Amanhã, mamãe compra

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/12/2020 11:25

INCENTIVO DO LÍDER

Aprendi a esperar com a minha mãe. Quando criança, lembro-me de inúmeras vezes que pedia algo que ela não tinha como oferecer. Mas, em sua sabedoria materna, ela não me desiludia com um não. Pelo contrário, ensinou-me a esperar, a ter esperança, e respondia “Amanhã, mamãe compra”. Meu coração se enchia de alegria e eu pensava “Amanhã ela vai comprar”.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Na acepção da palavra, encontramos no dicionário1 o significado: “é o ‘ato de esperar aquilo que se deseja obter’”.

Na mitologia grega, Élpis é uma deusa, que personifica a esperança. Ela aparece na história da Caixa de Pandora, na qual se conta que foi um presente de Zeus a Pandora, e que esta sem conter a curiosidade a abriu, liberando os males que afligiriam a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa restou a esperança (ou, segundo algumas definições, a crença irracional ou a credulidade).2

Por que esse sentimento estaria no fundo da caixa que continha todo o mal que nos faria sofrer? Nesse ponto, temos interpretações de que a esperança nos dá coragem para enfrentar as dificuldades.

Agora, não tão criança, já sei que não posso simplesmente esperar, mas seguir com coragem. O budismo da Soka Gakkai, que pratico há mais de 35 anos, tem uma profunda filosofia e mensagem nessa direção.

“O inverno nunca falha em se tornar primavera” (CEND, v. I, p. 560) — são palavras de Nichiren Daishonin que transmitem esperança e nos impulsionam à coragem de persistir e de enfrentar cada situação.

Outra mensagem de Daishonin que contém infinita esperança é:

Apesar disso, mesmo que alguém errasse ao apontar para a terra, ou fosse capaz de atar o firmamento; mesmo que o fluxo e o refluxo da maré cessassem; e o Sol nascesse no oeste, jamais ocorreria de as orações do devoto do Sutra do Lótus ficarem sem resposta. (CEND, v. I, p. 362)

Finalizo esse incentivo com um trecho do poema Esperança, Tesouro da Vida,3 de autoria do presidente Ikeda.

Vamos avançar com ousadia / mesmo diante da mais profunda crise / destes tempos conturbados. / Sejamos os primeiros a criar / uma nova esperança! / Vamos avançar rumo ao triunfo. / Vamos transmitir a esperança / da vitória absoluta, / para cada pessoa, uma após outra!

Caros amigos, é hora de intensificarmos a recitação do daimoku, cultivando a corajosa esperança em nosso coração.

Vamos vencer!

Denise de Moura Kano

Vice-coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria

Notas:

  1. Michaelis, dicionário online: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/esperanca
  2. https://www.sohistoria.com.br/ef2/mitologiagrega/p1.php
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.118, 4 fev. 2012, p. B1.