Caminhos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  05/06/2021 10:47

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

A força, a coragem e o poder transformador das mulheres são manchetes comuns no século 21. Contudo, enaltecer o valor feminino não era algo universal entre os séculos 4 e 5 a.E.C., como fez Shakyamuni, nem no século 13, no Japão, como fez Nichiren Daishonin, tampouco o que foi defendido e incentivado pelos Três Mestres Soka desde o século 19.

O buda Shakyamuni abriu o portal para a felicidade de todas as mulheres que até então estava fechado nos ensinamentos antes do Sutra do Lótus. Shakyamuni foi vanguardista ao garantir a iluminação das mulheres e o buda Nichiren Daishonin atestou isso em seus escritos. Em um deles, afirmou, referindo-se a uma passagem do Sutra do Lótus: “Ao atingir a iluminação, a filha do rei dragão abriu o caminho do estado de buda para todas as mulheres das eras posteriores”.1

O comportamento de Tsunesaburo Makiguchi, fundador da Soka Gakkai, também estava à frente do seu tempo ao promover, como educador, antes de qualquer outra coisa, um curso a distância voltado para as mulheres.

Josei Toda, seu discípulo e segundo presidente da organização, pôs em prática o que aprendeu com o mestre e com a filosofia do budismo. Ele criou uma sólida rede de solidariedade entre as mulheres e instituiu a primeira divisão na Soka Gakkai, fundando a Divisão Feminina (DF) em 10 de junho de 1951.

Esta edição do Brasil Seikyo comemora os setenta anos de fundação da Divisão Feminina. Leia matéria especial.

Ikeda sensei fez com que essa sólida rede criada em solo japonês se expandisse para o mundo e incentiva o desenvolvimento de todas as mulheres a partir de então. Ele e sua esposa, Kaneko, incentivam as integrantes da DF em sua mensagem publicada nesta edição:

A Lei Mística é a lei fundamental que move a vida e o universo. E não existe nada mais nobre e forte que uma mulher que abraça essa grandiosa Lei.

Por isso, o importante é que continuem recitando intensamente o Nam-myoho-renge-kyo com uma poderosa determinação capaz de sacudir e transformar as circunstâncias. Essa suprema voz da justiça alcançará, sem falta, todas as pessoas em quaisquer lugares.2

Ótima leitura!

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 281, 2020.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.566, 5 jun. 2021.