Nova partida

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  25/09/2021 08:08

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Grande Montanha”, volume 30

 

PARTE 55


No final da tarde, Shin’ichi foi ao Centro de Treinamento de Shizuoka. Ele pensou em refletir sobre o que fazer de forma concreta para assegurar o grande voo rumo ao século 21 no centro de treinamento que tem gravado o espírito do mestre predecessor, Tsunesaburo Makiguchi, que faleceu como mártir.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações da Editora Brasil Seikyo – BSGI

O término de algo indica uma nova partida. Para o grandioso alçar voo em direção ao futuro, são imprescindíveis a concepção segura e o minucioso planejamento.

No Centro de Treinamento de Shizuoka, Shin’ichi Yamamoto ponderou profundamente sobre como desenvolver o intercâmbio com os líderes e as personalidades dos vários países e o diálogo intercultural e inter-religioso para promover a paz do mundo. Nesse ínterim, ainda criou oportunidades de diálogo com a Divisão dos Universitários e a Divisão Feminina, representantes da localidade da província de Shizuoka, onde reconfirmou o caminho de mestre e discípulo Soka que vive em prol do kosen-rufu, e conclamou a todos a iniciar um novo avanço.

Nesse momento, devido às artimanhas do advogado Tomomasa Yamawaki, que tramava dominar a Soka Gakkai, em conluio com os sacerdotes do clero, já estava criada uma situação em que Shin’ichi não podia sequer participar livremen­te das reuniões.

Como ele deixará de ser o presidente, será estranho participar de reuniões e proferir orientações. Também não haverá necessidade de informar suas palavras e ações nos periódicos da organização — essa era a desculpa.

No final, as únicas informações relativas a Shin’ichi que poderiam ser transmitidas no jornal Seikyo Shimbun seriam suas visitas ao exterior e seus encontros com personalidades, e suas atividades na Soka Gakkai foram restringidas a visitas a veteranos beneméritos e a orientações individuais. O propósito do ardiloso traidor e dos sacerdotes perversos era eliminar totalmente Shin’ichi, isolando-o dos membros. Pensaram que, com isso, conseguiriam manipular livremen­te a organização e submeter os membros às suas vontades.

O que permeia a Soka Gakkai é o espírito de mestre e discípulo de viver em prol do kosen-rufu. O primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, deixou registrado para a posteridade o espírito de “devoção abnegada pela propagação da Lei” com uma vida de martírio que culminou com sua morte na prisão; e o segundo presidente, Josei Toda, tomou consciência de sua grande missão como bodisatva da terra com a sua iluminação na prisão. Foi assim que se abriu a correnteza do espírito Soka.

Ao sair da prisão, Josei Toda declarou que concretizaria a legião de 750 mil famílias de companheiros emergidos da terra, e tornou realidade esse juramento seigan junto com seu discípulo Shin’ichi. Era a comprovação do “princípio do emergir da terra”, citado por Nichiren Daishonin. E, dessa forma, Shin’ichi uniu seu coração ao dos companheiros através do elo de mestre e discípulo, e veio avançando visando o kosen-rufu mundial.

O presidente Josei Toda disse certa ocasião: “Nesta era dos Últimos Dias da Lei, a Soka Gakkai propagou a Lei para toda essa multidão de pessoas e as salvou dos sofrimentos. Nos sutras do futuro estará solenemente registrado o nome ‘Buda Soka Gakkai’”.

Por ser justamente a Soka Gakkai que vive pela grande missão em prol do kosen-rufu que o rei demônio do sexto céu ataca mostrando suas garras.

PARTE 56

No capítulo “Bodisatva Jamais Desprezar” do Sutra do Lótus surge um buda denominado “buda Rei do Som Imponente”, o qual não aponta uma única pessoa. O buda que surgiu após a extinção do primeiro buda Rei do Som Imponente também é chamado “buda Rei do Som Imponente”. Como está registrado, “E assim sucessivamente, seguiram aparecendo, um após o outro, vinte bilhões de budas, todos com o mesmo nome”.1

Ou seja, os “vinte bilhões de budas” possuem todos o mesmo nome — buda Rei do Som Imponente —, e está exposto que eles vieram salvando o povo por um longo período.

Josei Toda elucidou com perspicácia: “Não poderíamos dizer que teria sido uma ‘organização’ ou uma ‘Ordem budista harmoniosa’ consagrada com o nome ‘buda Rei do Som Imponente’?”.

A existência de um indivíduo é limitada. No entanto, se o espírito fundamental de luta pelo kosen-rufu for transmitido ininterruptamente do mestre para os discípulos, e este continuar a atuar como um corpo organizacional, possuirá a eterna energia vital do buda que continuará salvando as pessoas.

O “Buda Soka Gakkai” corresponde à legião de companheiros que vivem pelo grande juramento seigan do kosen-rufu e à reunião dos bodisatvas da terra que estão ligados à relação de mestre e discípulo do primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, e do segundo presidente, Josei Toda.

Quais são as principais condições que eternizarão este “Buda Soka Gakkai”?

Em primeiro lugar, é se conscientizar profundamente de que o objetivo fundamental da vida é o kosen-rufu, manifestar empatia pela dor das pessoas que sofrem e avançar gravando no âmago da vida a frase dos escritos “Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar aos outros, mesmo que seja uma sentença ou frase”.2

Em segundo, é trilhar sem se desviar do grande caminho da “unicidade de mestre e discípulo” até o fim. É herdar e suceder o espírito dos mestres Soka que se dedicaram abnegadamente à propagação da Lei, aprender a fundo os ensinamentos do mestre e torná-los exemplo para as próprias ações. Ou seja, é ter o mestre no coração todos os dias, dialogar com o mestre, e lutar sempre pensando “Se fosse o mestre, o que ele faria?”.

Em terceiro, é a união de “diferentes em corpo, unos em mente”. Nichiren Daishonin afirma: “Devem recitar o Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente (…). Esse laço espiritual é a base para a transmissão universal da Lei suprema da vida e da morte”.3 O sangue vital da fé flui onde as pessoas evidenciam toda a sua força, tornando seu coração num só em prol do kosen-rufu.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

Notas:

  1. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, cap. 20, p. 308.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 406.
  3. Ibidem, p. 226.