E quando acabar?

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  27/02/2021 09:10

INCENTIVO DO LÍDER

“Quantas pessoas cabem em seu coração?”

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Lembro-me de ouvir uma orientação de um veterano sobre essa pergunta, quando enfrentava dificuldades em garantir o comparecimento nas atividades que eu liderava, tanto na organização de base quanto nas reuniões do grupo horizontal.

Venho refletindo sobre essa questão, pois, em breve, completaremos um ano de isolamento social e sem as atividades presenciais dentro de nossa organização. Nesse período, nós nos readequamos, aprendemos inúmeras formas e meios para encontrar nossos companheiros com o desejo de não deixar ninguém para trás. Estamos todos de parabéns por tudo o que aprendemos e como nos adequamos para enfrentar essa fase.

Mas, ao mesmo tempo em que conseguimos avançar, a indagação sempre volta à minha mente: “Quantas pessoas cabem em seu coração?” — dez, cem, mil ou somente uma? Vamos continuamente refletir a respeito disso, para termos a oportunidade de expandir nossa condição de buda, abraçando todas as pessoas de nossa organização, sejam elas assíduas ou as que estão mais distantes neste período de pandemia.

Na explanação de Ikeda sensei sobre o princípio da “possessão mútua dos dez mundos” (jikkai-gogu), consta o seguinte trecho:

O infortúnio dos outros é nosso infortúnio. Nossa felicidade é a felicidade dos outros. Ver a nós próprios nos outros e sentirmos uma unicidade interior e um sentimento de união com eles representa uma revolução fundamental na maneira como vemos e vivemos nossa vida. Portanto, discriminar as outras pessoas é o mesmo que discriminar a nós mesmos. Quando magoamos os outros, magoamos a nós próprios. E quando respeitamos os outros, também respeitamos e elevamos nossa própria vida.1

É desejo de todos nós voltarmos a nos encontrar e compartilhar o que aprendemos neste momento, socializando nosso desenvolvimento como ser humano. Aproveitando, faço uma segunda reflexão: simplesmente voltaremos a fazer o mesmo de antes de março de 2020 — época em que também nossas atividades abarcavam uma parte dos nossos membros — ou vamos nos envolver em um novo modelo de atuação, com base no sincero desejo de abraçar as pessoas e criar o Brasil, Monarca do Mundo, modelo do kosen-rufu mundial.

Estamos às vésperas do 16 de Março, Dia do Kosen-rufu, data na qual 6 mil jovens assumiram, em torno de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, o bastão do kosen-rufu, eternizando um novo capítulo dentro de nossa organização. Atualmente, nossa grande missão, enquanto jovens da Geração da Nova Revolução Humana, é criar em nossa vida o 31º volume, no qual assumimos como protagonistas da grandiosa missão pela paz no mundo confiada por nosso mestre a todos nós.

Portanto, nessas novas páginas de nossa vida, façamos sempre a pergunta “Quantas pessoas cabem em meu coração?” e, abarcando todas as pessoas, vamos criar uma história de glórias e de triunfos rumo a 2030, sempre juntos com sensei.

Que 2021 seja de fato o “Ano da Esperança e da Vitória” de todos nós!

Joji Handa

Coordenador da Divisão de Jovens de coordenadoria

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku et al. Sabedoria do Sutra do Lótus: Uma discussão sobre a Religião no Século XXI. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 171, 2004.