Coragem e esperança

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  29/04/2021 08:31

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Estimados leitores, expresso sinceras felicitações pela significativa passagem do 3 de Maio — ponto primordial do kosen-rufu, em que saudamos com gratidão a abnegada dedicação de Ikeda sensei como terceiro presidente. Ao longo de 61 anos, ele vem lutando incansavelmente consolidando o real aspecto da Soka Gakkai como genuína organização em prol da paz mundial. Parabéns a todos!

Nesta oportunidade, expresso sinceros sentimentos àqueles que, em razão da epidemia do coronavírus, perderam algum ente querido, e me solidarizo com os que estejam acometidos da doença, como também às pessoas afetadas, direta ou indiretamente, pela crise financeira. Envio sinceras orações em memória dos entes falecidos, pela saúde, superação da crise, segurança, bem-estar e felicidade de todos.

Já faz mais de um ano que vivemos esta crise sem precedentes da história, e diante de inúmeras circunstâncias negativas que parecem não ter fim, talvez nos sintamos impotentes e abalados pelas dificuldades que nos atingem direta ou indiretamente. Tenho recebido informações de inúmeras famílias que enfrentam momentos dramáticos, mas estão reagindo com coragem e esperança, apoiadas pela solidariedade dos companheiros da organização local, que mantêm incentivos constantes sobre a prática da fé e auxílios nos itens de necessidades básicas.

Com sentimento de que possam compreender melhor esta difícil realidade e criar a coragem e a capacidade necessárias para transformá-la, compartilho uma maravilhosa explanação do presidente Ikeda do Gosho Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência, na qual ele nos ensina:

O coração humano é sensível, multifacetado e rico; possui a capacidade de realizar façanhas incríveis. Mas, por essa mesma razão, frequentemente experimenta grandes sofrimentos e tormentos. (…) Em outras palavras, empregando o recurso interior da fé, podemos vencer as funções negativas que habitam em nós e manifestar as funções positivas da vida, inseparáveis da natureza do Darma; ou seja, nosso estado de buda. A presente existência em que nascemos como seres humanos representa uma oportunidade inestimável para assegurar que nossa vida deixe de transmigrar nos maus caminhos e siga pelo caminho do bem.1

Conforme essa explanação de Ikeda sensei, aprendemos que recitar Nam-myoho-renge-kyo é a prática fundamental para a realização da revolução humana. Portanto, não sejamos derrotados, pois nossa vida abriga o potencial do estado de buda que pode ser ativado pela recitação do daimoku. Vamos vencer e incentivar todos a vencer também!

Aos heróis e heroínas da grandiosa família Soka brasileira, dedico as seguintes palavras de Ikeda sensei:

Mesmo quando a própria sobrevivência do país e de seu povo está em questão, aqueles que recitam com confiança e propagam o Nam-myoho-renge-kyo serão capazes de desfrutar a energia vital do universo em sua própria vida e de se levantar como agentes de mudança positiva num tempo de perigo. Não importa quão fortes sejam as correntes do carma, podemos nos libertar delas por meio da função mística da recitação do Nam-myoho-renge-kyo, que faz emergir o poder inerente à nossa vida.2

Neste “Ano da Esperança e da Vitória”, vamos juntos com Ikeda sensei receber a significativa passagem do Dia 3 de Maio — o espírito da Soka Gakkai, com nova decisão e determinação de nos levantar com a corajosa prática da fé e com muito mais daimoku, transformando todos os infortúnios em vitória e felicidade!

Miguel Shiratori

Presidente da BSGI

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 460, dez. 2006, p. 38.
  2. Terceira Civilização, ed. 533, jan. 2013, p. 46.