ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 02/09/2021 08:34
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Anne era uma jovem muito comunicativa e cheia de energia. Não tinha uma vida fácil, principalmente depois de ter ficado órfã aos 11 anos. Mas, com espírito otimista, seu pensamento sempre era o de que “nada é por acaso, e tudo será para melhor”.
Certo dia, ao entrar numa mansão, ficou admirando os lindos tapetes de veludo e as cortinas de seda. Outra pessoa em seu lugar poderia ter sentido inveja, mas Anne sorriu e disse a si mesma: “Esta casa não tem graça por ser muito maravilhosa. Não permite usar a imaginação. Uma das felicidades de ser pobre é poder imaginar e sonhar muitas coisas”.
Essa menina olhava para a vida de uma maneira especial. Quando seu pai faleceu, ela refletiu que, até então, seu futuro se desenhava como estrada reta, e nela conseguia enxergar milhas à frente. Com esse acontecimento, parecia que tinha entrado numa curva, sem saber o que lhe aguardava. E diante das dificuldades que surgiam, ela pensava: “Depois da curva, encontrarei certamente uma paisagem maravilhosa!”.
Ikeda sensei conta essa história, descrita no romance da escritora canadense L. M. Montgomery, incentivando as pessoas a cultivar, assim como essa menina, a riqueza do coração, e afirma:
Viver o presente com muito esforço acreditando no futuro é ser otimista. Mesmo que ache que não conseguirá suportar ou superar uma adversidade, perceberá depois de alguns anos que isso se tornou um nutriente que fortaleceu a sua vida. Vamos irradiar o sol do otimismo nas horas difíceis de sofrimento. Levante a cabeça e inflame o peito nas horas de tristeza e pense: “Vou resolver!”, “Vou abrir um novo caminho!”.1
Quem pôs isso em prática foi Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, ao fazer sua histórica Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, em 8 de setembro de 1957. Brasil Seikyo registra e relembra esse episódio inesquecível.
Toda sensei, que sofreu os horrores da guerra, decidiu “abrir um novo caminho”. O espírito de sua declaração foi herdado por Ikeda sensei e pelos jovens da Soka Gakkai, que fundaram o Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política. Esse local se tornou um centro de educação sobre a paz e o desarmamento, e suas exposições já foram visitadas por mais de um milhão de pessoas.
Com a decisão de “Vou resolver!”, “Vou abrir um novo caminho!”, vamos irradiar o sol do otimismo.
Ótima leitura!
Nota:
- RDez, ed. 111, mar. 2011, p. 17.