ROTANEWS176 E POR AEROIN 05/052021 09:23 Por Murilo Basseto
Reprodução/Foto-RN176 Antonov AN-124 Imagem: RIOgaleão
Conforme acompanhamos nos últimos dias, mais um gigante do setor aéreo aterrissou no Brasil na segunda-feira, às 17h27, mais especificamente no RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Trata-se do soviético Antonov AN-124, o segundo maior avião civil de carga do mundo, que é capaz de transportar até 120 toneladas em sua versão padrão, ou 150 toneladas na versão modernizada.
Operada pela empresa aérea russa Volga Dnepr, especialista em cargas ultra-pesadas e de grandes dimensões, a aeronave decolou ontem, dia 4, às 8h40. A chegada do Antonov reforça a relevância do aeroporto para o setor de Petróleo e Gás na conexão entre Brasil e América do Norte.
Essa operação teve como finalidade o transporte de superequipamentos para a extração de petróleo e gás, que estava sob responsabilidade de uma gigante do segmento e teve como destino final Houston, nos Estados Unidos. A exportação movimentou ao todo seis volumes, sendo dois deles de grande dimensão, que totalizaram juntos 55 toneladas.
Devido ao tamanho, peso e particularidades das peças que foram transportadas, o processo de carregamento foi complexo e repleto de detalhes – desde a preparação dos trilhos montados no avião para o recebimento das peças, preparação da carga para içamento e transporte até a aeronave, através de guindastes e caminhão munck, até a etapa final de tração dos materiais para o interior da aeronave, através de sistema de esteiras.
Reprodução/Foto-RN176 Antonov AN-124 Imagem: RIOgaleão
Uma logística previamente idealizada e programada de forma totalmente customizada garantiu um atendimento eficiente e uma operação segura para todos os envolvidos.
Mais uma vez o RIOgaleão contou com essa expertise de seu serviço RIOgaleão Heavy & Outsized, e ainda se destaca por possuir a maior pista de pouso entre os aeroportos públicos do país, permitindo que o carregamento seja realizado de forma mais assertiva, já que um trecho maior de pista garante um melhor alcance de voo de um avião de grande porte e pesado como este.
A programação, segundo a administradora do aeroporto carioca, é de que outros Antonov visitem o RIOgaleão em breve.