ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 19/06/2021 08:23
REDAÇÃO/ESPECIAL
Estabelecer uma convivência harmoniosa começa com a nossa mudança de pensamento e de atitude
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa de desenho de um grupo de pessoas se comunicando entre se – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Querido diário!
Desde o ano passado, estou obedecendo às medidas de segurança devido à pandemia da Covid-19. No início, conseguia realizar minhas tarefas diárias, tais como reuniões do trabalho e da organização. Fazia exercícios on-line e até de happy hour virtual participei. Porém, fui me cansando disso. Sentia saudade dos meus amigos, das conversas e risadas; e hoje, 70% da minha rotina é diante de uma tela. Além do mais, estou chateado com um amigo que não entendeu o que escrevi e simplesmente resolveu parar de falar comigo. Estou arrependido pela forma como tratei o assunto, mas não tive coragem de conversar com ele. Está complicado conviver com as pessoas nesses tempos atuais. Hunf!
Essas são palavras de um diário fictício, mas possivelmente já nos pegamos em situações como essa. O relacionamento humano está presente em boa parte da nossa vida e ter relações interpessoais positivas e construtivas é muito importante. Mesmo que não nos encontremos presencialmente com nossos amigos, parentes ou colegas de trabalho, devido ao isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, a necessidade de convívio social permanece. Assim, é essencial que constantemente retomemos o seguinte ponto: cada um de nós é a chave fundamental para a construção de uma sociedade pacífica e as relações humanas devem se basear no respeito, na solidariedade e na confiança.
Vejamos um incentivo do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sobre esse tema:
Os problemas de relacionamento humano são oportunidades para crescerem e amadurecerem. Se não se deixarem derrotar por esses problemas, eles podem fazer com que vocês formem seu caráter. Por isso, é importante que vocês não se isolem. Ninguém pode viver longe dos outros. Viver separado dos outros faz com que cultivem o egoísmo, e isso não leva a nada.1
Então, o primeiro ponto é “não se isolar”. Por mais difícil que seja a situação vivenciada, não podemos nos fechar em pensamentos negativos como “Não vai dar certo”, “Já tentei” ou “Estou cansado disso”. A prática do Budismo de Nichiren Daishonin nos capacita a transformar nosso comportamento diariamente e a polir nosso maior tesouro: a própria vida.
No livro Coragem, o presidente Ikeda explica claramente sobre a mudança interior:
Revolução humana consiste numa revolução em nossas ações e em nosso comportamento. (…) “Revolução” indica causa para a mudança. Denota uma transformação súbita e radical”.2
É comum ouvirmos que o caráter de uma pessoa revela quem ela é. Por isso, devemos polir nossa vida para nos tornar realmente felizes e vitoriosos.
E frequentemente somos incentivados por relatos de companheiros que também praticam o Budismo de Nichiren Daishonin, seja nas atividades ou por meio dos nossos periódicos. Por vezes, mesmo sem conhecer essas pessoas, acompanhamos suas conquistas, intensificamos nossa prática e somos “energizados”, assim como acontece quando ligamos o celular na tomada. São vitórias inspiradoras tendo como principal fonte a oração sincera ao Gohonzon e que fortalecem nossa convicção. Ikeda sensei afirma:
As pessoas que estão próximas a nós são importantes. Devemos considerá-las como nossos tesouros. Ao nos relacionarmos com os outros, devemos sempre ser sinceros. Nada é mais forte do que a sinceridade.3
Dessa forma, podemos concluir que “Eu sou capaz de transformar qualquer situação. E essa mudança começa agora!”.
Muito mais que falar
Para melhor interação, é muito importante compreender como essa comunicação ocorre. Por exemplo, ao digitar uma mensagem no celular ou no computador, se escrevermos todas as palavras em letras maiúsculas, a pessoa que vai ler a mensagem pode ter várias interpretações, tais como “a pessoa está gritando” ou “está com raiva”. Nesse caso, o emissor (quem enviou a mensagem) quis dizer uma coisa e o receptor (quem recebeu) entendeu outra.
Esse é um exemplo muito simples, mas, para resolver situações como essa, o diálogo sincero é fundamental. Assim, devemos dar o primeiro passo e esclarecer qualquer mal-entendido. O próprio presidente Ikeda tem se dedicado incansavelmente a dialogar com diversas pessoas pela construção de um mundo de paz.
Estudando o budismo,4 encontramos o exemplo do bodisatva Jamais Desprezar, que tinha a convicção de que todos possuem a natureza de buda em sua vida. Por isso, ele se dispôs a propagar o Sutra do Lótus para as pessoas consciente de que enfrentaria muitas perseguições. O bodisatva Jamais Desprezar se curvava diante das pessoas e as louvava dizendo: “Eu os reverencio profundamente, jamais ousaria tratá-los com desdém ou arrogância. Por quê? Porque todos estão praticando o caminho do bodisatva e infalivelmente atingirão o estado de buda”.5
Ao praticar a reverência às pessoas, ele era caluniado e humilhado por aquelas que alimentavam a ira no coração, sofrendo ataques com bastões e agressões com pedras. Mesmo assim, sem se abalar, ele jamais desistiu e manteve a conduta digna.
O presidente Ikeda declara:
O bodisatva Jamais Desprezar compreendeu que desrespeitar alguém equivale a desrespeitar um buda e também a si próprio. Ele acreditava na natureza de buda inerente a todos e se curvava respeitosamente para cada um com quem se encontrasse. Em resposta a isso, analisando-se a partir da profunda perspectiva budista em relação à vida, a natureza de buda daquela pessoa também se curvava em reverência retribuindo ao gesto. Isso valia até mesmo para os arrogantes que despejavam insultos sobre ele e o atacavam com varas e pedras.6
Seja [e tenha] um bom amigo
No escrito Três Mestres Tripitaka Oram por Chuva, encontramos o seguinte direcionamento de Nichiren Daishonin: “No entanto, não há nada mais difícil do que encontrar um bom amigo”.7 Essa carta foi endereçada ao sacerdote leigo Nishiyama, e o primeiro direcionamento de Daishonin para seu fiel discípulo é que ele deveria encontrar um bom amigo.
“Bom amigo” é alguém que conduz os outros a uma direção positiva e ao caminho correto do budismo. O presidente Ikeda, em seus incentivos sobre o assunto, nos direciona:
O desenvolvimento mútuo e a verdadeira prática budista consistem em nos unirmos a tipos diferentes de pessoas e compartilharmos diversos desafios e esforços com elas, encorajando-nos reciprocamente a avançar.8
Vivemos em uma sociedade cada vez mais individualista e nosso relacionamento deve ser pautado no humanismo, tanto individual como coletivo. Independentemente do momento, devemos viver como verdadeiros heróis que compartilham coragem e esperança. Ikeda sensei nos incentiva:
Todos os que se empenham em conversar pelo menos com mais uma pessoa vencem. Nossa vitória é determinada pela quantidade de energia que devotamos para apoiar e cuidar dos demais. Somente se trabalharmos juntos, em harmonia com a diversidade e inspirando-nos a avançar rumo ao kosen-rufu (à paz mundial), poderemos ser vitoriosos.9
Sendo assim, vamos aprimorar nossa convivência com todos e, cada vez mais unidos, superarmos as dificuldades com coragem, alegria e diálogo.
Amizade
Existem três níveis de amizade, segundo o presidente Ikeda:10
- Afeição e empatia: Laços criados com a pessoa devido às suas atividades comuns do dia a dia. É uma amizade embasada na satisfação mútua, em passar horas agradáveis juntos.
- Encorajamento mútuo: Aqui, os amigos têm os próprios objetivos sobre o futuro que querem construir, e se incentivam uns aos outros à medida que realizam seus sonhos.
- Nobre propósito: O laço formado por aqueles que compartilham os mesmos ideais, em que a pessoa se dedica ao outro como forma de gratidão. Esse é o tipo de amizade que existe no mundo da fé.
Saiba mais:
Leia também o BS conecta com o tema Honestidade e transparência, publicado nesta edição.
Notas:
- IKEDA. Daisaku. Juventude, Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 45.
- IKEDA. Daisaku. Coragem. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2018, p. 22 e 23.
- Brasil Seikyo, ed. 1.264, 12 mar. 1994, p. 4.
- Com base na apostila Os Fundamentos do Budismo de Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial, v. 2.
- The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras, cap. 20, p. 308.
- Brasil Seikyo, ed. 2.387, 16 set. 2017, p. B4.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 625.
- Brasil Seikyo, ed. 2.366, 8 abr. 2017, p. B2.
- Brasil Seikyo, ed. 2.367, 15 abr. 2017, p. B1.
- RDez, ed. 114, jun. 2011.