Jardim da harmonia com a mais elevada filosofia

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/07/2021 06:52

MESAGEM

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Mensagem do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, e de sua esposa, Kaneko, para o Encontro Geral da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da Soka Gakkai do Japão

Sinceros parabéns pelo radiante encontro comemorativo dos setenta anos de fundação, que abre vigorosamente o portal da nova era do kosen-rufu e do rissho ankoku!

Quão feliz deve estar o buda Nichiren Daishonin pela grandiosa luta da heroica Divisão Feminina de Jovens da Soka Gakkai! Muito obrigado a todas!

Em seus escritos, Daishonin repreende: “A tristeza e a angústia das pessoas se acumulam e destroem a nação”.1 Por isso mesmo, é tão valiosa a filosofia do respeito à dignidade da vida que expande a alegria e a esperança de viver, dispersando a aflição de cada pessoa.

Em O Daimoku do Sutra do Lótus, enviado a uma discípula, Nichiren Daishonin falou sobre os três significados do ideograma myo [de Nam-myoho-renge-kyo]. São eles:

Em primeiro, “o ideograma myo significa ‘abrir’”.2

Em segundo, “myo significa ‘dotado de perfeição’, que, por sua vez, quer dizer ‘perfeito e pleno’.3

Em terceiro, “myo significa ‘reviver’, ou seja, ‘retornar à vida’”.4

A vida de vocês que praticam e recitam a Lei Mística na juventude incorpora os poderes de “abrir”, de “ser dotado de perfeição” e de “reviver”. Por essa razão, jamais haverá impasse mesmo diante do rigor da vida e da sociedade. É infalível que poderão superar seus problemas junto com os de outras pessoas.

Por favor, conduzam essa amiga e mais outra, essa terra e mais aquela, em direção ao revivescer repleto de alegria, abrindo bravamente a sua própria vida de buda, e criando e expandindo a paz e a harmonia sabiamente a partir daquilo que está ao seu lado, sem nunca se esquecer do daimoku que é o ritmo da suprema felicidade de todo o universo.

Há um brado de leão de Toda sensei que nunca se afastou do meu coração e do coração de minha esposa: “A humanidade deve mudar seu curso focalizando a ‘felicidade da mulher’. Para tanto, as jovens mulheres devem abraçar uma sólida filosofia. Devem possuir forte energia vital para que não sejam derrotadas pelo destino, seja qual for”.

Concluímos a mensagem orando com a convicção de que as nossas irmãs Kayo desta década essencial vão finalmente realizar essa “revolução da felicidade das mulheres” de forma alegre, radiante e harmoniosa, unindo-se ombro a ombro com as amigas do mundo, como no levantar do sol do amanhecer.

Oramos pela juventude de excelente saúde, de boa sorte e de vitórias de todas, sem exceção.

O encontro foi realizado no dia 18 de julho, no Centro Cultural Soka da sede central da Soka Gakkai, em Shinjuku, Tóquio, com transmissão simultânea para trezentos centros culturais de todo o Japão.

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin], v. II, p. 526.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo v. I, p. 151, 2020.
  3. Ibidem, p. 152.
  4. Ibidem, p. 155.