“Valores Humanos”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  20/03/2021 03:01

INCENTIVO DO LIDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI

Em abril de 1954, Ikeda sensei, acompanhando seu venerado mestre, Josei Toda, visitou as ruínas do Castelo de Aoba, em Sendai, Japão. Nesse local, Toda sensei bradou seu nobre desejo pelo desenvolvimento de jovens “valores humanos”, fazendo uma comparação com as fortes e firmes fortificações dessa edificação: “No Japão do passado, o castelo era a base das batalhas. Na Gakkai, façamos do ‘castelo de valores humanos’, a base para a eternidade. A Soka Gakkai deve se tornar o ‘castelo de valores humanos’”.¹

Esse forte desejo até hoje reverbera no coração do discípulo, que se questionava: “Como concretizar os planos de Toda sensei? Como avançar com o coração em total unicidade com o coração do meu mestre?”.

Passados quase 67 anos desse nobre dia, atualmente, vemos o resultado do enorme “castelo de valores humanos” que se tornou a Soka Gakkai em todo mundo. É lindo observar e aprender com a preciosa relação de mestre e discípulo entre Ikeda sensei e Toda sensei. O que mais me encanta é pensar que, quando nasci, Josei Toda já havia falecido há muito tempo e, mesmo assim, hoje, graças à luta e ao sentimento do presidente Ikeda, sinto que conheço profundos detalhes da personalidade e grandiosidade de Toda sensei.

Quanto mais mergulho e busco a história de “unicidade de mestre e discípulo” (shitei funi), exemplificada por esses dois magníficos mestres, mais meu peito se enche de disposição de me tornar um discípulo digno, e que luta incansavelmente para compartilhar com o máximo de minha capacidade a grandiosidade dos mestres.

No capítulo “Grande Montanha”, do volume 30-I da Nova Revolução Humana, Ikeda sensei conta sobre por que Josei Toda gostava tanto da canção Dainanko. Essa música narra o desafio de pai e filho guerreiros em meio a uma grande batalha. O patriarca pede ao filho que não perca tempo e se aprimore quanto antes para cumprir sua missão. Por meio dessa canção, Toda sensei transmitia alegria, coragem, relação de mestre e discípulo e paixão aos seus discípulos, para que todos acelerassem seu desenvolvimento em prol do kosen-rufu.

Como então me tornar um ser humano de valor? Como acelerar meu desenvolvimento?

Ikeda sensei explica:

“Valores humanos” são pessoas de fé que se dedicam incansavelmente pelo juramento seigan do kosen-rufu. Viver pelo kosen-rufu significa viver pela felicidade tanto de si como dos outros e pela paz e prosperidade da sociedade. Quando se estabelece esse objetivo fundamental na vida, tanto a inteligência como a capacidade ganharão valor e se expandirão amplamente. A chave para evidenciar toda a força e todo o potencial de um ser humano está simplesmente na fé. A palavra fé abarca tudo. Por isso, se definíssemos qual a condição mais importante para um “valor humano” em poucas palavras, a resposta seria: “Alguém que se levanta com uma resoluta e inabalável fé”.²

Com base na unicidade de mestre e discípulo, vamos avançar, em ritmo acelerado, com a certeza de que transbordaremos nosso coração com a inabalável e resoluta fé. Se tivermos alguma questão, então que seja “Como concretizar os planos de Ikeda sensei? Como avançar com o coração em total unicidade com o coração do meu mestre?”.

Edjan Santos

Coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.449, 31 dez. 2018, p. B2-B3.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. C1-C4.