“Jovens, conto com vocês!”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/07/2021 07:29

ENCONTRO COM O MESTRE

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda, toca trompete como forma de incentivar os membros (Auditório Memorial Toda, Tóquio, maio 2001). Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, destaca a importância de dedicarmos esforços em prol da felicidade de toda a humanidade. Neste discurso, ele também enfatiza a relação de mestre e discípulo e a confiança nos jovens, que assegurarão o fluxo contínuo da paz, cultura e educação Soka

  1. DAISAKU IKEDA

A SGI está agora em total florescência com as belas flores de pessoas jovens e talentosas. Portanto, vamos avançar com disposição, mostrando com orgulho para aqueles que menosprezam as pessoas o brilho cintilante do nosso grandioso movimento de pessoas.

Tsunesaburo Makiguchi teve Josei Toda como discípulo, e eu fui o discípulo de Toda sensei. E vocês, jovens, que são os sucessores da nova era, são os principais dentre meus verdadeiros discípulos, pessoas a quem eu mesmo instruí e treinei. Estou muito contente em ver seus vigorosos empreendimentos. Meu mestre declarou: “Chegou a era do kosen-rufu. Avancem com coragem, segurando bem alto a nobre bandeira Soka”.

Ele sempre me dizia: “Daisaku, conto com você!”, “Divisão dos Jovens, conto com vocês!”. Para ele, eu era a Divisão dos Jovens. Trabalhei para Toda sensei e o apoiei com todo meu ser. Posso declarar com orgulho e convicção para todos os budas e bodisatvas das dez direções e das três existências do passado, presente e futuro: “O discípulo Daisaku Ikeda apoiou seu grande mestre, Josei Toda, e o serviu com todo o seu ser. Esse é o espírito da Soka Gakkai”.

Josei Toda também devotou incrível energia e diligentes esforços para me incentivar e me treinar visando o futuro da Soka Gakkai. Embora eu tivesse de deixar de estudar à noite, tornei-me aluno daquela que chamo carinhosamente de “Universidade Toda”. Eu estava determinado a estudar e a aprender nos 365 dias do ano, e ele foi um professor extraordinário.

Sempre foram os jovens que abriram a porta para uma nova era. Eu iniciei ativamente o desbravar do caminho do kosen-rufu quando estava com 19 anos. Ajudei e apoiei Toda sensei em tudo o que pude e — fosse na apresentação do budismo para outras pes­soas ou na promoção do estudo do budismo — sempre me empenhei ao máximo, ciente de que estava representando meu mestre.

Aqueles que se dedicam até o fim à causa do kosen-rufu e ao bem-estar dos outros experimentam a condição do estado de buda existência após existência, renascendo como pessoas vitoriosas cuja vida fica permeada da boa sorte dos budas.

Em todas as realizações humanas, a terceira geração é de suma importância. Josei Toda ensinou a mim, o futuro terceiro presidente, seu mais profundo estado de espírito. Pelo fato de eu ter condições de herdar o legado espiritual dele, a Soka Gakkai se desenvolveu e se tornou uma organização global e é vitoriosa no mundo inteiro.

Kosen-rufu depende de uma única pessoa

Estou contando com a Divisão dos Jovens. Estamos na era da Divisão dos Jovens. A partir de hoje, a Divisão dos Jovens será a força principal em todos os nossos empreendimentos.

Seguindo o direcionamento de Josei Toda, levantei-me sozinho. Nossos esforços de propagação haviam se estagnado e não estávamos indo a lugar algum. “Daisaku, você assumirá a liderança?”, perguntou-me Toda sensei. “Sim, assumirei!”, respondi. Como se fosse uma extensão do meu mestre, liderei uma decisiva marcha da vitória. O kosen-rufu depende de um único indivíduo que abrace o espírito de mestre e discípulo.

Os jovens são importantes; devemos realmente valorizá-los e estimá-los. Nós entramos numa época em que um jovem consegue realizar mais coisas do que cem pessoas. Não há nada mais forte que os laços de mestre e discípulo. Josei Toda construiu o alicerce para o kosen-rufu no Japão e honrou seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi, que morreu durante a guerra, preso injustamente pelas autoridades militares japonesas. De minha parte, edifiquei as bases para o kosen-rufu mundial e cumpri o juramento que fiz ao meu mestre, Josei Toda. Fiz com que sua grandiosidade fosse conhecida em todo o mundo. Justifiquei esse grande campeão que lutou corajosamente contra a natureza maligna da autoridade.

De quem é a vez agora? É a vez de todos vocês. “É a minha vez!” — isso é algo que cada pessoa deve decidir no coração. Aqueles que conseguem fazer essa decisão interior são realmente admiráveis. Isso nada tem a ver com a idade ou função que a pessoa tem na organização. Trata-se do caminho do budismo.

Seja como for, os jovens são o que importa. Quero viver por muitos anos ainda e devotar minhas energias a realmente treinar a Divisão dos Jovens da maneira mais plena possível e fundamentar solidamente os alicerces da Soka Gakkai. Quero ver isso concretizado. Essa é minha determinação. Jovens, conto com vocês!

Espero que vocês, os radiantes jovens do nosso movimento, vivam uma juventude verdadeiramente sa­­tisfatória e de criação de valor enquanto avançam com firmes e persistentes esforços por um caminho que seja verdadeiro para vocês.

Reprodução/Foto-RN176 Mestre e discípulo lado a lado. O jovem Daisaku, à dir., caminha com o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, ao centro (Hokkaido, Japão, ago. 1957). Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No topo: presidente Ikeda, toca trompete como forma de incentivar os membros (Auditório Memorial Toda, Tóquio, maio 2001)

Fonte:

Trechos de discurso proferido pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, na 16ª Reunião Nacional de Líderes — em comemoração do 50º aniversário do Dia 16 de Março, Dia do Kosen-rufu —, realizada no Auditório Memorial Makiguchi, Tóquio, no dia 5 de março de 2008, junto com a 6ª Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens e com a Reunião Nacional de Líderes da Divisão Sênior. Também participaram dessa atividade 250 representantes da SGI de sessenta países e territórios. Leia íntegra no Brasil Seikyo, ed. 1.944, 21 jun. 2008.