ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 14/08/2021 06:27
REDAÇÃO/ESPECIAL
Vinte e quatro de agosto, dia do ponto primordial da honrosa Divisão Sênior
Reprodução/Foto-RN176 No centro Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O que os membros da Divisão Sênior (DS) têm em comum com Shijo Kingo ou Toki Jonin, por exemplo? Ao estudarmos o budismo, verificamos que esses e outros discípulos de Nichiren Daishonin tinham idade correspondente aos integrantes da DS quando lideraram os praticantes naquela época.
Esses discípulos agiram com coragem diante as perseguições que eles e seu mestre, Nichiren Daishonin, enfrentavam na época. A atitude deles despertou nos praticantes uma fé inabalável e invencível. Hoje, os esforços abnegados que os membros da Divisão Sênior promovem em meio à realidade social provêm de sua postura sincera e corajosa. Assim como os discípulos de Daishonin, cada qual atuando com sua característica, eles manifestam em sua conduta a fortaleza abnegada da coragem na construção de sua felicidade, de seus familiares e da sociedade.
Os pilares de ouro Soka, como são chamados, celebram em agosto o Dia da Divisão Sênior. A seguir, vamos conhecer mais sobre a importância deste mês, especialmente para a DS.
Fundação da Divisão Sênior
Antes de falarmos sobre o dia 24 de agosto, é importante abordar o Dia da Fundação da Divisão Sênior. No Japão, ela ocorreu em 5 de março de 1966 e, no Brasil, em 4 de abril de 1982.
Por ocasião da realização da 10a Convenção Comemorativa de fundação da divisão no Japão, em 1976, o dia 24 de agosto — data de conversão de Ikeda sensei ao budismo — foi estabelecido como Dia da Divisão Sênior em todo o mundo.
O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirmou em um de seus discursos: “Eu também sou integrante da Divisão Sênior. Por favor, levantem-se com coragem junto comigo, com base no espírito da Gakkai. Sejamos pilares de ouro que sustentam o grande Castelo Soka”.1
A partir de então, a Divisão Sênior vem dedicando esforços tanto na família como na sociedade, sempre comprovando o direcionamento de Ikeda sensei:
O avanço da Gakkai é desenvolvido com a cooperação entre as divisões. Entretanto, da mesma forma como o marido ou o pai é o pilar da família, a Divisão Sênior é a principal responsável pelo progresso de nossa organização. Naturalmente, a Divisão Sênior irá se preocupar em desenvolver seus membros, mas não poderá pensar que é uma divisão como as outras. Terá a missão de manter a harmonia entre as divisões e proteger com responsabilidade a Gakkai e seus integrantes.2
Os componentes da Divisão Sênior foram denominados por Ikeda sensei como “pilares de ouro da família, da sociedade e do desenvolvimento da organização”.
Atualmente, ainda estamos isolados devido à pandemia da Covid-19. Mas, mesmo em meio a essa realidade, os integrantes da DS estão desafiando as circunstâncias. Com certeza, é muito bom receber uma ligação ou chamada de vídeo de algum sênior da nossa localidade para nos incentivar com uma palavra encorajadora. E, você, sênior que está lendo esta matéria, percebendo que tem passado mais tempo com os familiares, pode fazer a diferença em seu lar.
24 de agosto — o início
Também o que fez a diferença na vida do jovem Daisaku Ikeda foi seu encontro com o professor Josei Toda, em 14 de agosto de 1947, depois do qual decidiu ser seu discípulo [leia mais no Brasil Seikyo, ed. 2.574, 7 ago. 2021]. Josei Toda, seu mestre, ensinou-lhe a compreender e a despertar para a sua missão. Como um pai ensina, educa e apoia o filho, Toda sensei cuidou do jovem Ikeda e o fortaleceu para romper limites.
O encontro de Daisaku Ikeda com Josei Toda inicia o enredo de uma história de coragem, respeito e dignidade humana. Aos 19 anos, sem expectativa de vida devido à situação que o Japão vivia na época, o jovem encontrou nas respostas de Josei Toda um caminho correto e seguro. Então, dez dias depois desse encontro, em 24 de agosto de 1947, Daisaku Ikeda se converteu ao Budismo de Nichiren Daishonin.
No livro Pilares de Ouro Soka, o presidente Ikeda incentiva os membros da Divisão Sênior:
Os verdadeiros campeões não apenas reúnem os outros, mas se colocam no centro do enfrentamento e luta mais que qualquer outra pessoa. (…) A coragem e as ações dos homens criam a solidariedade que conduz a uma retumbante vitória.3
Com o desejo de aprender, estar presente, contribuir para a transformação da sociedade, vencer no aspecto financeiro, criar harmonia familiar e promover o respeito entre as pessoas, que cada sênior seja o “farol no fim do oceano” que ilumina cada uma delas. E que o dia 24 de agosto seja o ponto de partida de uma nova etapa na vida de todos.
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.644, 16 mar. 2002, p. A7.
- Brasil Seikyo, ed. 1.643, 9 mar. 2002, p. 9.
- IKEDA, Daisaku. Pilares de Ouro Soka. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 188.
DS de vitórias
Selecionamos alguns incentivos do presidente Ikeda para os membros da Divisão Sênior
“Três diretrizes para a Divisão Sênior”, apresentadas por ocasião da fundação da DS, ocorrida no dia 5 de março de 1966:1
- Ser vitorioso no local de trabalho.
- Ser um líder que contribui para o bem-estar da comunidade.
- Ser um pilar de confiança na organização.
* * *
O segredo para vencer em qualquer batalha é a ardente oração. O passo seguinte é agir com coragem. Mantenham a coragem, a esperança e a perseverança, enquanto inspiram todos os demais a entrar em ação e incentivam uns aos outros a conquistar a vitória.2
* * *
Mantenham a prática da fé por toda a vida acreditando nos extraordinários benefícios que virão de seus esforços inconspícuos, no Gohonzon e na Soka Gakkai. Com base no Sutra do Lótus, Nichiren Daishonin afirma categoricamente que teremos paz e segurança nesta vida e que nasceremos num bom lugar na próxima existência.3
* * *
Os membros da Divisão Sênior são observados pelos demais companheiros como um modelo para a prática da fé. Por serem mais experientes, todos querem saber como reagem diante de diversas situações da vida diária. Por esta razão, se a Divisão Sênior mantiver uma prática da fé inabalável diante de qualquer adversidade, todos poderão praticar o budismo com segurança e tranquilidade. Porém, se agirem com desonestidade, astúcia e leviandade, ou se afastarem da prática da fé, os membros das demais divisões perderão o rumo e poderão até mesmo nutrir dúvidas com relação à prática da fé. Por isso, a responsabilidade da Divisão Sênior é grandiosa.4
* * *
Os membros da Divisão Sênior devem ser pessoas de grande paixão, coragem, vitalidade e ação. Se atuarem diligentemente, todos os demais seguirão o seu exemplo confiantemente. A atuação da DS é muito importante e seu potencial é imensurável.5
Fontes:
- Brasil Seikyo, ed. 2.526, 8 ago. 2020 2. IKEDA,Daisaku.Pilares de Ouro Soka. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, 2019, p. 152 3. Brasil Seikyo, ed. 1.643, 9 mar. 2002, p. A7. 4. Brasil Seikyo, ed. 1.644, 16 mar. 2002, p. A7. 5. Brasil Seikyo, ed. 1.642, 2 mar. 2002, p. A7.
Sugerimos a leitura
- Nova Revolução Humana, v. 10, cap. “Coroa de Louros”, em que Ikeda sensei narra sobre a fundação da Divisão Sênior.
- Pilares de Ouro Soka. Neste livro, são apresentadas coletâneas de incentivos do presidente Ikeda para a Divisão Sênior.
No BS+, você pode assistir ao documentário Histórico Dia da Divisão Sênior. Além disso, pode ouvir o podcast “Divisão Sênior! Sejam corajosos!” , na seção Incentivo do Dia.