ROTANEWS176 E POR GOOUTSIDE 12/01/2021 15:14
Reprodução/Foto-RN176 Gorilas do Parque Safari do Zoológico de San Diego testaram positivo para Covid-19 Foto: Ken Bohn / Parque Safari do Zoológico de San Diego
Cerca de oito gorilas do zoológico San Diego Zoo Safari Park testaram positivo para Covid-19. De acordo com a agência de notícia Reuters, os gorilas contraíram COVID-19 de um tratador humano depois que um dos animais deu positivo. O caso marca a primeira transmissão conhecida do vírus para primatas.
Três entre o bando de gorilas mostraram sintomas do vírus respiratório, como tosse, embora nenhum pareça estar gravemente doente. Segundo o zoológico, todos devem se recuperar totalmente.
Leia Mais: Afinal, animais de estimação transmitem covid-19?
Estas são as espécies animais que podem ser mais vulneráveis à infecção por Covid-19
A análise laboratorial de uma amostra fecal coletada na última quarta-feira de um dos dois gorilas vistos inicialmente com tosse detectou a presença do vírus dois dias depois, disse o porta-voz do zoológico, Andrew James.
Os resultados positivos foram confirmados na segunda-feira pelos Laboratórios Nacionais de Serviços Veterinários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Embora o teste tenha sido definitivo para apenas um único animal, todos os oito gorilas foram presumidos pelos funcionários do zoológico como tendo sido expostos e possivelmente infectados com SAR-CoV-2.
“O bando de gorilas vive juntos em nosso habitat natural zoológico e na natureza, e temos que presumir, como fazemos com as famílias humanas, que todos os membros do grupo familiar foram expostos”, disse o zoológico em um comunicado.
Acredita-se que os gorilas tenham contraído o vírus de um funcionário assintomático, apesar da adesão aos rígidos protocolos de biossegurança consistentes com as diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, disse o zoológico.
Medidas rigorosas de controle de infecção estavam em vigor bem antes da pandemia. Isto porque os macacos – como primos biológicos próximos dos humanos – são especialmente suscetíveis a patógenos transmitidos por humanos, embora não tenham imunidade natural a eles.
O coronavírus também foi encontrado em várias outras espécies de animais selvagens em cativeiro, incluindo vários leões e tigres no zoológico do Bronx em Nova York e quatro leões no zoológico de Barcelona, na Espanha.