ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 15/05/2021 06:31
EDITORIAL
O que Ikeda sensei apresenta em sua Proposta de Paz neste ano? O que ele fala sobre a pandemia do coronavírus? A partir da leitura desse documento, há algo que eu, como indivíduo, possa pôr em prática?
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Numa parábola budista, Shakyamuni narra sobre a atitude de um homem ao ser atingido por uma flecha envenenada. Assim que a flecha o perfurou, os familiares quiseram chamar um médico e arrancá-la do corpo dele. Mas, este, antes de permitir que tirassem o projétil, teimava em ter suas perguntas respondidas: quem fez o arco e a flecha? Qual a identidade, nome e clã da pessoa que atirou? Insistindo para que tivesse essas informações antes que a flecha fosse retirada, Shakyamuni conta que o homem acabou perdendo a vida.
Em seu texto enviado à Organização das Nações Unidas (ONU), em 26 de janeiro deste ano, e publicado oficialmente no Brasil pela revista Terceira Civilização de maio, Ikeda sensei apresenta a parábola da flecha envenenada. Ele afirma que Shakyamuni usava essa história para encorajar os discípulos que tinham a tendência de intelectualizar e de teorizar, em vez de se concentrar nas questões que realmente estão afetando a vida das pessoas.
Assim, em sua proposta, o presidente Ikeda propõe que, enquanto refletimos sobre qual a ação necessária para a resolução total da pandemia, cultivemos “a determinação de nunca deixar para trás aqueles que estão lutando contra intensas adversidades”1 e enaltece o Instituto Soka Amazônia, à frente do plantio de uma árvore para cada vítima da Covid-19 no Brasil.
As circunstâncias atuais fazem com que a Proposta de Paz de 2021 seja especialmente aguardada, e nesta edição, BS registra essa publicação e entrevista, com exclusividade, o revisor da versão em língua portuguesa, Cícero Sandroni, jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Outra iniciativa destacada por Ikeda sensei e que você, leitor, pode fazer agora mesmo, é a prática budista diária, em que oferecemos nossas orações para a completa erradicação da pandemia o mais rápido possível.
Brasil Seikyo o convida, a partir dos incentivos e das orientações deste jornal, a ler a íntegra da Proposta de Paz na revista Terceira Civilização não como um estudo teórico, mas renovando sua determinação de contribuir, a começar com a prática diária do daimoku, para a “construção de uma sociedade global de paz e de ‘valores humanos’ no século 21”.2
Boa leitura!
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 633, maio 2021, p. 18-26.
- Ibidem, p. 16-17.