O ambiente e eu

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  06/03/2021 11:26

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

 Imagine um cardume. Os peixes de cores variadas formam uma linda paisagem. Ao desenhar essa figura na mente, naturalmente você pensou nos peixes dentro da água. Sabemos que peixes são uma coisa, e água em que estão mergulhados, outra. Contudo, é improvável dissociar o ser do seu ambiente; eles não podem ser concebidos separadamente.

A vida dos seres humanos, em sua rotina, não pode se manifestar sem a interação com o ambiente. Reproduzindo o mesmo exemplo dos peixes, quando imaginamos uma pessoa, ela está inserida em algum contexto. Uma vida não pode ser expressa plenamente sem considerar a influência do ser no ambiente e vice-versa.

A biologia estuda a vida dos organismos e explica a natureza instintiva dos peixes, de nadar, migrar e se reproduzir. Mas os seres humanos não agem apenas instintivamente como os animais. O Budismo de Nichiren Daishonin e as orientações humanísticas do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, desvendam os mistérios da vida, incluindo os desafios das relações entre pessoas e ambiente.

Além das relações humanas em seu meio privado, também se discute neste século como estabelecer o convívio harmonioso com a natureza. Uma das principais preocupações é a preservação da água, habitat para muitos seres vivos, e recurso natural fundamental para a humanidade. Leia matéria nesta edição que reitera este importante assunto para o futuro do planeta, no mês em que foi instituído, pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água.

Convidamos você, leitor, a mergulhar nos artigos desta edição e encontrar, nas profundezas dos ensinamentos do budismo e nos incentivos de Ikeda sensei, a fonte de coragem para atravessar os desafios da vida, a começar por essa frase do Mestre: “O fluxo contínuo da água de um rio seguindo seu curso é encantador, e o coração de quem desafia com máxima coragem suas circunstâncias é belo”.1

Ótima leitura!

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.232, 21 jun. 2014.