Coração em meio à inovação

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  03/07/2021 10:24  

REDAÇÃO/ESPECIAL

Divisões Masculina e Feminina de Jovens comemoram aniversário numa época em que a tecnologia é essencial, porém, com o coração ainda mais unido ao do Mestre

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto das atividades da Divisões Masculina de jovens (DMJ)  e a Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da BSGI em atividade pelo Brasil afora  – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Nos últimos anos, a tecnologia se tornou fundamental em muitos aspectos da vida humana. Desde a produção de alimentos até algo tão básico como a comunicação, artifícios inovadores estão presentes na vida de quase toda a população mundial. Isso não é diferente quando se fala em kosen-rufu — para cumprir esse nobre objetivo de tornar as pessoas ainda mais felizes, com base o Budismo de Nichiren Daishonin, os jovens da BSGI têm cada vez mais utilizado a tecnologia a seu favor.

Ao comemorar em 2021 seus setenta anos de fundação, a Divisão Masculina de Jovens (DMJ) e a Divisão Feminina de Jovens (DFJ) vêm se esforçando para incentivar os membros, assim como uni-los ao coração do nosso mestre, Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI). Internet, celulares, computadores e notebooks são somente algumas das ferramentas utilizadas atualmente de forma criativa para ultrapassar os limites de distância e de isolamento. Com o desejo de “não deixar ninguém para trás”, os esforços têm sido intensos e, mesmo on-line, o sentimento é o de “prezar cada pessoa”.

70 anos de dedicação

Ambas as divisões foram fundadas em 1951. Primeiro foi a DMJ, no dia 11 de julho. A fina garoa que caía sobre Tóquio, Japão, não atrapalhou em nada a participação dos rapazes que chegavam gradativamente a essa importante atividade. Cerca de 180 rapazes se reuniram às 18 horas daquele dia na sede da Soka Gakkai, no bairro de Nishikanda. Foi nesse encontro histórico que o segundo presidente da organização, Josei Toda, declarou em seu discurso:

No meio de todos que aqui compareceram surgirá certamente o próximo presidente da Soka Gakkai. Creio com toda certeza que ele está aqui dentro. A ele quero expressar minhas felicitações.1

Não menos emocionante foi a cerimônia de fundação da DFJ, oito dias depois. No dia 19 de julho daquele mesmo ano, 74 jovens reuniam forças para participar do encontro, numa tarde quente de verão, que seria decisivo para a vida delas e das futuras gerações da Soka Gakkai. As palavras de Toda sensei naquela ocasião tocaram profundamente o coração daquelas jovens, que renovaram a decisão de vencer infalivelmente. O brado do presidente Josei Toda foi marcante:

Todas as moças da Soka Gakkai devem, sem exceção, ser felizes. Até hoje, pode-se dizer em síntese que a história da mulher foi uma história triste, pelo próprio destino trágico. Para as moças que abraçaram a Lei Mística em plena juventude não há mais razões para chorar pela fatalidade do destino. Portanto, é necessário viver uma existência com pura e devota fé. Nessas condições, todas poderão ser felizes. É o que eu desejo e deixo como saudações para hoje. Sejam felizes!2

O Japão vivia o doloroso período do pós-guerra, e o perfil dos jovens que participaram de ambas as atividades, de maneira geral, refletia esse ambiente: pessoas doentes, desempregadas ou que enfrentavam algum outro tipo de grave dificuldade. E a partir daquele momento, representantes dos dois encontros sentiram no âmago de sua vida quanto a dedicação sincera à prática budista e o desbravar das atividades pelo kosen-rufu seriam cruciais para a conquista de uma felicidade duradoura e para a transformação definitiva do carma negativo. Esses jovens venceram, inspirando gerações. Exemplo máximo disso é nosso mestre, que desbravou as condições da época, levando depois a filosofia da esperança Soka para 192 países e territórios.

Precursores do mundo

São grandes as expectativas de Ikeda sensei em torno dos jovens da BSGI. Ano após ano, o Mestre se dedica a incentivar e a compartilhar direcionamentos concretos para os membros das divisões. Na mensagem enviada em 2020, por ocasião do 69º aniversário de fundação, ele orientou:

Por favor, sejam absolutamente vitoriosos no trabalho, nos estudos, na comunidade local e na vida diária, recitando, dia após dia e mês após mês, vigoroso e vibrante daimoku do rugido do leão. E peço que, incentivando calorosamente cada amigo e orando pela sua felicidade, expandam amplamente a brilhante aliança da juventude vitoriosa e a rede de solidariedade do rissho ankoku.

Não se esqueçam de zelar pelos pais! Atuem sem acidentes, pondo a saúde em primeiro lugar!

Visando o 90º aniversário e o centenário de fundação da Soka Gakkai, sejam os precursores dos jovens do mundo!3

No período em que enviou a mensagem, o presidente Ikeda reforçava, mais uma vez, o brilhantismo e dinamismo dos jovens e quanto características como essas são essenciais para o desenvolvimento global. Naquele momento em que a sociedade mundial se readaptava e que a tecnologia se tornava ainda mais importante, o Mestre reconheceu a força dos jovens do Brasil, que não recuam diante das adversidades. Na mensagem consta:

No mundo, não há nada mais reluzente e poderoso que uma rede de jovens que avança se desenvolvendo de forma radiante. Vocês são todos sucessores Soka insubstituíveis, uma esperança para a sociedade e um tesouro para o mundo. Diante de adversidades sem precedentes, vocês estão expandindo incentivos da esperança e do reviver, compartilhando o juramento contido na passagem de Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?”.4 Hoje, estarei observando e protegendo a todos, trocando, de coração, firme aperto de mãos com cada um.5

Independentemente dos desafios da atualidade, a tecnologia ajuda a encurtar distâncias. Apesar disso, o daimoku é fator preponderante para tocar o coração das pessoas e protegê-las, conforme as palavras do Buda. Nesse sentido, comemorar os setenta anos da DMJ e da DFJ é mais que apenas lembrar da data, também é a oportunidade de renovar a esperança e a decisão de, diante de qualquer circunstância, se tornar esse jovem discípulo que vence e comprova. Conforme consta na obra Nova Revolução Humana:

Aqueles que jamais perdem a esperança possuem a força de não serem derrotados por quaisquer que sejam as dificuldades. Entretanto, perder a esperança significa lançar a vida na escuridão. O desespero equivale à morte do espírito. O jovem deve viver com perseverante e inabalável esperança. Quero criar um arco-íris da esperança no coração de todos os jovens do mundo.6

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Revolução Humana, Tradução: Octavio Alves Velho. São Paulo: Editora Record, v. 5, p. 85.
  2. Ibidem, p. 94.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.522, 4 jul. 2020.
  4. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 214, 2017.
  5. Brasil Seikyo, ed. 2.522, 4 jul. 2020.
  6. IKEDA, Daisaku. Outono Dourado. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 163, 2019.