Passaporte para a felicidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  25/09/2021 08:25

REDAÇÃO/ESPECIAL

Dois de outubro de 1960, considerado o marco inicial de contínuas vitórias

 

Reprodução/Foto-RN176 O presidente Ikeda desembarcou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta da 1 hora da madrugada do dia 19 de outubro de 1960. Essa data foi denominada mais tarde como “Dia da BSGI”. Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Um ideal. O sentimento de compartilhar a alegria e a felicidade por meio da prática do Budismo de Nichiren Daishonin. Um turbilhão de diferentes emoções devia estar permeando o coração do jovem discípulo. Entretanto, era claro seu principal objetivo: levar o budismo às pessoas e fazer ecoar os ideais do seu mestre, Josei Toda, por todo o mundo.

Com 32 anos, recém-nomeado presidente da Soka Gakkai, e com uma saúde que necessitava de cuidados, Daisaku Ikeda, juntamente com sua comitiva, realiza a primeira viagem internacional. O roteiro da jornada envolveu os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil. Por se tratar do primeiro grandioso passo rumo ao kosen-rufu mundial, 2 de outubro é considerado o Dia da Paz Mundial.

Mas de onde surgiu essa decisão? Encontramos a resposta em um episódio do romance Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, em que ele dialoga com seu mestre.

Toda disse-lhe: “Eles estavam esperando. Todos aguardavam ansiosamente a chegada do Budismo de Nichiren Daishonin. Como eu quero viajar pelo mundo numa jornada do kosen-rufu… Shin’ichi, o mundo é seu desafio, seu verdadeiro palco. E o mundo é vasto. (…) Shin’ichi, viva! Você precisa viver! Viva o máximo que puder e percorra o mundo!”1

Nas páginas da obra, captamos o real sentimento de Ikeda sensei:

Shin’ichi gravou essas palavras no coração como um testamento de seu mestre para o futuro. No lugar de seu falecido mestre, o discípulo agora dava o primeiro passo em direção ao kosen-rufu mundial.
Ele escolhera o dia 2 de outubro para embarcar em sua primeira viagem ao exterior porque o falecimento de Toda [2 de abril de 1958] era relembrado no segundo dia de cada mês. Tinha plena consciência da importância que havia por trás do desejo de Toda: “Percorra o mundo!”.2

Dentro do avião prestes a decolar, o jovem Ikeda retira do paletó uma foto do seu mestre. Olhando-a fixamente, pensou: “Como ele ficaria feliz se pudesse me acompanhar nesta viagem”.3 O itinerário da viagem foi Honolulu, no Havaí; São Francisco, Seattle, Chicago, Nova York, Washington, Los Angeles, nos Estados Unidos; Toronto, no Canadá; e São Paulo, no Brasil. Esses foram os primeiros lugares visitados por Ikeda sensei para a expansão do kosen-rufu além do Japão.

Uma gota no oceano faz toda a diferença

Assim como as águas de um manancial transformam o árido deserto num oásis, a benevolência e a sabedoria que brotam da vida do ser humano podem transformar este planeta num reino de paz e felicidade, numa eterna terra do tesouro. Esse triunfo do humanismo é chamado kosen-rufu.4

A importância desses primeiros passos de Ikeda sensei, em 1960, é nítida hoje, em 2021. A Soka Gakkai Internacional está presente em 192 países e territórios. Além de compartilhar a conduta budista ensinada por Nichiren Daishonin, a organização atua na propagação dos ideais de paz, cultura e educação com base no diálogo e no respeito entre as pessoas, promovendo o melhor do ser humano.

Mesmo diante do cenário mundial atual, nós, membros da BSGI, dedicamos para não deixar o pessimismo e o negativismo aflorarem em nosso coração e inovamos em realizar reuniões em que trocamos mútuos incentivos e sorrisos. Com certeza, essas ações correspondem à visão do presidente Ikeda ao entrar no avião rumo ao mundo: “Nada é mais precioso do que a paz. Nada traz mais felicidade do que a paz. A paz é o primeiro passo para o avanço da humanidade”.5

O primeiro distrito fundado fora do Japão

Em Seattle, Estados Unidos, o presidente Ikeda acabou adoecendo, o que comprometeu gravemente seu estado de saúde às vésperas da partida para o Brasil, programada para o dia 18 de outubro. Com a saúde debilitada, membros da comitiva estavam preocupados com ele, e sugeriram que permanecesse nos Estados Unidos. Na ocasião, Ikeda disse:

Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. O senhor sabe perfeitamente que um dos propósitos principais desta viagem ao exterior é a visita ao Brasil. Chegamos até aqui exatamente para isso. Não posso desistir no meio do caminho. Houve alguma vez que o presidente Toda recuou em meio a uma luta? Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou! Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura poderia haver nisso?!6

Desafiando sua condição de saúde, com risco à própria vida, na véspera da partida para o Brasil, em 19 de outubro, o presidente Ikeda chegou a São Paulo, data considerada a fundação da BSGI. Acompanhe nas próximas edições a emocionante história de progresso e conquistas da BSGI.

Ao longo da viagem, em 1960, Ikeda sensei encontrou-se com diversas pessoas que, tendo iniciado a prática budista em sua terra natal, Japão, haviam migrado para as Américas do Norte e do Sul. A maioria desses membros enfrentava dificuldades inimagináveis. O presidente Ikeda as incentivou e orientou proporcionando-lhes coragem e esperança de vencer infalivelmente com base na sincera prática budista.

O dia 2 de outubro é considerado como o Dia da Paz Mundial, e simboliza o ardente desejo do Mestre pela felicidade de cada pessoa e de toda a humanidade. Com esse espírito, vamos levantar voo rumo à nossa vitória triunfal.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 10, 2019.
  2. Ibidem, p. 10-11.
  3. Ibidem, p. 14.
  4. Ibidem, v. 6, p. 9.
  5. Ibidem, v. 1, p. 9.
  6. Ibidem, v. 1, p. 276.