Harmonia e serenidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  14/08/2021 06:05

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Grande Montanha”, volume 30

PARTE 43

Um homem que estava no centro do salão se levantou. Era um dos coordenadores de província da região de Tohoku, ainda na casa dos 30 anos. Ele elevou o tom de voz e, como quem quisesse extravasar sua ira sobre os participantes da reunião de coordenadores de província, bradou:

— Os senhores estão falando já supondo que sensei renunciará. Acho isso estranho. Não consigo aceitar tal fato!

Um silêncio profundo se espalhou pelo recinto.

A voz de Shin’ichi se fez ouvir:

— Qual o problema de a renúncia ser uma grande premissa? Eu decidi assim. Se com isso surgirá uma nova correnteza e os membros serão protegidos, não está bom? A Soka Gakkai, em vez de usar um tom ofensivo, deve avançar com harmonia e serenidade promovendo a união. Se o coração dos senhores é igual ao meu, mais que nunca, agora é hora de incentivar e encorajar a todos como se os abraçasse carinhosamente. Quero que se levantem e liderem como se fossem partes de mim! Mesmo o presidente Tsunesaburo Makiguchi tendo falecido na prisão, o presidente Josei Toda levantou-se sozinho herdando seu desejo. Então, concretizou a meta de 750 mil famílias de membros, e a Soka Gakkai deu um grande salto. Quando o presidente Josei Toda faleceu, jurei em meu coração que solidificaria o kosen-rufu do Japão e sem falta abriria a correnteza do kosen-rufu mundial. E assim, o Budismo de Daishonin se expandiu para o mundo. Tudo possui, sem falta, um fim, um marco separador. E um fim é um novo início. Para a nova partida, é necessária uma decisão sólida e resoluta; uma chama rubra e ardente de juramento. Levantem-se. Todos devem se levantar como leões sucessores. Está bem? Conto com vocês!

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

A reunião de coordenadores de província foi encerrada em meio às lágrimas.

Independentemente do que aconteça, enquanto pulsar no coração de todos o solene espírito de mestre e discípulo Soka, novos caminhos serão abertos, e o kosen-rufu continuará a se desenvolver.

Na sequência, à tarde, realizou-se a reunião do conselho executivo. Nela, foi transmitida e acatada a intenção da renúncia presidencial. Ainda nesse conselho executivo foi discutido e aprovado o “Estatuto da Soka Gakkai”, que se encontrava pendente. E com base nele, foram nomeados Kiyoshi Jujo, como novo presidente, e Kazumasa Morikawa, como novo diretor-geral. Shin’ichi assumiu como presidente honorário. Esse foi, para Shin’ichi, o descortinar de um novo capítulo do seu magnificente drama da vida.

PARTE 44

O “Estatuto da Soka Gakkai”, estabelecido no conselho executivo do dia 24, definiu itens fundamentais tal como a maneira que a Soka Gakkai, enquanto organização religiosa, promoveria suas atividades religiosas; e também pontos como de que maneira seria feita a orientação religiosa dos membros; e ainda, como administraria a organização para isso. Ou seja, poderia-se dizer que eram normas básicas para que a Soka Gakkai desenvolvesse suas atividades como organização religiosa.

Até então, para a condução de atividades, a Soka Gakkai possuía, além do “Regulamento Interno da Soka Gakkai”, normas do conselho executivo, normas da comissão de pessoal, e práticas e costumes adotados desde os seus primórdios.

Pelo “Estatuto Social”, as normas e os costumes haviam sido ordenados e redigidos em formato estatutário para o desenvolvimento ainda mais veloz e estruturado da Soka Gakkai e para corresponder ao avanço da nova era que acompanhava a conclusão do primeiro ciclo dos “Sete Sinos”.

O “Estatuto Social” era composto por quinze artigos, e em relação ao presidente e diretor-geral, especificava-se que estes seriam indicados pelo conselho executivo e que seus mandatos seriam de cinco anos [item revisado posteriormente].

E ainda no conselho executivo realizado nesse dia, houve também o pedido de demissão do cargo feito pelo vice-presidente Genji Samejima, que foi aceito.

Após o término da reunião dos coordenadores de província, e perto do meio-dia, começou a ser divulgada nas emissoras de rádio e de TV a notícia: Presidente Shin’ichi Yamamoto da Soka Gakkai Vai à Renúncia. Os noticiários transmitiam que ele havia renunciado também ao posto de representante-geral dos adeptos da Nichiren Shoshu, que Kiyoshi Jujo tinha assumido como novo presidente e que Shin’ichi possivelmente se tornaria presidente honorário. As informações já tinham sido vazadas previamente.

Para os membros de todo o país, era algo totalmente inimaginável que os pegou de surpresa. Houve quem pensasse: “Não há como uma coisa destas ser verdade. É uma informação falsa e absurda”. Outros se questionaram com dúvida: “Será verdade?”. Também teve quem esbravejou: “Por que sensei tem de deixar de ser presidente?”.

Na sede da Soka Gakkai choveram ligações telefônicas questionando a notícia e também de pessoas que manifestavam grande ira. Havia pessoas que começavam a chorar ao telefone. As telefonistas ficaram extremamente ocupadas.

O navio que avança pelo mar também é atingido pelos golpes de ondas furiosas. É justamente por superar tempestades e ondas em fúria que se chega a um novo lugar. Shin’ichi levantou-se sozinho na proa para enfrentar os ventos.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.