ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/07/2021 09:23
NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
PARTE 37
Um grandioso empreendimento existe em meio à continuidade; e a verdadeira grande tarefa só é concluída quando existem várias gerações de sucessores.
Shin’ichi Yamamoto continuou expressando seus sentimentos:
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
— O importante aqui é que, pelo fato de o kosen-rufu ser uma revolução contínua, ininterrupta e eterna, a questão é como transmitir essa tocha flamejante para aqueles que nos sucederão. A conclusão de um trabalho é o novo zarpar rumo ao próximo desafio. O fechamento de um período da história precisa se tornar agora o desenvolvimento de uma nova e magnificente história a ser escrita uma vez mais. Vim ponderando angustiadamente, dia após dia e mês após mês, como fazer para abrir o majestoso caminho rumo ao século 21, como construir essa correnteza pela tranquilidade, segurança e felicidade de todos os senhores, e ainda, para que seus filhos herdem e sucedam o ensinamento correto e a doutrina verdadeira e sigam prosperando por toda a eternidade. Isso porque essa era minha responsabilidade, ao caminhar com a época. Agora, neste momento, a jornada do kosen-rufu de comprovação passou de uma torrente para um grande rio e chegou a ponto de criar uma nova correnteza, de um grande rio em direção ao vasto oceano.
Em seguida, ele revelou a profunda preocupação do seu coração de que era preciso tornar estável e perene a correnteza desse grande rio. Conclamou fortemente que desejava que todos gravassem profundamente no coração as palavras douradas de Nichiren Daishonin de que o kosen-rufu é “Tão certo quanto uma flecha apontada para a terra não falhar em atingir o alvo”,1 e reconfirmou o juramento mútuo de avançar firmemente com base na “fé, prática e estudo”.
Os membros da Soka Gakkai que viram o artigo Por Ocasião da Conclusão dos “Sete Sinos” no Seikyo Shimbun, que expressava o sincero coração de Shin’ichi, sentiram sua profunda gratidão pelos membros e a disposição pela nova partida, e acenderam as chamas de renovada decisão.
Ninguém nem sequer poderia imaginar que a renúncia presidencial seria anunciada nesse dia.
Na verdade, os membros da Soka Gakkai tinham recebido aquela manhã envoltos por grande alegria. Três dias antes, havia sido realizada a 19a eleição local unificada, que abrangia as das câmaras dos bairros especiais de Tóquio, das câmaras municipais em geral e das câmaras das cidades e vilas; e na tarde do dia 23 tinha sido confirmada a grande vitória do Partido Komei, apoiado pela Soka Gakkai.
PARTE 38
Às 10 horas da manhã do dia 24 de abril, foi realizada a reunião de coordenadores de província no Centro Cultural de Shinjuku, em Tóquio. Esse centro cultural ficava cerca de dez minutos a pé da sede da Soka Gakkai de Shinanomachi e também do prédio do Seikyo Shimbun. Os participantes de todo o país que se reuniram após encerrarem com grande vitória as atividades de apoio da 19a eleição local unificada estavam com aspecto radiante.
Ainda não se via a presença de Shin’ichi Yamamoto no local da reunião, mas a voz do apresentador anunciando a atividade ecoou pelo salão.
De início, o diretor-geral Kiyoshi Jujo subiu ao palco para falar. Era a reunião de nova partida dos coordenadores de província que ocorreu às vésperas do dia 3 de maio. No entanto, não havia nem sorriso nem radiância em seu rosto.
Jujo começou a falar sobre a origem dos “Sete Sinos”.
— No ano de 1958, quando todos estavam mergulhados na tristeza após o falecimento do presidente Josei Toda, Yamamoto sensei nos apresentou o conceito dos “Sete Sinos” durante a convenção de líderes do Dia 3 de Maio. Ele nos confirmou o que o presidente Josei Toda havia dito certa vez: “Desde a sua fundação, a Soka Gakkai veio registrando significativos marcos de avanço a cada sete anos”. Disse-nos que aquela era a época de fazer soar o “quinto sino”. Por meio disso, nós superamos a tristeza e, vislumbrando a esperança no futuro, realizamos uma nova partida tendo como objetivo o ano de 1979, quando seria concluído o badalar do “Sétimo Sino”. Agora, estamos para receber enfim o término do ressoar dos “Sete Sinos”. Daqui em diante, iniciaremos no próximo ano de 1980 o desenvolvimento da jornada do kosen-rufu num ritmo de cinco em cinco anos, e então iniciaremos o novo ciclo dos “Sete Sinos” a partir do século 21, concepção esta já anunciada anteriormente por sensei. Desde a sua posse, o presidente Yamamoto veio promovendo grande desenvolvimento, tornando a correnteza do kosen-rufu de uma torrente para um grande rio, e de um grande rio para um vasto oceano. A fim de atender às necessidades da época, ele tomou providências e definiu reformas e mudanças. No aspecto administrativo, criou uma organização democrática na qual as opiniões das pessoas da base são ouvidas pela liderança, e fez enraizar profundamente uma estrutura que toma decisões em consenso de acordo com as reuniões de conselhos. Em 1974, ele passou a função de representante legal da Soka Gakkai, que era do presidente, para o diretor-geral.
Shin’ichi veio promovendo a formação de uma nova estrutura organizacional em prol do futuro. Isso porque é assentando adequadamente os alicerces que atendam às necessidades da época que haverá a eterna prosperidade da Soka Gakkai.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo. v. I, p. 404, 2020.