ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  20/03/2021 03:31

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Algumas pessoas são mais tolerantes a situações desconfortáveis. Também existem sociedades que demonstram um potencial de resiliência maior que outras. Os japoneses são exemplo de povo que consegue se recuperar de tragédias e sair do outro lado ainda melhor. A Segunda Guerra Mundial deixou o país devastado e, de maneira surpreendente, depois de apenas três décadas, se tornou uma potência econômica mundial.

Outros desastres que aconteceram no Japão foram o terremoto e o tsunami na região de Tohoku, há exatos dez anos. Ikeda sensei escreveu: “Nossos admiráveis membros dessa localidade se levantaram das profundezas do luto e da desolação, secaram suas lágrimas com a determinação de não serem derrotados e direcionaram tudo rumo à esperança, à renovação e à harmonia”.1

Os japoneses usam habitualmente a expressão Ganbatte! que significa “esforce-se ao máximo”, para incentivar alguém diante de um momento desafiador. Para a cultura ocidental, isso pode parecer ilógico — pedir para uma pessoa que está sofrendo se esforçar. Já na cultura oriental, eles acreditam que, independentemente da circunstância, o empenho máximo naquilo que está ao seu alcance levará ao sucesso.

Ikeda sensei, ciente dos desafios atuais, nos incentiva: “Seguindo seus passos [dos companheiros de Tohoku], vamos conduzir uma primavera de renovação para o mundo, iluminando a vida das pessoas com as palavras de incentivo que possuem, inclusive, o poder de mudar o futuro!”2

Para a construção desse futuro, rumo a 2030, integrantes da Divisão dos Jovens dão vigorosa partida em torno dos novos líderes. Leia nesta edição.

Superando diariamente as adversidades, vamos avançar com o espírito de “esforçar-se ao máximo”, ao mesmo tempo em que incentivamos nossos companheiros.

Ótima leitura!

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 631, 1 mar. 2021, p. 4-5.
  2. Ibidem.

Fonte:

El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021/01/29/eps/1611921527_476673.html. Acesso em: 8 mar. 2021.