Manifestar, cada vez mais, um forte eu

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  21/08/2021 09:00

INCENTIVO DO LÍDER

Queridos amigos,

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração do novo comprimento entre as pessoas em razões da pademia do coronavírus – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Desejo que todos estejam desfrutando excelente saúde e disposição. É com o mais profundo sentimento que manifesto minha solidariedade às famílias que sofreram e estão sofrendo em decorrência da pandemia da Covid-19.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus. A partir de então, tivemos de nos adaptar a esse momento, tornando-nos pessoas resilientes e capazes de manter a calma diante das adversidades.

Quanta boa sorte temos pela oportunidade de praticar o Budismo de Nichiren Daishonin e de recitar daimoku nesta época ao lado de Ikeda sensei! E também por abraçar o Gohonzon, fonte para extrair os benefícios da prática da fé.

No escrito A Tartaruga de Um Olho e o Tronco Flutuante,1 o buda Nichiren Daishonin afirma que vivemos em uma condição privilegiada por encontrarmos o Sutra do Lótus nesta existência. O presidente Ikeda afirma:

O propósito de nossa prática budista é nos permitir viver plenamente o presente. O presente, este momento, existe para que possamos transformar as tendências do carma passado e entrar na mais elevada trajetória de causa e efeito baseada na Lei Mística, que nos conduz à felicidade indestrutível.2

Portanto, podemos elevar nossa condição de vida e transformarmos todas as circunstâncias, manifestando coragem e sabedoria para vencermos nossa tendência negativa e construir uma nova história. Isso é revolução humana!

Nossa vida é realmente extraordinária. Neste significativo “Ano da Esperança e da Vitória”, completo quinze anos de prática budista, que simbolizam um misto de agradecimentos, sentimentos e reflexões. Com o isolamento social, os abraços começaram a ficar cada vez mais distantes, e isso me fez compreender a importância de manter a unicidade de mestre e discípulo, o sentimento de nos empenhar na prática da fé e ter ao nosso lado bons veteranos e amigos. São sentimentos que fizeram, e fazem, meu coração suportar este rigoroso inverno.

Na mensagem comemorativa dos setenta anos da Divisão dos Jovens, Ikeda sensei louva o companheirismo que encontramos na organização.

Vocês, que enfrentam as dificuldades sem precedentes da pandemia do novo coronavírus, possuem ao seu lado bons veteranos e bons companheiros da Divisão dos Jovens. E podem contar com os maravilhosos pais e mães da família Soka. Espero que, nesse supremo mundo de bons amigos, vocês possam conversar sobre quaisquer assuntos e se incentivar uns aos outros, trilhando uma juventude sem arrependimentos sempre olhando para a frente.3

Ao ler a mensagem do Mestre, fiquei muito emocionada, pois eu me lembrei de que, em todos os momentos cruciais, os bons amigos e grandes veteranos estavam ao meu lado, incentivando e me direcionando para o caminho correto da prática da fé.

Nossa juventude é um tesouro! Somos os jovens denominados por Ikeda sensei de “Geração da Nova Revolução Humana”. Dessa forma, vamos registrar todos os dias as páginas de vitórias do romance da nossa vida.

É em meio às adversidades que surgem as oportunidades para manifestar um forte eu, capaz de suportar e transformar tudo.

Esse é o nosso desafio! Vamos juntos?

Um abraço cheio de companheirismo!

Gabriela Pontes

Vice-coordenadora da Divisão Feminina de Jovens de coordenadoria

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 223, 2017.
  2. RDez, ed. 204, dez. 2018.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.571, 10 jul. 2021.