ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/07/2021 07:05
MATÉRIA DA DIVISÃO SENIOR
Trabalho e finanças: “Como você, membro do Alvorada, vem desafiando essas circunstâncias?
Reprodução/Foto-RN176 Encontro dos membros do Grupo Alvorada da RM Curitiba Centro Divisão Sênior (DS) da BSGI on-line – Editorial Brasil Seikyo – BSGI
Os temas trabalho e finanças sempre estiveram presentes no cotidiano das pessoas e ainda mais na vida dos integrantes da Divisão Sênior (DS), que se responsabilizam por suas famílias. Temos consciência de que diante das dificuldades surgem as oportunidades. Assim, vislumbrando uma grandiosa vitória em 2030, vem a seguinte questão: “Como você, integrante do Grupo Alvorada, pilar de ouro, pretende vencer no trabalho e nas finanças? Além da vitória pessoal e familiar, de que forma pode, efetivamente, presentear o Mestre com sua comprovação em 2030?”.
Todos passamos por dificuldades e, por consequência, essas situações também envolvem a questão financeira. Como dito anteriormente, são janelas de oportunidade para transformarmos nossa vida e realizarmos nossa revolução humana por meio da prática budista. Para isso, dispomos de algumas ferramentas fundamentais: as orientações do nosso mestre, Daisaku Ikeda, em especial na Nova Revolução Humana, a leitura dos escritos de Nichiren Daishonin e a recitação diária de daimoku, a prova real da força da Lei Mística!
A escolha do trabalho
Em que área você trabalha? Em geral, no primeiro diálogo nos deparamos com essa pergunta. Você já parou para pensar sobre o propósito do seu trabalho? Gosta dele? Como imagina estar daqui a dez anos profissionalmente?
O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, orienta:
Há três critérios para se escolher um trabalho: belo, benefício e bem. O ideal de todos é obter uma ocupação de que gostem (belo), que seja financeiramente estável (benefício) e com a qual possam contribuir para a sociedade (bem). Entretanto, o mundo real nem sempre é tão cômodo. (…). Na maioria dos casos, temos de realizar tarefas que jamais esperávamos fazer.1
A exemplo dessas considerações, podemos ter um ofício muito rentável (benefício) e prazeroso (belo), entretanto, será que contribui para a sociedade (bem)? Ou podemos exercer uma profissão que contribua para a felicidade das pessoas (bem) que seja realmente compensadora no aspecto emocional (belo), mas será que nos proporciona estabilidade financeira (benefício)? O ideal seria aplicarmos esses três critérios, porém, enquanto não encontramos um trabalho, o que faremos com nosso atual emprego? O que faremos sem emprego?
Em épocas como a que estamos vivendo atualmente, torna-se difícil encaixar os três valores [belo, benefício e bem]. O presidente Josei Toda reforça:
Em épocas como esta, os jovens não devem desanimar. Simplesmente canalizem toda a sua energia no trabalho atual e sejam pessoas indispensáveis nesse local. Orando fervorosamente ao Gohonzon e continuando a se esforçar ao máximo, sem deixar que tarefas ou atribuições desagradáveis os intimidem, acabarão encontrando um trabalho que apreciem, proporcione segurança financeira e produza o bem para a sociedade. Esse é o benefício da fé. (…). Nossa fé se expressa na vida e na sociedade. Esse é o poder do budismo.2
Os próximos dez anos
Para quem quer realizar sua revolução humana nesse aspecto, uma das diretrizes básicas é a prática da fé em unicidade com o Mestre. Além disso, para criar essa unicidade, um dos caminhos é seguir suas orientações, das quais a mais recente define os próximos dez anos como a “Década da Revolução Humana”. Há pouco tempo, o presidente Ikeda declarou que essa transformação vai criar a “civilização da revolução humana”.
Para isso, Ikeda sensei nos ensina:
A questão está em ter a determinação de fazer tudo o que tiver de ser feito, independentemente das circunstâncias. Haja o que houver, jamais retroceda nesse intento. Quando as pessoas se encontram em circunstâncias difíceis, têm a tendência de desistir de tudo e pensar que a situação é irremediável antes mesmo de uma ação concreta. Isso é o mesmo que declarar a derrota antes de iniciar a batalha, e nisso reside a causa do fracasso.3
A hora é agora
O ano 2021 é decisivo, pois o Mestre assegurou que construirá “uma história de cem anos em um”. Portanto, seguindo o caminho dos discípulos Ikeda, vamos viver e lutar com esse espírito. Que todos obtenham a sabedoria necessária para agir em cada circunstância ou dificuldade que esteja enfrentando!
Agora e sempre, vamos obter a prova real na vida pessoal e ajudar cada precioso companheiro do Grupo Alvorada a alcançá-la também. Rumo ao ano 2030, centenário da Soka Gakkai e ao 70º aniversário da BSGI, vamos nos tornar exemplos para os membros das demais divisões, afinal, nosso propósito é o kosen-rufu, ou seja, a felicidade de todas as pessoas.
Momento vitória
Ano passado, antes da pandemia que vivemos, eu havia concretizado meu objetivo de alugar uma casa, fazia estágio e tinha grandes objetivos. Entretanto, fui informado que meu contrato como estagiário seria suspenso devido à Covid-19. Com isso, voltei a trabalhar em call center, meu antigo segmento. Vivenciando diversas situações do isolamento e de insegurança, lancei meus objetivos e que eu seria vitorioso em todos os aspectos. Em um deles, assinalei que não levaria mais de seis meses para conseguir uma promoção em um cargo na minha área de formação no meu emprego. No fim do mês de setembro, meu chefe me chamou para uma conversa e fui informando que iria trabalhar em uma nova área. Vitória!
Reprodução/Foto-RN176 Raimundo Nonato da Silva, vice-responsável pelo Bloco Guaratiba, RM Brasílio Machado, Sub. Centro Sul, CNSP
Para 2021, escrevi meus objetivos e determinei que me tornaria funcionário interno do banco, não sendo mais terceirizado, em seis meses. Outra conquista! Logo no início do ano, meu chefe me chamou em sua na sala e me informou que eu trabalharia como analista de mídias sociais.
Estou disposto a ser um membro da Divisão Sênior que comprova vitórias no local de trabalho. Já estou atuando em minha área de formação, que considero reflexo da prática e da participação no Kofu. Decidi que, com o coração sincero, tudo o mais se abrirá.
No topo: encontro dos membros do Grupo Alvorada da RM Curitiba Centro
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.331, 16 jul. 2016.
- Ibidem.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 132, 2018.