ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 02/09/2021 08:03
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Grande Montanha”, volume 30
PARTE 49
Tarde da noite do dia 24 de abril, Shin’ichi Yamamoto abriu seu diário. Os acontecimentos desse dia ressurgiram em sua mente um após o outro, e infinitos sentimentos afloraram em seu coração.
“O dia que, originalmente, deveria ser uma nova partida de esperança rumo ao século 21, acabou se tornando um dia sombrio. Os participantes da reunião de coordenadores de província estavam todos com uma expressão de profunda tristeza…”.
Ele correu a caneta sobre o papel movido pelo anseio de que era preciso deixar eternamente registrado esse dia.
Quando terminou de escrever o diário, pensou: “De qualquer forma, descortinou-se o segundo ato do drama da minha vida! Agora se iniciará, enfim, o tempestuoso drama da grande vitória!”. Então disse a si mesmo: “O que são as ondas furiosas?! Eu sou um leão. Sou o discípulo direto de Toda sensei, o grande líder do kosen-rufu. Desenvolverei novos jovens e, com renovada decisão, uma vez mais, criarei a Soka Gakkai eterna e imortal!”.
Ele sentiu o espírito de luta fervilhando e emergindo do âmago de sua vida. Uma frase que sempre teve como lema desde a juventude lhe veio à mente:
“As ondas bravias aumentam sua tenacidade cada vez que deparam com os obstáculos”.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Nessa noite, reuniões extraordinárias foram realizadas em cada uma das localidades onde foi comunicada a renúncia de Shin’ichi à presidência e o início da nova estrutura.
Em Kansai, um líder que subiu ao palco para falar leu o poema que Shin’ichi dedicou a Josei Toda quando este renunciou ao cargo de diretor-geral, e bradou bem alto:
— “Servirei ao mestre como servi no passado / Nas místicas eras / Sempre imutável serei / Ainda que os outros mudem” — assim como consta neste poema, mesmo que Yamamoto sensei deixe a presidência, nosso mestre de Kansai será para sempre Yamamoto sensei!
Então, todos ergueram imediatamente o punho em concordância:
— É isso mesmo!
As emissoras de rádio e de TV, por sua vez, transmitiram no noticiário da noite o conteúdo da entrevista coletiva da renúncia do presidente.
O impacto sentido pelos membros da Soka Gakkai foi forte demais.
Porém, muitos dos companheiros encorajaram a si mesmos dizendo:
“A renúncia foi algo decidido por Yamamoto sensei. Não há dúvida de que deve haver um profundo significado por trás disso. Não é justamente agora que um verdadeiro discípulo deve correr ao máximo em prol do kosen-rufu e deixar sensei realmente tranquilo?!”.
O mestre estava firmemente presente no coração de todos.
PARTE 50
A tumultuada noite chegou ao fim com a alvorada do dia 25 de abril. Na primeira página do Seikyo Shimbun, com o título Concluído o Ciclo dos Sete Sinos, Uma Nova Estrutura, anunciou-se que a Soka Gakkai dava partida com uma nova estrutura, com as nomeações de Kiyoshi Jujo, como novo presidente, e Kazumasa Morikawa, como novo diretor-geral. Também comunicou-se que Shin’ichi Yamamoto, que renunciou à presidência, tornou-se presidente honorário, e que tinha deixado a função de representante-geral dos adeptos da Nichiren Shoshu.
Além disso, foi publicada a mensagem de Shin’ichi intitulada A Todos os Membros do Japão.
Nela, ele citou a razão pela qual abdicou do cargo de presidente em três pontos, anunciados na reunião de coordenadores de província do dia anterior. E visualizando o advento da nova década de 1980, clamou: “Gostaria que impulsionassem admiravelmente a Soka Gakkai da confiança e da estabilidade para a sociedade e para o mundo em torno do novo presidente”.
Houve aqueles que leram a mensagem várias vezes. Compreenderam a sequência de eventos que levaram à renúncia, mas tinham tomado conhecimento disso no dia anterior apenas, e não conseguiam eliminar a perplexidade.
A partir das 13h30 desse dia, foi promovida a Reunião Geral de Líderes do mês de abril que comemorava a conclusão do ciclo dos “Sete Sinos” na Sala Kosen (nas dependências do Centro Cultural Soka) em Shinanomachi. Se fosse como sempre, os participantes chegariam repletos de alegria ao local. Porém, a expressão de todos era pesada.
“O que acontecerá agora com Yamamoto sensei?”; “O que será da Soka Gakkai?” — esses pensamentos lançavam a sombra da insegurança no coração de todos, tirando-lhes o sorriso do rosto.
Quando os participantes entraram na sala, sentiram algo diferente do normal. Não havia a mesa e a cadeira que sempre estavam previamente posicionados à esquerda do palco. Detalhes como esses só aumentavam a sensação de melancolia.
Em dado momento, Shin’ichi entrou ao salão. Então, irrompeu forte ovação.
Shin’ichi sorriu com compostura e disse:
— Bom, vamos dar três vivas, afinal, esta é uma nova partida da Soka Gakkai. É a Soka Gakkai que avança imponentemente. Um leão é sempre leão, não é mesmo?!
A força de sua voz fez emanar a coragem. O espírito de luta de uma única pessoa desperta o espírito de luta de todos. Consta nas escrituras: “Quando o rei leão (…) ruge; ao ouvi-lo, os cem filhotes são encorajados”.1 Vozes cheias de energia bradando “viva!” ecoaram pelo recinto.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Nota:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 214, 2017.