ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 28/11/2020 03:13
INCENTIVO DO LÍDER
Em 1930, entre as duas grandes guerras mundiais, foi fundada no Japão, por Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, a Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], predecessora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor].
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de uma moça de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI
Em 18 de novembro, comemoramos noventa anos desse marcante acontecimento. Que alegria e gratidão celebrar junto com Ikeda sensei, não é mesmo? Sabemos que, para a organiza ção se manter sólida ao longo dessas nove décadas, foi preciso vencer incansáveis batalhas contra a maldade e persistir na luta pela propagação dos ideais humanísticos dos Três Mestres por todo o mundo.
Há uma passagem dos escritos de Nichiren Daishonin que tanto Tsunesaburo Makiguchi quanto Josei Toda sublinharam em seus exemplares do Gosho: “Para que as orações sejam eficazes e os desastres desapareçam da nação, três elementos são requeridos: um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento” (CEND, v. II, p. 143).
No pós-guerra, o Japão encontrava-se devastado, em situação de miséria, por ter ocorrido uma das maiores tragédias da humanidade, o bombardeio atômico de Hiroshima e de Nagasaki, no qual milhares de pessoas perderam a vida.
Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, se levantou com a decisão de reconstruir e estabelecer as bases sólidas do kosen-rufu do Japão. Daisaku Ikeda, como seu discípulo direto, herdou o espírito de concretizar todos os sonhos do seu mestre. Décadas depois, no fim de 2019, houve o reconhecimento: a Soka Gakkai firmou-se como a maior célula de organização estruturada para o povo japonês, em que 10% da população local é composta por seus membros. Adicionalmente, o país é a terceira melhor economia mundial. Isso é a prova real do quão fundamental é a luta pela propagação do budismo em meio à sociedade.
Atualmente, no Brasil, segundo especialistas, vivenciamos uma recessão política e econômica. Embora esses fenômenos possam ter diversas causas, gostaria de ressaltar o alto índice de desemprego e a drástica redução na qualidade de vida. Considero esses fatores essenciais para a dignidade da vida humana.
Todo mundo tem a expectativa de viver num país melhor, mas a realidade em que vivemos faz com que se perca a esperança. Entretanto, é possível transformar e construir uma era em que as pessoas vivam com igualdade, respeito e dignidade.
Na BSGI, temos aproximadamente 165,5 mil membros, número que representa 0,078% da população brasileira, considerando que o Brasil registra aproximadamente 212 milhões de habitantes, segundo o IBGE.1 Para transformar nossa comunidade, nosso país e o mundo, precisamos abraçar a causa de propagação dos ideais humanísticos em meio à sociedade, tornando-nos Daisaku Ikeda de nossa localidade.
Que boa sorte é a nossa de fazer parte desse movimento [100 mil jovens] incrívele histórico, lado a lado com Ikeda sensei! Certamente esse movimento da rede “Eu sou a Geração 2030” é a causa para que tenhamos, assim como no Japão, 10% da população brasileira praticando o budismo da Soka Gakkai. Já visualizando o centenário da organização em 2030, devemos nos levantar aqui e agora!
Que por meio do nosso sincero daimoku de juramento ao Gohonzon possamos provocar a transformação da sociedade e manifestar nossa sincera gratidão pelos incansáveis esforços dos Três Mestres!
Para os mestres e discípulos Soka, que vivem pelo juramento seigan em prol do kosen-rufu, não há oração sem resposta.
Um forte e caloroso abraço!
Ívila Marcely Alves Adães
Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens de coordenadoria
Nota:
- Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ . Acesso em: 26 out. 2020.