ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/11/2020 11:26
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Em contagem regressiva para o fim do ano de 2020, a definição conceitual de tempo vem a calhar: “duração relativa das coisas”. A atual pandemia trouxe uma dimensão diferente do período de meses vivido em outras épocas, mas não é de hoje que diferentes teorias tentam explicar o tempo.
Considerando o tempo marcado pelo relógio, como você o desfruta?
Brasil Seikyo registra o marco da publicação do volume 30 da obra Nova Revolução Humana em língua portuguesa. Ikeda sensei decidiu começar a escrevê-la em 1993, quando tinha 65 anos. Sobre o seu desafio em relação ao tempo, declara:
Meu objetivo é concluir a Nova Revolução Humana em trinta volumes. Se considerarmos o limite de tempo que tenho nesta existência, este trabalho será certamente o maior desafio. No entanto, viver no sentido verdadeiro somente tem significado quando cumprimos a nossa missão. Goethe, Hugo e Tolstói continuaram trabalhando para registrar suas convicções, com todo o vigor, mesmo após os 80 anos. Eu ainda tenho 65 anos, sou jovem.1
Escrever esse romance foi resultado da dedicação de 25 anos ininterruptos da existência do Mestre, que fazia seus registros em cada instante que tinha, mesmo em meio a intensas atividades.
A quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil2 indica que 82% dos brasileiros gostariam de ter lido mais e a maioria disse que não o fez “por falta de tempo”. Essas mesmas pessoas contaram que, no tempo livre, assistem TV, usam a internet, escutam música e rádio e acessam o WhatsApp.
O tempo também é resultado do que você faz dele. Brasil Seikyo, convida você, leitor, a usufruir a leitura desta edição e, principalmente, da obra completa que “retrata a ‘Renascença Soka’ — o triunfo das pessoas comuns, que iluminam o mundo com o humanismo da filosofia budista de Nichiren Daishonin e criam uma nova página da história da humanidade”.3
Ótima leitura!
Notas:
- Nova Revolução Humana, v. 1, p. 7.
- Retratos da leitura no Brasil. Disponível em: https://prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf . Acesso em: 30 out. 2020.
- Nova Revolução Humana, v. 1, p. 7.