ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/04/2021 07:33
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O ano de 2021 é o período essencial para a consolidação do kosen-rufu mundial e, individualmente também, para nossa transformação e revolução humana.
Vivemos em 2020 uma situação no mundo inimaginável para todos nós, que sofremos as consequências da terrível pandemia do coronavírus. Recebi uma mensagem de um amigo pelo WhatsApp referindo-se ao grande caos que vivíamos: “Nós não estamos de forma nenhuma no mesmo barco, estamos sim na mesma tempestade, cada um no seu barco”.
Realmente, é verdade: estamos todos diante de uma grande tempestade, mas cada um no seu barco, cada qual com seus desafios, suas dificuldades e muito sofrimento, tentando chegar ao seu porto seguro.
Chegou 2021, porém, o ano que passou deixou inúmeros desafios a serem vencidos nesta época tão importante. Então, para nós, que temos de enfrentar essas adversidades, cabe-nos reforçar nossa convicção para que de forma nenhuma sejamos derrotados pelas circunstâncias.
Em Resposta a Yasaburo,1 consta a seguinte passagem:
Deve ter uma determinação férrea […]. E não dependa dos demais. Simplesmente decida-se. Observe o que tem acontecido no mundo este ano, como se fosse um espelho. O senhor sobreviveu até hoje, quando muitos perderam a vida, para poder enfrentar esta situação. […].
Neste escrito, datado de 1277, Nichiren Daishonin retrata exatamente o que estamos vivendo nos dias de hoje. E é com esse direcionamento que devemos enfrentar os desafios atuais ou que vamos encontrar.
Em uma matéria publicada na revista Terceira Civilização de dezembro de 2011,2 há um trecho que, nesses onze anos atuando com os companheiros da Sub. Nordeste 1, utilizamos como um grandioso direcionamento para a “conquista de grandes vitórias”, vencendo desafios gigantescos. Desafios estes que lá conhecemos como “Aperreio da gota!”
Compartilho um trecho da matéria que diz:
Impossível é aquilo que você não enxerga. Ao observar o contexto e interpretá-lo somente com suas experiências passadas, tudo parece impossível. O impossível existe somente na mente de quem não é capaz de enxergar todas as possibilidades. […] “O poder do coração nos capacita a executar uma maravilhosa obra-prima em nossa vida de acordo com o objetivo pintado em nossa mente”, assegura o presidente Ikeda.
Aprendi, praticando o Budismo de Nichiren Daishonin, que o que importa é o coração, mas exatamente um coração como nosso mestre descreve acima. Nossa vida começa a se transformar quando acreditamos, apesar das grandes adversidades, no potencial inerente a nós mesmos. Sobre esse assunto, recebi de um veterano a seguinte orientação: “shinjin” [em japonês, pode ser traduzida como “coração puro de inabalável crença” ou “coração puro de ilimitada esperança”] não é só ter fé, é ter fé em si mesmo. Não ter fé em si mesmo é o mesmo que não ter fé. Rigoroso, não é verdade? Mas é exatamente isso que o budismo ensina.
Também aprendi nesses anos que:
- Quem tem o Gohonzon não pode se sentar à sua frente e ficar “choramingando” por um pouco de sucesso na vida.
- Quem tem o Gohonzon não pode viver com objetivos pequenos, pois pequena será também sua convicção.
- Quem tem o Gohonzon não pode temer lançar-se a grandes objetivos, não pode viver apenas de vontade e sonhos. Tem de realizar, precisa buscar, deve tornar a sua vida irreconhecível para aqueles que o conheceram antes da prática ou em meio ao seu grande obstáculo.
Então, vamos lá! Vamos fazer desta a década dourada da nossa vida e do kosen-rufu, sem medo de ser feliz.
José Roberto dos Santos
Vice-coordenador de coordenadoria
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editoria Brasil Seikyo, v. II, p. 89, 2017.
- Terceira Civilização, ed. 520, dez. 2011.