ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 21/08/2021 09:17
REDAÇÃO/NOTÍCIAS
A iniciativa do Colégio Soka do Brasil e das Escolas Soka de Kansai e de Tóquio visa promover o diálogo com foco na cidadania global
Reprodução/Foto-RN176 Os alunos do ensino médio do Colégio Soka do Brasil e das Escolas Soka de Tóquio e de Kansai, no Japão e os prédio dos Colégios respectivamente – Editora Brasil Seikyo – BSGI
No dia 14 de agosto, o Colégio Soka do Brasil apresentou o Soka Consortium of Peace Education (Scope) — Virtual ToK Exhibition 2021, num intercâmbio com a participação de 75 alunos do ensino médio do Colégio Soka do Brasil e das Escolas Soka de Tóquio e de Kansai, no Japão. A abertura do evento foi assistida por mais de duzentas pessoas pelo YouTube, e o fundador, Daisaku Ikeda, enviou uma mensagem de felicitação na qual transmitiu suas melhores recomendações aos participantes.
Essa foi a primeira atividade do Scope, que surge da parceria firmada entre as escolas-irmãs, com o objetivo de criar um espaço virtual de intercâmbio entre os alunos Soka por meio do diálogo. A novidade é que, desta vez, as práticas tiveram como base a disciplina teoria do conhecimento [IB — Theory of Knowledge (ToK)].
O evento, realizado na língua inglesa, foi apresentado pelas alunas do segundo ano do ensino médio, Maria Eduarda Rodrigues Andrade Roan e Julia Wilson. Nas palavras de abertura, a counselor de estudos acadêmicos no exterior do Colégio Soka do Brasil, Maria Fernanda Sanchez, salientou: “O mais importante é que aproveitem essa experiência ao máximo. Todos vocês estão fazendo o que o fundador Ikeda diz ser possível que é se conectar com o mundo por meio dos valores e dos ideais Soka”.
O professor de teorias do conhecimento do Colégio Soka do Brasil Scott Bower enfatizou a importância dessa disciplina no contexto atual para os alunos Soka, considerados cidadãos globais. E numa apresentação dinâmica, Scott trouxe os conceitos da ToK, que consiste no desenvolvimento do pensamento crítico de cada indivíduo, a começar pela análise e checagem da veracidade dos acontecimentos sociais por diferentes perspectivas.
Nicolle Capecce, estudante do Colégio Soka do Brasil, compartilhou os desafios de desenvolver suas habilidades críticas a partir da teoria do conhecimento.
O diretor do Colégio Soka de Tóquio, Yasuo Kubo, citou: “Tenho certeza de que aprenderemos muito com as nossas diferenças culturais. E acredito que essa exposição do ToK dará a todos uma grande oportunidade para descobrir um novo mundo acadêmico”.
“Certamente, o dia de hoje é o marco inicial para outros encontros. Ao lado de toda a equipe do Colégio Soka do Brasil, estamos nos esforçando para conduzir os maravilhosos cidadãos globais, com base nas eternas diretrizes de bom senso, sabedoria e esperança”, ressaltou a diretora do Colégio Soka do Brasil, Rita Kojima.
Ao final, os alunos se dividiram em grupos para apreciar os trabalhos de ToK realizados pelos colegas brasileiros, compartilhando suas experiências num clima de cooperação.