ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 08/05/2021 07:43
NOTÍCIAS/REDAÇÃO
Encontro consolida a atuação dos líderes no desenvolvimento da organização de base rumo ao centenário da Soka Gakkai
Reprodução/Foto-RN176 Foto – Editorial Brasil Seikyo – BSGI
A 1a Reunião Nacional de Líderes da BSGI de 2021 foi realizada no domingo, 2 de maio, em tom de um encontro com o Mestre para comemorar o significativo Dia 3 de Maio, data que simboliza a unicidade de mestre e discípulo e o Dia das Mães Soka da Soka Gakkai.
O encontro foi transmitido pelo YouTube para mais de 25 mil pessoas com o objetivo de fortalecer a convicção dos líderes em sua atuação na organização de base rumo a 2030.
A RNL também simboliza o aniversário de 56 anos da Editora Brasil Seikyo, que celebrou esse dia apresentando novidades para o aplicativo BS+. Além disso, foram apresentados assuntos como a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados na Extranet, rede que completa vinte anos de existência.
Durante a transmissão, realizada simultaneamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), os participantes interagiam compartilhando pelo chat sua decisão. E se emocionaram com a apresentação em conjunto das bandas Taiyo Ongakutai, Asas da Paz Kotekitai e do Coral Esperança do Mundo [grupos da Divisão dos Jovens (DJ)] ao interpretarem a canção Eterna Jornada com Sensei.
A DJ se destacou, além disso, nos bastidores, como na apresentação da atividade com representantes do Rio Grande do Sul e do Acre. O coordenador da Divisão Sênior da BSGI, Fabio Oda, anunciou os novos líderes da Divisão dos Jovens (DJ) de coordenadoria.
Representantes da Divisão Feminina (DF) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) relataram suas vitórias com base na prática budista e um vídeo retratou o 3 de Maio, Dia da Soka Gakkai, como o ponto primordial na luta conjunta de mestre e discípulo.
Monique Tiezzi, coordenadora da DJ da BSGI, fez a leitura da mensagem do presidente Ikeda enviada para a recente Reunião de Líderes, no Japão, na qual ele encoraja os membros na expansão do kosen-rufu mundial e enaltece as integrantes da nova Divisão das Mulheres, no Japão [leia a mensagem na íntegra na edição 2.562 do Brasil Seikyo].
Em paralelo, a coordenadora da DFJ da BSGI, Lilian Endo, e o coordenador da DMJ da BSGI, Edjan Santos, enfatizaram em suas palavras a importância dos esforços conjuntos das duas divisões como parte do movimento “Conexão para a Vitória”, que visa envolver os jovens na atuação na organização de base por meio das visitas, do estudo e do apoio nas atividades, por exemplo.
A coordenadora da DF da BSGI, Meiry Hirano, relembrou a dedicação das veteranas na história da BSGI, considerando a oração das mulheres como ponto fundamental na luta pelo kosen-rufu. Sobre a movimentação para os encontros comemorativos de fundação da DF, em junho, incentivou: “Agora é o momento de comprovar o ‘muito mais daimoku’ para transformação do veneno em remédio infalivelmente. Até junho, vamos conquistar uma grande vitória em nossa vida e oferecer essa conquista a Ikeda sensei e à Sra. Kaneko”. E citando a criação da Divisão das Mulheres, no Japão, disse: “Que magnífico podermos viver esta época em que fortaleceremos a rede das mulheres Soka. Aqui, no Brasil, estamos nos preparando para esse momento, com coração conectado visando 2030”.
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, trouxe incentivos do presidente Ikeda para encorajar os membros em meio aos desafios da pandemia do coronavírus. “Para suplantarmos o sofrimento, devemos nos dedicar com coragem. O Nam-myoho-renge-kyo é o meio eficaz para manifestá-la. Além disso, despertamos o estado de buda que promove a mudança do nosso coração e nos permite vencer os dramas da vida”, completou. Ao ressaltar sobre a atuação dos líderes no desenvolvimento da organização de base, afirmou: “Tenham plena convicção de que estamos na época e no lugar certos. Vamos estabelecer a Terra da Luz Tranquila em nossa localidade. Como líderes, vamos nos esforçar para darmos suporte aos membros para que todos estejam na órbita do budismo, que é a fonte para a criação de valorosos seres humanos. A organização é uma entidade viva de energia. A vitória de cada pessoa é uma luz de esperança na sociedade. Vamos nos dedicar para criar uma organização sólida de pessoas genuínas que vão liderar a transformação da sociedade”.
Ele também enalteceu a nova Divisão das Mulheres e as iniciativas do Instituto Soka Amazônia citadas na Proposta de Paz de 2021 do presidente Ikeda [leia o conteúdo na íntegra na revista Terceira Civilização publicada nesta semana].
Ao final da atividade, foi exibido um vídeo da Divisão dos Estudantes oferecido às Mães Soka e uma apresentação gravada com os Corais Uirapuru, Lírio e Esperança do Mundo interpretando a canção Saudação a Sensei, que repercutiu no Japão, sendo publicada no jornal Seikyo Shimbun.