em outros países, tornou-se embaixador na Tailândia, na Turquia e na China. E naquele ano de 1979, tomou posse como vice-reitor da Universidade Nehru.
A figura dele se tornou a força precursora para romper a visão discriminatória decorrente do sistema de castas. O modo de vida de uma pessoa é capaz de mudar a sociedade.
Shin’ichi e comitiva foram direcionados à sala do vice-reitor, assim que chegaram à Universidade Nehru. Um aspecto calmo e sorridente do vice-reitor Narayanan de cabelos brancos usando óculos os aguardava.
— Sejam bem-vindos à nossa Universidade Nehru!
— Muito obrigado por nos dedicar tempo em meio aos seus intensos afazeres. Estava aguardando com muita expectativa para me encontrar com o vice-reitor Narayanan, o grande cientista do povo.
— Eu também. Hoje, quero receber o presidente Yamamoto como o professor doutor da nossa universidade por um dia.
— De forma alguma. Sou o estudante por um dia.
Esse diálogo trouxe um ambiente de muitas gargalhadas.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.